segunda-feira, 22 de julho de 2013

Instabilidade a mais

O Benfica precisava de uma grande tranquilidade para preparar a presente época.

Nestes últimos 3 anos perdemos (quase) tudo não por falta de qualidade de jogo mas por falta de calma nos momentos cruciais. Na época passada isso foi tanto mais evidente quanto deitámos tudo a perder nos últimos dias de competição e nos últimos momentos dos jogos decisivos.

Essa calma vem com as vitórias e os títulos mas é também resultado da estabilidade.

Infelizmente neste momento a instabilidade é mais do que muita. Não há certeza sobre quem estará no plantel no fim de Agosto e todos os dias se fala em entradas e saídas. 

Os efeitos são ansiedade (entre profissionais e adeptos) e distração, quando se devia passar o contrário - concentração e tranquilidade. Que diferença para outras paragens...

Dirão alguns que isso é fruto dos jornais e atiram (mais uma vez) todas as culpas para os nossos "inimigos" externos, reais ou fictícios.

A verdade é porém outra.

Há várias semanas, o Benfica, através de um comunicado oficial, acusou um jornalista, através de uma insinuação muito pouco subtil, de ser toxicodependente, porque este falou de hipotéticas contratações que não se confirmaram.

No entanto agora o Benfica nada diz quando todos os dias se dá como certa a entrada e saída de vários jogadores. Mais ainda, o próprio treinador já contribuiu para esta parafernália de rumores...

A realidade é que o Benfica está transformado num centro de negócios de passes de jogadores. Não há como o negar.

Há dias expressei contentamento por aparentemente o plantel se estar a consolidar. Pura ilusão! 

Veja-se bem, a menos de 4 semanas do início do campeonato, não se sabe se Matic, Sálvio, Garay e Cardozo saem ou ficam. Estamos a falar dos 4 melhores jogadores do Benfica. Farina já estará em Lisboa mas continua sem se saber se vai ser emprestado ao Braga(??). Um novo lateral esquerdo poderá estar a caminho, Pizzi também estará para assinar e já se fala na contratação de mais um avançado. Saíram nos últimos dias Michel, Hugo Vieira, Miguel Vitor e agora parece que Nélson Oliveira também volta a ser emprestado. Miguel Rosa também não conta para o treinador pelo que estará também para sair. 

Entretanto aguardam ainda pela definição da sua situação jogadores como: Luizinho, Roderick, Jardel, Carlos Martins, Sidney, Djaló e Urreta.

Sem contar com o regresso de Rúben Amorim, o Benfica já contratou  esta época 10 jogadores! Apenas dois deles (Steven Vitória e Sílvio, este último por empréstimo) são portugueses. A esta lista poderão ainda acrescentar-se mais nomes: Pizzi, Farina e, quem sabe, ainda mais um avançado.

É instabilidade a mais.

O Benfica está feito num entreposto de jogadores. Há jogadores contratados que são de imediato emprestados e nunca chegam a vestir a camisola do Benfica. 

É uma porta giratória de entradas e saídas certamente para dar dinheiro a ganhar a muita gente.

3 comentários:

  1. O jogador que se fala (Wallace) é lateral direito ex-Fluminense e o Kardec está emprestado ao Palmeiras (já jogou no dia 20).

    Também não percebo o porquê de se contratar o Farina (médio ofensivo) e o Pizzi (extremo ou 2º Avançado) quando se contrataram Djuricic, Markovic e Sulejmani que fazem a mesma posiçao do Pizzi e ainda há Sálvio, Gaitan, Ola John, Urreta e Rojas(sub 20 do Paraguai)nas alas. Médios defensivos só o Matic e Ponta-de-lança apenas Lima e Rodrigo.
    Infelizmente concordo contigo,parece que a principal preocupação dos responsáveis do Benfica é contratar por 5 para vender por 10 e não ganhar campeonatos.

    Ricardo Antunes

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo mas o texto tem duas falhas.

    1 - Silvio também foi contratado logo são 2 portugueses.
    2 - Kardec já está no Palmeiras à quase um mês e até já fez o primeiro jogo este fim de semana marcando o golo da vitória.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  3. Caros Ricardo e Néry, têm toda a razão. O texto será alterado para estar factualmente correcto. Obrigado. Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.