domingo, 11 de março de 2018

Mas... quais são os processos do Porto e Sporting?

Luis Filipe Vieira teve, após o jogo com o Aves, uma intervenção firme e dura que, penso, terá correspondido ao que a maioria dos benfiquistas esperavam e desejavam. Deu garantias de que nada se passou de ilegal, recordou que este é o maior ataque jamais visto contra uma instituição (desportiva e não só) em Portugal, questionou os procedimentos da justiça (dizendo, por exemplo, que não quer acreditar que exista clubite na mesma) e garantiu que a paródia acabou e que o Benfica será implacável a partir de agora com ataques infundados ao clube, acionando todos os mecanismos contra quem o faça. Alguns dirão que a reacção é tardia (e provavelmente têm razão) mas mais vale tarde do que nunca.

Mas vamos à origem de tudo. De há 10 meses para cá todos os dias somos atacados com insinuações e acusações. Sporting e Porto, à vez, depois de estabelecerem uma aliança anti-Benfica, lançam suspeitas sobre o nosso clube. São semanalmente lidos emails roubados ao Benfica num canal do clube do Porto financiado com dinheiros públicos, perante a complacência do poder judicial. 

Mas do que nos acusam? Comprámos algum árbitro? Comprámos algum resultado? Após dez meses de emails e insinuações nada se conseguiu estabelecer. Então qual é a acusação? Qual é o crime? Que o digam de uma vez por todas ou, como na fórmula dos casamentos, se calem para sempre.

Demos bilhetes a pessoas influentes na sociedade? Qual o clube que o não faz? Não vemos figuras da sociedade nas tribunas de Alvalade e do Dragão? Pedro Proença não vai à tribuna do estádio do Porto? Fernando Gomes também não? Pagaram bilhete? Teixeira dos Santos não ia à tribuna do Dragão quando era ministro?

Nos emails outra coisa que é apresentada como muito grave é o pedido de alteração de uma nota de um árbitro. Mas os clubes não têm a prerrogativa de solicitar a alteração da nota dos árbitros???

É isto o que têm para apresentar ao fim de 10 meses?

Entendamo-nos: investigue-se o que se tenha que investigar. Eu não vou perder o meu tempo a ler emails para ver se realmente isto é tudo ou há mais coisas. Primeiro porque o meu tempo é demasiado precioso para tal e simplesmente não tenho em abundância para esse fim. Segundo, porque emails são comunicações privadas que não têm nada que ser públicos e nos quais as pessoas partem da presunção de que não estão a ser "ouvidas" pelo país inteiro. Para além de que as coisas são dadas sem contexto sem dar aos intervenientes a oportunidade de se defender.

Se houvesse emails a falar de oferecer viagens, prostitutas ou dinheiro a àrbitros, estaríamos a falar de corrupção desportiva, portanto de um crime - e se esses hipotéticos emails tivessem sido interceptados pela polícia em investigações legítimas - estaríamos a falar de uma coisa. Assim, estamos a falar de outra bem diferente. Estamos a falar de uma estratégia de desgaste e de lançamento de um manto de suspeição que permita alterar os equilíbrios de poder no futebol português para que o Porto volte a controlar o sistema como o fez durante 20 anos. E está a conseguir, lançando lama sobre tudo e todos, movendo uma perseguição - com a complacência da comunicação do social ! - a tudo o que seja benfiquistas na Liga, na Federação ou até na Justiça! Como se não houvesse portistas e sportinguistas nas instâncias dirigentes do futebol!! Como se estes não dessem informações aos seus clubes!! Querem fazer de nós parvos?!

Mas, indo agora ao título deste post, se Paulo Gonçalves é acusado de violação do segredo de justiça, por ter acedido a processos do Porto e do Sporting (algo que sabemos... justamente porque o segredo de justiça é violado...) ... que processos são esses?

Repito: quais são os processos contra o Sporting e o Porto que existem na justiça? Pelos vistos eles estão lá... Os contra o Benfica são públicos: pelos vistos somos acusados por vouchers e emails (apesar de uns e outros, até agora terem redundado em nada), somos acusados de corromper com senhas de refeição e bilhetes para a bola. Até o caso Centeno chegou a merecer buscas...

O que eu gostava agora de saber é que processos existem contra o Sporting. Se os do Benfica são públicos, gostaríamos de conhecer também os dos rivais.


2 comentários:

  1. Mais nada.. queremos o tal serviço público dito por eles na verdade das coisas sérias

    ResponderEliminar
  2. Com jornalistas vendidos e covardes podes esperar sentado q os processos dos Andrades e dos sapos aparecem na cx de noite com estes procuradores q vomitam no cm e no grupo COFINS podes ter a certeza absoluta q ainda vais ter de apresentar q contra a casa na ERC tempo

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.