segunda-feira, 24 de março de 2014

NADA está ganho

A última semana trouxe vários avisos, de grande relevância, no sentido de estarmos bem acautelados para o que aí vem e os contratempos e dificuldades que o fim de época poderão colocar no nosso caminho.

Dir-se-ia que depois do que aconteceu no fim de época passada, todos estaríamos bem conscientes da realidade de que no futebol não existem vitórias antecipadas.

No entanto, para espanto geral, há ainda quem continue a "reservar" festas. Os mesmos que durante semanas e meses andaram a "explicar" que tudo ia mal e que o insucesso era certo, garantem agora que já ganhámos, multiplicando-se em justificações, cada vez mais incoerentes e desconexas, para essa "reserva". Estavam errados no passado e continuam a estar errados agora, em ambas as ocasiões prestando um péssimo serviço ao benfiquismo.

Os tais "avisos" que chegaram foram os seguintes: eliminatória dada como ganha contra o Tottenham, esteve a centímetros de ser discutida no prolongamento; o Porto, dado como "morto" para a presente época futebolística, ultrapassou um adversário muito difícil (o Nápoles) e mostrou que continua a ter qualidade; o Sporting venceu com mais facilidade do que se pensava o Marítimo, naquela que, teoricamente, seria a sua deslocação mais difícil até ao fim do campeonato.

O Benfica ainda não ganhou nada. Estamos a jogar bem, estamos a fazer as coisas bem feitas mas NADA está ainda garantido. Qualquer atitude de soberba, qualquer convencimento de que as coisas estão já resolvidas, qualquer falha ou desatenção pode ser fatal.

Fizemos um grande jogo contra a Académica, não há dúvida. Deu gosto ver a equipa. Jogadores e treinador têm todo o mérito por esse e pelos jogos anteriores em que também com todo o mérito (e nalguns casos até com decisões arbitrais desfavoráveis pelo meio) conseguiram vencer jogos difíceis. Mas o Sporting também ganhou na Madeira e nessa medida as coisas mantêm-se idênticas.

Imaginando que o Sporting continua a vencer os seus jogos e aceitando que o Benfica não pode contar com os 3 pontos no estádio do dragão na última jornada, a vantagem de 7 pontos pode ser vista como de apenas 4. Qualquer derrota ou empate deixa pois a equipa praticamente sem margem de erro nos remanescentes jogos do campeonato. E isto num fim de época em que estaremos particularmente sobrecarregados de jogos em virtude de nos encontrarmos ainda em todas as competições.

Na Taça, o Porto dará certamente tudo para salvar a sua época e nada melhor para motivar os seus jogadores do que defrontar o Benfica. Além disso, Quaresma, Danilo e Fernando não jogaram neste Domingo e estarão prontos e frescos para quarta-feira.

Não há portanto qualquer espaço para triunfalismos ou para celebrações antecipadas. É uma questão de puro realismo! Qualquer falha de concentração - e essas surgem quando a atitude competitiva é menor, ou porque se está desanimado por derrotas ou porque se está convencido de que as vitórias estão garantidas (ou reservadas) - terá seguramente efeitos altamente negativos e poderá reavivar os fantasmas do fim da época passada (já para não falar da anterior e até da outra, na qual perdemos 2 meias-finais, precisamente da Liga Europa para o Braga e da Taça para o Porto). Mas continua a haver gente que não aprende...

Em resumo, estou incondicionalmente com a equipa que tão bem tem feito o seu trabalho e nos tem dado alegrias ao longo da época. Acredito que podemos vencer mais do que uma competição esta época e espero nomeadamente que possamos trazer um bom resultado do dragão depois de amanhã. Mas sei que não teremos facilidades nem ninguém nos dará nada. E sei que baixar a guarda nestes momentos é completamente fatal.

O mais difícil está por fazer. É isto que os nossos atletas têm que ter em mente nos próximos jogos.

1 comentário:

  1. Bom post, perspectiva lúcida e realista. É como dizes: há gente que não aprende. Nada de embandeirar em arco. Foguetes só quando houver motivos para festejar

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.