domingo, 24 de junho de 2018

Mundial - fase de grupos, jornada 2

As semi-surpresas


As primeiras meias surpresas pela positiva são a Inglaterra, a Rússia e o México. São seleções das quais pouco se esperava e que ao cabo da segunda jornada estão apuradas com surpreendente facilidade. Veremos se na fase seguinte conseguirão manter o elevado padrão ou se foram apenas fogachos. 

As confirmações


Entre as confirmações a primeira e mais sólida é a da Croácia. A forma categórica como derrotou a Argentina e carimbou o apuramento deixa um forte aviso à concorrência. Quase o mesmo se pode dizer da Bélgica que aqui já elogiei anteriormente. Uma das selecções mais fortes até ao momento.
O Uruguai também não deixou os seus créditos em mãos alheias e assegurou a presença nos oitavos ao fim da segunda jornada. A pouca competitividade do grupo é uma realidade mas isso não belisca a competência uruguaia.
A França cumpriu com serviços mínimos (mas também Portugal o fez no Euro e acabou por ser campeão) e já está nos oitavos igualmente.
A Suíça, única entre todas a selecções que acabei de citar que ainda não se apurou (mas está lá perto) está a confirmar a solidez que vem demonstrando ao longo dos últimos anos.

As incógnitas


Portugal e Espanha estão bem encaminhados para o apuramento mas persistem dúvidas acerca do que poderão fazer na competição. Espanha partiu como favorita mas a saída de Lopetegui nas vésperas da estreia no Mundial e as dificuldades nos primeiros jogos deixam uma névoa de dúvidas a pairar. Portugal está a viver do talento de Ronaldo e deixou-se dominar por Marrocos de uma forma quase inacreditável.
O Brasil jogou melhor na segunda jornada e deverá confirmar o apuramento mas ainda não carburou como esperado. A vitória tardia com a Costa Rica, quando o apuramento chegou a estar em risco, dará mais motivação. A Alemanha está exactamente nas mesmas circunstâncias. E os alemães nunca desistem.

As desilusões


A maior desilusão é a Argentina - mas ainda mantém possibilidades de se apurar. Aquilo que (não) tem jogado é assustador. Mesmo que se venha a apurar as perspectivas não são boas. Mas o futebol é uma caixa de surpresas.
O Egipto vinha muito motivado pelo talento de Salah mas foi eliminado logo na segunda jornada sem dar um ar da sua graça.  Da Polónia também se esperava muito mais, mas no grupo possivelmente mais fraco do Mundial já conseguiu a proeza de se fazer eliminar. 

Tudo se começará a definir a partir de amanhã


A última jornada obviamente decidirá o que está em aberto relativamente ao apuramento para os oitavos mas dará para além disso indicações fortes quanto aos candidatos que se perfilarão. Nos grupos mais fracos onde já há apurados (nomeadamente o A e o G), o confronto direto entre os primeiros deixará antever qual a real qualidade de selecções como Rússia, Bélgica e Inglaterra (o Uruguai mantém sempre uma bitola competitiva alta e será sempre um adversário difícil nos oitavos). No nosso grupo B veremos o que fazem os primeiros classificados, a começar pela selecção nacional. Nos grupos D, E e F, Argentina, Brasil e Alemanha irão confirmar ou não as suas candidaturas, podendo a alviceleste despedir-se desde já no que seria a mais espectacular derrocada futebolística até ao momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.