segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O Gil-Benfica e o campeonato daqui para a frente

O Benfica cometeu demasiados erros e consequentemente não ganhou o jogo. O treinador e os jogadores não leram o nosso último post e o resultado está à vista...

Piadas à parte, de facto era previsível que se o Benfica não levasse este jogo muito a sério se arriscava a não ganhar. Estava-se mesmo a ver que o Gil Vicente marcaria no primeiro remate à baliza que fizesse, depois de, no jogo anterior, no Restelo não ter feito um único. Estava-se mesmo a ver que o guarda-redes adversário iria fazer uma grande exibição. Estava-se mesmo a ver que nos instantes finais teríamos oportunidades claríssimas e que as iríamos falhar.

Tudo isto era previsível porque acontece múltiplas vezes neste tipo de jogos: a equipa mais forte começa a desesperar pelas bolas não entrarem e a equipa menor, ajudada por alguma sorte, cada vez mais acredita que poderá fazer um resultado positivo.

É verdade que o campo estava impróprio, mas o Benfica cometeu demasiados erros: Siqueira tem que ter outro cuidado, Cardozo falhou duas oportunidades flagrantes (incluindo o penalty), Oblak falhou no golo do Gil e alguém falhou igualmente nesse lance ao não cobrir a cabeça da área, deixando o jogador adversário à vontade para fazer o chamado "pontapé de ressaca". 

Jorge Jesus a meu ver também errou. Se, após a expulsão e com o jogo empatado, se percebeu que o treinador do Benfica não mexesse na equipa na expectativa de que pudéssemos chegar ao golo, já depois deste impunha-se reforçar a defesa. Tendo o Benfica até conseguido o mais difícil, que era marcar a jogar com 10, depois disso a ordem devia ter sido de defender a todo o custo.

Diga-se que não havia nenhum lateral no banco; o mais "parecido" com isso era Rúben Amorim. Ainda assim este deveria ter entrado para colocar um jogador sobre a esquerda: Fedja, Maxi, o próprio Rúben ou outro. O que não deveria acontecer é Gaitan ficar a defesa esquerdo, porque isso já tinha acontecido esta época e com péssimos resultados (Benfica-Arouca). De facto foi por ali que surgiu a jogada que iniciou a sequência atacante do Gil Vicente que viria a acabar no golo do empate. Gaitan fez uma falta desnecessária que deu canto e dai veio o golo. Acima de tudo importava dotar a equipa de um maior equilíbrio defensivo pois estávamos a ganhar.

Seja como for o resultado foi este e há que viver com ele sem entrar em dramas ou depressões. A realidade é que ganhámos um ponto ao Porto e mantivemos dois de vantagem para o Sporting.

O resultado do Porto era previsível. O Porto entrou num rápido processo de desmoronamento e estou convencido de que ficará mesmo em 3º lugar este ano caso Benfica e Sporting mantenham sensivelmente o nível da 1ª volta. Não é só a incapacidade e os equívocos de Paulo Fonseca, é a decadência de Pinto da Costa e a desagregação da "estrutura".

Repare-se no que acontece neste período de transferências: uma equipa já de si debilitada traz Quaresma (à partida uma boa contratação) mas depois perde Lucho a custo zero (dois dias depois de Pinto da Costa dizer que ele provavelmente acabaria a sua carreira no Porto...) e "dispensa" Otamendi, restando saber o que vai acontecer a Fernando. Diz-se que o brasileiro já está com a cabeça fora do Porto (sairá a custo zero) e pode mesmo vir a ser marginalizado. Pinto da Costa assumiu que Fonseca era a sua escolha e disse que renovaria o seu contrato se ele estivesse a expirar, mas sábado já o treinador se queixava (pela segunda vez) de que a equipa não tem atitude...

Quanto ao Sporting, parece-me que será o grande opositor do Benfica este ano. Estou plenamente convencido de que em Alvalade todos sentem que podem mesmo lutar pelo campeonato até ao fim, algo que aliás as contratações de Inverno parecem demonstrar. O Sporting está a fazer uma boa época em termos dos tais "objectivos" que traçou, pelo que à partida não se vê qual a necessidade destas contratações. A explicação é que a estrutura sportinguista está a fazer um forcing para atacar o fim do campeonato. 

Claro que o resultado de ontem foi, neste contexto e depois de Porto perder e Benfica empatar, uma desilusão para os sportinguistas. Se nós achamos que, tendo vencido sábado e vencendo o Sporting em casa na próxima jornada, ficaríamos quase com o título na mão, os sportinguistas, ao entrarem ontem em campo já sonhavam em chegar à Luz em primeiro, bastando-lhes um empate nesse jogo para manter a posição. E isto já em plena 2ª volta...

Dito isto o jogo de Domingo tem exactamente o mesmo enquadramento que tinha antes desta jornada se iniciar, ou seja: o Benfica parte à frente sai à frente caso empate ou vença; o Sporting parte atrás e precisa de vencer para passar para 1º, mas se empatar tudo se mantém em aberto. 

O único resultado que pode de facto deixar alguma coisa mais perto de estar decidida é uma vitória do Benfica. Nesse cenário o Benfica fica com 5 pontos de avanço sobre o Sporting que na realidade são 6 porque em caso de empate teria vantagem no confronto directo. Há porém ainda muito campeonato e, antes sequer do Sporting, temos ainda a Taça, um jogo igualmente importante.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.