quarta-feira, 17 de abril de 2013

Derby aquece... é deixá-los falar

Ontem dizia aqui que me pareciam normais as declarações do Presidente da Mesa da AG do Sporting, bem como a ambição desse clube em vencer na Luz. Estranho seria que um clube entrasse em campo já a assumir-se como derrotado, sobretudo tratando-se de um histórico e um grande do futebol português.
Mas se a ambição é normal, já a proliferação de declarações de jogadores sportinguistas a propósito de tudo e de nada sobre o Benfica e sobre o derby de Domingo - que se verifica já desde dia 6 do corrente, portanto 15 dias antes do jogo - já me parece um pouco mais discutível. Mas que não surpreende tratando-se do Sporting. Desde criança que me lembro dos sportinguistas a "prometerem" ou "ameaçarem" com vitórias históricas e a terem que engolir as suas palavras na segunda-feira depois dos jogos. Ou, ainda mais característico, a dizerem, depois de perderem, que afinal nem sequer gostavam de futebol, que o futebol era para o "povo".

O Benfica terá Domingo mais uma etapa rumo a um título que merece mas que ninguém lhe oferecerá. Pelo contrário, terá que o conquistar, inclusivamente estando preparado para lutar contra adversidades e injustiças. E muitas já teve desse tipo este ano. Basta recordar que em três dos nossos 4 empates este ano existiram casos graves de arbitragem contra o Benfica: na Luz, contra o Braga, vimos ser-nos anulado um auto-golo do então guarda redes bracarense; em Coimbra houve xistrada à moda do Porto, algo de um calibre a que raramente se assiste sequer em divisões secundárias, com dois penalties contra nós inventados e ainda pelo menos um a nosso favor não assinalado; na Choupana, contra Nacional, uma proençada, com duas expulsões, uma das quais por puro capricho. A esta lista poderia ainda acrescentar o jogo com o Porto, em que, apesar das queixas infundadas do treinador portista, quem ficou mais prejudicado pela arbitragem permissiva de João Ferreira, foi o Benfica, pois Moutinho e Fernando poderiam e deveriam ter visto cartões (no plural) ainda na primeira parte.

Sabendo que poderímos nesta altura ter o título praticamente conquistado, devemos porém continuar a jogar e a enfrentar a competição como se tivessemos exactamente os mesmos pontos que o Porto e a enfrentar desafio a desafio com a mesma atitude, querer e crença. Com o objectivo de ganhar sempre presente, independentemente do adversário. O Benfica já demonstrou categoria para tal e continuará a fazê-lo seguramente até ao fim da época.

Aos adeptos pede-se também que continuem a apoiar e a acreditar, sem euforias nem soberbas. Se os outros falam muito, é porque sabem que em circustâncias normais sairão a perder. A nós, treinadores, jogadores e adeptos, só nos resta continuar unidos para vencer o que resta da temporada futebolística.

É possível. Ajudemos os nossos profissionais a torná-lo numa realidade. Já este Domingo. Eu estarei presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.