quinta-feira, 1 de março de 2018

O nosso clássico chama-se Marítimo

Esta jornada é marcada pelo clássico entre Porto e Sporting, clubes que celebraram esta época uma iníqua aliança com o único objectivo de atacar e denegrir o Benfica.

Será um jogo curioso, sob vários pontos de vista. Há dias um sportinguista meu conhecido dizia-me que o campeonato estava perdido e por isso nem iria ver o jogo com o Porto mas que a época estava ganha, porque o Benfica não seria campeão. A isto aliam-se as declarações de Dias da Cunha de que o Sporting perderá de certeza o jogo.

É uma mentalidade muito característica de um certo sportinguismo. Uma mentalidade perdedora, pequenina, que denota falta de identidade e amor-próprio. Mas que não surpreende.

Este jogo coloca porém um problema a esta mentalidade e ao Sporting em geral, nomeadamente colocando em risco as posições quer do seu presidente quer do treinador. Perdendo, o Sporting fica irremediavelmente afastado do título. Isso, pelos vistos, não preocupa muito os sportinguistas. No entanto, essa derrota acarreta potencialmente a ultrapassagem pelo Benfica e a consequente queda para o 3º lugar. Ora isso já é mais problemático, quer do ponto de vista financeiro (onde as coisas estarão já bastante "esticadas") quer desportivo.

Como poderia Bruno de Carvalho justificar um 3º lugar numa época em que investiu de forma tão notória na equipa, com um treinador pago a peso de ouro e apesar dos VAR's, Capelas e Veríssimos?

Sobre JJ nem é preciso falar. As suas últimas declarações já denotam cansaço com o circo em que se vê envolvido e pouca crença de poder ganhar num clube daqueles.

Por outro lado, uma eventual não derrota do Sporting irritaria os seus aliados (ou amos), colocando estes à mercê do Benfica.

Haverá pois sentimentos mistos no Lumiar na próxima sexta-feira. Por um lado, vontade de perder (algo a que estão bem habituados), prestar vassalagem ao Porto e tentar assim "prejudicar" o Benfica, por outro, uma consciência de que essa derrota pode significar o princípio do fim, não apenas desta época mas possivelmente da possibilidade de voltarem a ser campeões no futuro próximo.

Mas aquilo que importa para o Benfica é o jogo com o Marítimo.

É importante percebermos que vencendo o Marítimo, qualquer resultado do jogo das comadres será positivo para nós. Se não ganharmos ao Marítimo, o resultado do jogo dos nossos adversários será apenas uma atenuante numa jornada em que, na prática, diríamos adeus ao título. 

A nossa margem de erro é neste momento nula e só poderemos ganhar alguma caso recuperemos nesta jornada e nas próximas pontos a um ou ambos os nossos adversários. Ganhando ao Marítimo temos à partida a certeza que esse ganho será uma realidade. 

O empate no Porto seria o melhor resultado, porque significaria um ganho de 4 pontos face aos nossos rivais. No entanto mesmo que o Porto ganhe, nada, mesmo absoltamente nada, ficará decidido, desde que ganhemos ao Marítimo

O Benfica receberá ainda o Porto (jogo que à partida, perante o actual quadro pontual, teremos obrigatoriamente que vencer), sendo perfeitamente normal que o Porto possa perder 2 pontos num qualquer jogo em que o seu adversário necessite realmente de pontuar - o que não era o caso de Chaves, Portimonense e Rio Ave (o Estoril é uma estória....) - sob pena de descer de divisão. Tal será o caso do Paços, do Setúbal, do Feirense, do Aves e possivelmente do Belenenses, havendo ainda uma deslocação a Guimarães na última jornada. O Benfica, claro, terá também os seus jogos difíceis; o que pretendo sublinhar aqui é apenas que 5 pontos parecem uma distância insuperável mas tudo pode mudar de uma semana para a outra.

Em conclusão, a presente jornada será muito importante para o Benfica. Como tem sido a regra esta época, especialmente desde o jogo no Restelo, estamos proibidos de perder pontos. Não podemos de modo nenhum facilitar, até porque já percebemos que VAR's e quejandos só servem para nos prejudicar. Como tem sido também a regra, espera-se mais uma enchente na Luz que ajude a carregar a equipa para nova vitória.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.