quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Grande jogo do Benfica - melhor era difícil

Deixem-me começar pelo 11: excelente gestão do plantel. Jorge Jesus fez aquilo que eu aqui tinha defendido que se fizesse e demonstrou por actos (e não apenas por palavras) que o campeonato é de facto a prioridade máxima da época. É mesmo assim que tem que ser!
 
A grande qualidade do plantel do Benfica pode deste modo ser rentabilizada preservando-se a frescura física de algumas peças nucleares, bem como a boa forma dos menos utilizados e portanto a sua capacidade de resposta quando são chamados. E isto mantendo um nível muito elevado, pois Sulejmani, Djuricic, Sílvio e André Gomes são seguramente jogadores que dão garantias (independentemente de poderem ter dias melhores ou piores).
 
Outra coisa muitíssimo positiva deste jogo é que o Benfica manteve a sua identidade e coesão como equipa, o que demonstra que "os processos estão bem assimilados", como se costuma dizer em futebolês. E isto, note-se, com, para além da mudança de jogadores, a introdução de uma nuance táctica, espécie de "plano B", com o posicionamento de André Gomes no meio-campo ao lado de Enzo e um pouco à frente de Rúben.
 
Excelente foi também a leitura de jogo com a entrada de Fedja após o golo.
 
Claro que agora o PAOK já não joga nada e o Benfica tinha obrigação de tudo e mais alguma coisa, provavelmente até golear, independentemente do facto de ser manifestamente difícil jogar naquele estádio. Claro que agora o ambiente já nada interessa, chegando-se ao cúmulo do ridículo de dizer que os melhores jogadores do PAOK estavam no banco, como se o treinador adversário estivesse a prejudicar intencionalmente a sua equipa ou a tentar ajudar o Benfica a vencer o jogo.
 
Falando de escolhas, refira-se aliás que alguns comentadores chegaram ao desplante de dizer que Jorge Jesus não deveria ter rodado a equipa (!) e que as grandes equipas europeias jogam com os mesmos jogadores todos os jogos, o que ademais é manifestamente falso.

Deixando porém essa arte tão especial que é a de comentador televisivo, especialista em tudo, obviamente muito mais sabedor do que aqueles que de facto têm que tomar decisões e assumir as responsabilidades pelas consequências das mesmas, há que, em síntese, dizer que o Benfica fez uma excelente gestão dos jogadores relativamente às diversas competições e que além disso fez um jogo muito seguro, muito conseguido, em que praticamente não concedeu veleidades ao adversário.
 
Esta competição foi colocada no seu devido lugar, que é de subordinação em termos de prioridade, face ao campeonato. Estabelecido isso, todos os jogos são evidentemente para ganhar e quer a estratégia, quer a forma como ela foi interpretada tornaram esse objectivo mais próximo, como de facto veio a ser alcançado.


PS - uma enorme saudação para o regresso de Sálvio! É óptimo podermos contar com este jogador, certamente um dos melhores do plantel, nesta fase decisiva da época. Mais um exemplo da qualidade superlativa deste plantel que soube suprir a sua ausência sem que quase se desse por ela. Sálvio traz porém um enorme acrescento de qualidade, que ninguém duvide disso. Veremos como JJ reajusta a equipa mas não me admiraria que Markovic pudesse começar a alternar na frente de ataque com Lima ou Rodrigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.