quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Será o fair play uma treta?

Espanta-me que a forma como o Belenenses ontem chegou ao golo não tenha merecido a atenção dos blogs do Benfica. 

Que os media não tenham dado atenção ao caso não me admira. Se fosse ao contrário seria certamente o único tópico de discussão no pós-jogo mas assim, claro, nada se passou. O comentador da Sporttv, o ex-jogador Pedro Henriques - que se caracteriza por pensar pela própria cabeça e dizer o que pensa - referiu-o, mas depois disso o assunto "morreu".

Mas que os blogs do Benfica já nem o refiram - que eu tenha visto, foi este o único que o assinalou - isso já me deixa um pouco espantado e preocupado. É como se aquilo que nos prejudica já fosse esperado e nem merecesse qualquer menção.

Penso que não podemos aceitar este estado de coisas. Temos que ser mais agressivos na defesa dos nossos interesses. Aliás, os próprios jogadores pareceram-me demasiado brandos na (não) abordagem dessa situação. Com Luisão em campo talvez as coisas tivessem sido diferentes.

Recordando, o que aconteceu foi que o guarda redes do Belenenses simulou uma lesão, o árbitro interrompeu o jogo e no reatamento por bola ao ar, os jogadores da equipa do Restelo, em vez de nos devolverem a bola (como nós tínhamos feito um pouco antes, com o resultado em 0-0), atiraram-na pela linha de fundo já com o intuito de a seguir nos pressionarem na nossa defesa, como fizeram, daí nascendo o golo. Nós fomos anjinhos.



Se recuarmos duas semanas, veremos como os jogadores do Sporting fizeram ao Setúbal  o mesmo que o Belenenses nos fez e como os vitorianos reagiram, daí acabando por nascer, inversamente ao que aconteceu ontem, o golo do empate.

Será então que "o fair play é uma treta" como disse um célebre catedrático do ludopédio?

Penso que a resposta continua a ser negativa. O Benfica tem que se distinguir pela sua postura e valores desportivos. No entanto, contra equipas que constantemente usam de anti-jogo para nos parar, teremos que reavaliar este tipo de situações. Para mim, sempre que a equipa contrária está manifestamente a simular lesões não há que "premiar" esse comportamento. Por mim gosto de ver uma bola ao ar disputada, como acontecia antigamente.

1 comentário:

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.