terça-feira, 24 de julho de 2012

Problemas laterais que se tornam centrais

A saga continua. Desde que Manuel José foi treinador do Benfica e começou a época sem lateral direito (Calado, lembram-se?, ou um central adaptado ocupavam a posição), com resultados desastrosos, que esta situação se repete.
Na verdade desde que a dupla Álvaro/Veloso se desfez que, com fugazes excepções, o Benfica começou a ter todos os anos problemas nas laterais.
É aliás estranho que os jogadores que melhor desempenharam os lugares nos últimos anos tenham saído rapidamente do clube, por pouco ou nenhum dinheiro, deixando-nos de novo em maus lençóis. Lembro-me por exemplo de Nélson e de Léo.
No ano passado assinalei como Emerson se estava a tornar um problema que ameaçava fazer ruir a época. Infelizmente penso que acabou por ser o caso. Não está em causa a pessoa do jogador, que certamente tentava dar o seu melhor. Está em causa uma má gestão por parte de Jorge Jesus. Com as limitações que tinha, Capdevila teria sido uma solução melhor, pelo menos em alguns jogos. Isso, em larga medida, faz parte do passado, embora não deixe de ser estranho que um jogador titular durante toda a época (Emerson) seja depois dispensado na seguinte (sem sequer uma palavra por parte do treinador que tantas vezes o lançou "às feras") e que um jogador que veio para o Benfica com um enorme curriculo e a custo zero e que foi completamente marginalizado durante a mesma época esteja agora a ver o Benfica a colocar entraves à sua saída. Isto é agravado pelo facto de Capdevila ter perdido no Benfica qualquer hipótese que ainda tivesse de representar a Espanha e estar no fim da sua carreira. Penso que este comportamento em nada nos dignifica.
Mas voltando à época que se avizinha e às opções para as laterais, há que perceber que sem defesa não se ganham campeonatos. E que sem laterais não há solidez na defesa.
Maxi é um jogador extraordinário mas não pode jogar sempre. Tem que existir uma alternativa para os jogos em que não pode dar o seu contributo bem como para aqueles em que é conveniente poupá-lo. Uma alternativa credível. Por outro lado, há que ter dois laterais de raíz para a esquerda. Neste momento não existe nenhum. Não percebo que se dispensem os dois que tínhamos sem ter nenhum contratado. Esta situação tem que ser resolvida sem demora sob pena de mais uma época a marcar passo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.