quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Início positivo

Face a tantas mexidas em tão poucos dias era difícil pedir mais à equipa.
O Benfica foi irrepreesível na defesa, face a um adversário muito poderoso fisicamente que tentou intimidar a nossa equipa (com o árbitro a deixar jogar, como eu aliás defendo que deve ser), nos pressionou muito e que constantemente tentou chegar de forna directa à nossa baliza, ora com cruzamentos ora com passes em profundidade.

É verdade que poderíamos ter ganho, arriscando um pouco mais.
A equipa teve uma ótima prestação defesiva mas foi curta no ataque. Aimar não esteve, a meu ver, bem e Rodrigo consequentemente esteve muito desapoiado. O próprio Matic foi por vezes lento a fazer o primeiro passe (e perdeu ou ia perdendo algumas bolas na primeira parte) e isso condicionou logo à partida a qualidade da nossa posse de bola e consequentemente das jogadas atacantes do Benfica. Sálvio teve boas iniciativas (nomeadamente a que deu o amarelo ao defesa esquerdo do Celtic) mas nem sempre foi suficiente rápido ou expedito a perceber o que fazer com a bola. O problema era que havia pouca gente no ataque, uma vez que todos estavam preocupados (e com razão) em tapar os caminhos e apoiar os colegas que não têm jogado. Diga-se a este propósito que Matic, apesar das críticas que já faz, melhorou na segunda parte, André Almeida foi uma boa surpresa mas sobretudo que Jardel foi enorme. Garay, já fora do lote de "suplentes", fez também uma ótima exibição, com antecipações constantes e capacidade para avançar com a bola até ao meio campo adversário e Melgarejo esteve bem, sempre seguro.

Para mim o melhor do Benfica foi Gaitan. Foi o jogador que mais foi capaz de desequilibrar, que teve arranques impressionantes (quando metia a 5ª parecia imparável) e que quase sozinho foi capaz de fazer estragos na defesa do Celtic. Não fez tudo bem, como é evidente, mas foi aquele que mais pareceu capaz de nos dar a vitória e que esteve envolvido em alguns dos principais lances de perigo da segunda parte.

Num campo onde tínhamos 3 derrotas (todos os jogos ali disputados) conseguimos um ponto. Face às ausências, penso que temos que considerar este resultado positivo. Podíamos ter arriscado mais e ter ganho - mas também nos expunhamos mais a perder. Não concordo com as opiniões de quem diz que Spartak ali ganhará com naturalidade. Penso até que poderá acontecer o contrário: com Samaras e com a tradicional permeabilidade defensiva das equipas russas (que ontem em Barcelona não se viu, é verdade, mas que acredito que se refletirá nooutros jogos)  penso que o Celtic poderá ganhar. Aliás é o único jogo que poderá ganhar em casa (e fora ainda mais) e certamente tudo fará para dar essa alegria aos seus adeptos.

As contas (admitindo que o Barcelona ganha todos os jogos) são portanto simples: a qualificação decide-se nos jogos com o Spartak de Moscovo.

Por fim, quanto à arbitragem, pareceu-me que deixou jogar e permitiu uma grande dose de contacto físico, o que à partida se enquadra melhor no jogo dos escoceses. Mas como disse atrás concordo com esse tipo de abordagem ao jogo. Nada é pior do que um jogo constantemente interrompido com faltas e faltinhas, sem ritmo de nenhuma espécie. Os pretensos penalties não o são para mim em nenhum dos casos. No de Rodrigo há um abalroar do nosso jogador pelo guarda-redes mas já depois do remate de Rodrigo e do próprio guarda-redes tocar a bola. No lance de Melgarejo, este não rasteira o avançado do Celtic, pelo contrário encolhe-se para o deixar passar. Dá ideia que ambos se tocam mas muito ligeiramente. Na sequência desse leve contacto o avançado ou tropeça no chão ou se atira deliberadamente para a relva (não consigo determinar qual das duas).

2 comentários:

  1. abalroar é falta em qualquer parte do mundo e mesmo na estrada ou no mar, dá direito a uma penalização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro leitor, não concordo. Da forma que eu vejo o futebol, os lances têm que ser analisados no contexto da jogada e do jogo. Abalroar é uma palavra que eu usei mas podia ter escrito "choque". Para mim é um lance casual que acontece depois do Rodrigo ter já rematado a bola e o guarda-redes a defender. Não havendo intenção nem consequência desse movimento do guarda redes (já estava um defesa do Celtic junto à linha de golo) para mim não é penalty.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.