quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Rescaldo do derby

Quase tudo já foi dito ontem. Programas e mais programas televisivos cobriram todos os ângulos do derby, desta vez felizmente sem "casos" de arbitragem para analisar. 

Depois do que se passou no Domingo esta exibição categórica foi muito importante para afastar da memória aquela péssima experiência e dar uma alegria aos benfiquistas que, como aqueles dois adeptos algarvios que dormiram à porta do Estádio durante duas noites, tanta dedicação oferecem e tantos sacrifícios fazem pelo seu clube. Esperemos que quem é responsável pela manutenção do Estádio tenha aprendido bem a lição e que episódios deste tipo nunca mais se repitam. Esteve bem o Presidente do clube em pedir desculpa aos adeptos pelo que se passou e em lhes dedicar esta vitória tão clara e esta exibição tão bem conseguida. 

Entre tempestades e vendavais a equipa emerge como líder incontestado. Há porém muitas mais marés e procelas pela frente, pelo que teremos que ser sempre equipa, sempre manter um espírito de unidade e entreajuda, sem deslocados triunfalismos ou idiotas celebrações antecipadas como foi o timbre - há que o dizer com clareza - de grande parte da blogosfera benfiquista no ano passado, que tiveram o desfecho que se conhece.

O Benfica tem agora que ganhar o maior número de jogos seguidos possível, a começar já pela próxima jornada em Paços de Ferreira, não podendo ser negligente nem sobranceiro em nenhuma ocasião. Se formos vencendo, a pressão vai aumentando nos adversários, que sabem que quaisquer pontos perdidos podem equivaler a perder definitivamente o contacto com a liderança. Por outro lado, quanto mais firme e autoritária for a nossa liderança mais os adversários começam a perder a esperança.

É também esta a altura de estar atento a certas manobras habituais no Porto. O ano passado, quando liderávamos com 5 pontos de vantagem o Porto esteve perto de perder pontos em diversos jogos, tendo então aparecido decisões arbitrais claramente para o beneficiar, perante um silêncio benfiquista que foi mal calculado. Quando falámos (na véspera do jogo com o Estoril) já foi tarde demais e a destempo. O Benfica tem que estar atento e alerta e perceber que NADA está ainda resolvido.

Mudando de agulha para o campeonato inglês (que este ano voltei a acompanhar graças à Benfica TV), recordo que temos esta noite um Arsenal-Manchester United às 19.45h. É óptimo ver futebol descontraidamente depois da "nossa" parte estar feita, ou seja após uma vitória do nosso clube.

Na jornada passada o Chelsea de Mourinho passou para a frente, após o empate do City e o Arsenal se ter espalhado ao comprido em Liverpool. Foi a segunda derrota embaraçosa do Arsenal, desta vez absolutamente cilindrado (5-1) pelo melhor Liverpool dos últimos anos. Para quem não viu o jogo, aos 20 minutos o Liverpool já vencia por 4-0! Os reds foram de facto infernais, destacando-se as exibições de Sterling e Sturridge, bem como os dois golos na sequência de canto da autoria de Skrtel.

Apesar disto e em virtude do empate do Chelsea com o WBA, o Arsenal pode voltar à liderança hoje se vencer o Manchester United. A ex-equipa de Fergusson vai de mal a pior. Na última jornada empatou com o Fulham, o lanterna vermelha, depois de ter estado a perder e de ter dado a volta ao resultado. Nos últimos 6 jogos o United venceu apenas 2. Moyes está a fazer um péssimo trabalho, apesar de alguns analistas ingleses considerarem que ele acabará por ter sucesso depois de uma fase de adaptação. Fala-se de um fim de ciclo e de uma "limpeza de balneário". Tenho as maiores dúvidas que o problema esteja nos jogadores. Embora muitos sejam de facto veteranos e seja bom pensar numa renovação gradual, penso que o problema está mesmo na liderança. Não me parece que Moyes tenha atributos para levar este United de volta aos títulos. 

Ainda assim é um jogo grande, com grandes talentos em campo que conto ver, tranquilamente, esta noite. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.