segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Campeonato é a prioridade absoluta

O Benfica venceu bem e com naturalidade um adversário complicado. Garay está num excelente momento de forma e foi decisivo. Gostei de ver o regresso à competição de Rúben e o regresso aos golos de Markovic. Espero que Rodrigo e Lima também voltem rapidamente a marcar, de preferência já contra o Guimarães, de preferência de bola corrida, pois esses golos têm sempre outro sabor. Maxi e Gaitan viram o 5º amarelo e não jogarão nessa jornada.

É importante recordar que o Guimarães tem sido um adversário aziago para o Benfica. Há dois anos foi em Guimarães que começou a derrocada, quando tínhamos 5 pontos de avanço sobre o Porto: uma exibição inqualificável na cidade-berço e um golo de sorte numa das pouquíssimas jogadas ofensivas de que o nosso adversário beneficiou resultaram numa derrota, à qual se seguiriam um empate "a-la-Miguel" em Coimbra e uma derrota "a-la-Proença" na Luz com o Porto. Dos 5 pontos de vantagem passamos a 3 de atraso já perto do fim do campeonato. De igual modo o ano passado o Benfica perdeu com o Guimarães na final da Taça, tornando o fim de época num autêntico desastre competitivo. Mais uma vez o Guimarães nada jogou e em 2 minutos teve a sorte do jogo com dois golos atabalhoados. Mas novamente a culpa foi inteiramente do Benfica que fez uma exibição miserável.

Na próxima jornada importa não brincar e fazer o necessário para vencer o jogo. O Guimarães é uma equipa com pouco futebol, é certo, mas mesmo assim em dois anos trouxe-nos duas grandes tristezas, pelo que estamos proibidos de facilitar. Disse o mesmo antes do jogo com o Gil Vicente mas infelizmente não fui "ouvido".

A eliminatória da Liga Europa que se começa a disputar esta quarta-feira, com toda a sinceridade, pouco me importa. A prioridade absoluta tem que ser o campeonato, seguido da Taça de Portugal e só depois da Liga Europa. 

Penso que Jorge Jesus, que tem feito agora declarações moderadas e ponderadas, que aplaudo, está bem consciente disto - o campeonato, nunca é demais repeti-lo, é a verdadeira prioridade da época

Penso pois que deve haver uma gestão dos jogadores, um doseamento da carga competitiva. Eu apostaria em jogadores como Sílvio, André Gomes, Sulejmani e, caso esteja disponível, Cardozo para o 11. Daria ainda bastantes minutos a Djuricic e Rúben Amorim. Penso que há que tirar partido da abundância de soluções de qualidade no plantel e simultaneamente preservar peças nucleares da equipa para estarem ao máximo das suas capacidades nas jornadas decisivas do campeonato.


1 comentário:

  1. Se o Benfica perde o campeonato com este treinador tão fraquinho no Porto, eu como o meu cartão de sócio

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.