sexta-feira, 29 de junho de 2018

Mundial 2018 - o caminho para a final

Estão definidos os oitavos de final e assim o caminho e os cruzamentos possíveis entre selecções até à final. Portugal ficou claramente no pior caminho possível, como já tinha assinalado, não tendo nesse percurso, imaginando que ia ultrapassando os adversários, nenhum jogo que não seja de exigência máxima. Ou seja, Portugal poderia, caso passasse as diferentes eliminatórias, enfrentar consecutivamente quatro campeões do Mundo! Que seriam: Uruguai (campeão do Mundo por duas vezes e vencedor da Copa América por 15...), Argentina ou França nos quartos, Brasil nas meias e Espanha na final (ou até Inglaterra, vencedora em 1966, embora as chances de uma final Portugal-Inglaterra andem provavelmente pelo 1%...). 

Este quadro de adversários demonstra bem quão limitadas são as reais possibilidades da nossa selecção. Claro que há sempre esperança mas temos que ter os pés assentes no chão e perceber que nestas circunstâncias só um quase-milagre nos levaria ao título (e mesmo à final).

Compare-se o nosso "grupo" nos oitavos de final com o "grupo" em que calhou a Inglaterra. Por grupo entendo aqui não apenas o emparelhamento dos oitavos mas também o dos quartos. Ao passo que nós temos Uruguai, Argentina e França, Inglaterra tem Colômbia, Suécia e Suíça. Mas Brasil e Espanha também não se podem queixar: ao passo que o "povo irmão" tem México, Bélgica e Japão, os nuestros hermanos têm Rússia, Croácia e Dinamarca. Nas meias finais o apurado do "grupo" de Portugal defrontará o apurado do "grupo" do Brasil, ao passo que o apurado do grupo "Inglaterra" jogará com o "Espanha".

Analisando ainda um pouco mais este caminho para a final, o Brasil vê no seu "lado" três campeões mundiais e o actual campeão europeu eliminarem-se entre si, desse lote saindo o semifinalista que enfrentará, ao passo que Espanha apenas pode enfrentar um campeão do mundo até à final -  Inglaterra que não está sequer no mesmo patamar dos outros campeões, como França ou Argentina.

Para se perceber melhor o que dizemos, nada como visualizar o caminho para a Final. Adicionámos já um conjunto de previsões.


Uruguai
Portugal
França
Brasil
Croácia
Suíça
Colômbia
Inglaterra
Portugal
Colômbia
França
França
Suíça
Suécia
Argentina
Suíça
Brasil
Brasil
Brasil
Croácia
Croácia
Croácia
México
Dinamarca
Bélgica
Bélgica
Espanha
Espanha
Japão
Rússia



Nem todas as previsões têm o mesmo grau de certeza. Alguns dos jogos são muito equilibrados, não havendo um favorito claro, ao passo que as surpresas completas por vezes também acontecem. No entanto estamos confiantes de que: 1) o Brasil vai estar na final; 2) o outro finalista será a Croácia ou a Espanha. Claro que espero estar enganado e que Portugal não apenas esteja na final mas seja Campeão do Mundo. Mas acho difícil. Penso que o título irá para o Brasil. 


Uma rápida "explicação" (e não tenho ilusões de que estarei certo em tudo - pelo contrário a realidade sempre nos surpreende onde menos esperamos):


  • a Suíça pode emergir do "grupo" da Inglaterra como semifinalista porque o "grupo" é fraco e os suíços, não sendo uma grande equipa, são bastante consistentes;

  • aposto na Croácia contra a Espanha porque os croatas têm sido a equipa mais regular e que mais argumentos apresentou até ao momento, ao passo que os espanhóis me parecem fragilizados pelo caso Lopetegui, mas claro que uma vitória da Espanha (que no limite até pode perder com a Rússia) não seria propriamente surpreendente;

  • não imagino uns quartos de final do "grupo" do Brasil que não seja Brasil-Bélgica, jogo que penso que os brasileiros vencerão;

  • nos quartos do "grupo" de Portugal podem pelo contrário estar qualquer das quatro equipas: um Portugal França é praticamente tão provável como um Argentina-Uruguai ou Argentina-Portugal; são quatro equipas muito equivalentes em termos de potencial; escolho a França porque tem sido a mais regular e também - factor importante - a que enfrentou uma fase de grupos mais tranquila e chega mais fresca à fase a eliminar.



2 comentários:

  1. Atenção à Inglaterra, têm um excelente conjunto de jogadores, muito competitivos e nunca vi alguém ganhar facilmente à Inglaterra em eliminatórias.
    Assim de memória lembro-me de em 86, a Argentina do super Maradona passar por 2-1 com a mão de Deus. Em 90 a Alemanha ganhou na meia final por penaltis. Em 2002 o Brasil ultrapassou a Inglaterra também com 1 golo "esquisito" do Ronaldinho, de livre. Em 2006 Portugal também passou por penaltis a uma Inglaterra com 10.
    Penso que estarão nas meias finais. Aposto numa meia-final Inglaterra-Espanha no lado direito do quadro.

    No outro lado do quadro também acho que a França chegará às meias finais, provavelmente com o Brasil.

    E digo provavelmente porque do que vi do Brasil o meio campo faz pouca pressão. Acho que a Bélgica terá uma palavra a dizer.
    Nas meias, acho que a França será favorita quer contra o Brasil quer contra a Bélgica.

    Aposto numa final França-Inglaterra.
    Duas equipas cheias de jovens talentos. 2 equipas que são um portento de força e com talento para dar e vender.

    Não coloco Portugal nestas contas porque acho que não temos meio campo. São baixos e estão mal fisicamente. A defesa é o que se sabe, velhos no meio e os 2 laterais juntos não fazem 1.
    Sobra o ataque onde há juventude (Bernardo, Gonçalo, Gelson), velocidade e talento. Para além do Cristiano.
    Mas não deve chegar. Provavelmente não chega para o Uruguai.

    Antonio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente: Portugal não tem meio campo. Tenho-o escrito aqui várias vezes, defendendo que precisamos de um terceiro centro campista, como foi o Renato no Euro. Veremos o que faz hoje Fernando Santos.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.