terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Categórico!

O Benfica fez um dos melhores jogos da época e venceu de forma absolutamente inquestionável, não tendo dado qualquer hipótese ao adversário. Em poucas ocasiões como hoje as estatísticas contarão tão fielmente a história do jogo: posse de bola, remates à baliza e cantos, foi tudo nosso com um domínio avassalador. 
Pareceu-me desde o início muito arriscado para o Sporting jogar com Montero e Slimani, mas dada o adiamento do jogo o único trunfo dessa opção - o efeito surpresa - acabou também ele por ser anulado, resultando numa opção quase desastrosa. Faltaram mais um ou dois golos para o Sporting sair da Luz goleado e desmantelado.
Como Jorge Jesus assinalou, não é fácil jogar de igual para igual com o Benfica na Luz. O Sporting tentou fazê-lo e obviamente saiu-se (muito) mal.
Tacticamente o Benfica foi quase perfeito.
Confesso que ainda tinha algum receio em relação a Fedja, que ainda não tinha enfrentado nenhum teste verdadeiramente forte, nomeadamente num esquema de apenas dois homens no meio. O substituto de Matic deu porém uma excelente resposta. Gostei muito da sua exibição: recuperou muitas bolas (a primeira delas decisiva para a vitória) em várias zonas do terreno e ainda construiu bem. Sempre simples e com qualidade.
Enzo foi gigante, tal como Gaitan. Luisão foi imperial. Aliás toda a equipa esteve muito bem. Não consigo pensar em nenhuma exibição menos conseguida.
O Benfica teve uma excelente atitude e uma excelente entrada em campo, vencendo a maior parte dos duelos, tal como acontecera contra o Porto.
Foi uma vitória indiscutível, categórica, limpinha. A arbitragem foi impecável. O único reparo que eu faria é que Adrien merecia um amarelo mas o árbitro não o deu porque claramente não viu.
É importante perceber que o campeonato não está ganho. O Benfica é, penso que isso é óbvio, a melhor equipa e tem uma boa vantagem. No entanto no futebol tudo muda muito rapidamente pelo que não podemos baixar a guarda nem entrar em complacências.

1 comentário:

  1. Resumiria o jogo numa frase: em noite de chuva, o Sporting levou um banho. De bola, entenda-se. Acho que não é demais elogiar a exibição de Luisão. Tal como contra o Porto, esteve ao mais alto nível, impecável, não dando hipóteses aos adversários. Também gostei muito de Fejsa, como já notaste, e Enzo, obviamente. Há muito que merecia este golo. A dupla da frente, Rodrigo e Lima, embora não tenha marcado, também esteve muito activa e quase sempre bem. Oblak seguríssimo. Não gosto muito destes comentários eufóricos quando ganhamos, mas a verdade é que a equipa esteve fantástica. Diria que só Gaitán, apesar do golo, não esteve ao seu melhor nível. O Sporting corria um risco ao jogar com dois avançados: perder o meio-campo e a bola não chegar a esses dois jogadores. Penso que foi o que aconteceu. Agora é continuar a pisar o acelerador nos próximos jogos para manter a vantagem pontual e, se possível, alargá-la.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.