quarta-feira, 6 de junho de 2018

Queremos clareza no Benfica

Uma das razões iniciais para o aparecimento deste blog foi a de tentar contribuir para a desmontagem do sistema em vigor no futebol português. 

Durante muitos anos, mesmo já depois do apito dourado, o Porto controlou as estruturas de poder do futebol português, incluindo a arbitragem e e os órgãos disciplinares. 

Ano após ano o Benfica era prejudicado pelas arbitragens nos momentos decisivos, inviabilizando qualquer possibilidade de quebrar o ciclo hegemónico do Porto. Este ganhava campeonatos como quem compra um pacote de leite no supermercado. 

Batemo-nos aqui no blog incessantemente pela verdade e transparência no futebol português. 

Defendemos uma postura combativa e intransigente da direção do Benfica para conseguir mudar este estado de coisas. Uma postura que denunciasse a constante adulteração da verdade desportiva que se verificava no futebol português.

Era preciso desmontar certas estruturas de poder no futebol: a estrutura financeira, dominada pela Olivesdesportos, a estrutura dirigente dos órgãos de topo, a própria estrutura da arbitragem, incluindo os observadores.

Toda esta batalha pela verdade desportiva era necessária e foi assumida pelo Benfica. Desde há alguns anos para trás as arbitragens começaram a ser mais equilibradas. Até então os árbitros sabiam que prejudicar o Benfica significava rápidas promoções na carreira e que decidir em favor do Benfica em situações de dúvida ou de interpretação podia significar despromoções na mesma. Proença esteve muito tempo afastado dos jogos do Benfica, o que significou que, pelo menos por aí, deixámos de ser sistematicamente prejudicados com a chancela do "melhor do mundo". Esse efeito foi duplamente positivo porque os outros árbitros também deixavam de ter uma bitola tão sectária e parcial a emular e replicar.

Esta batalha era pois legítima e justa: o Benfica não podia ficar quedo e mudo ao ser sistematicamente espoliado e tinha todo o direito de lutar pela igualdade de tratamento e equidade por parte dos árbitros.

Este ano acumulam-se porém demasiadas sombras sobre o Benfica. É o nosso clube que agora aparece associado a práticas menos claras, senão ilegítimas. Depois da situação dos vouchers (que pode ser legal - e as instâncias do futebol já se manifestaram nesse sentido - mas que a mim não me agrada porque acho que os clubes não têm nada que dar "prendas" aos árbitros), veio o caso dos emails. Também neste último nada se provou mas ficou no ar a ideia de que poderia haver alguma promiscuidade no relacionamento com os poderes centrais do futebol português.

Pior porém do que estes casos, que, se isolados, poderiam apenas ser um fait divers, surgem agora investigações policiais ao Benfica. E aqui o caso muda de figura. Temos já casos com vários arguidos, envolvendo o Benfica, a SAD e o seu presidente. São eles o processo Lex, o processo e-toupeira, investigações a jogos (nomeadamente contra o Marítimo) e o mais recente caso de suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

São casos a mais.

Não podemos ser autistas, ao estilo Bruno de Carvalho, e achar que tudo isto são conspirações e cabalas contra o Benfica, acusando tudo e todos e disparando em todas as direções.

O Benfica não pode continuar a estar associado a estes permanentes escândalos. Neste momento o presidente do clube e o seu braço direito são arguidos em processos judiciais de alguma gravidade.

O estado de permanente suspeição foi já prejudicial ao Benfica na época que agora terminou. Situações destas geram instabilidade na estrutura e dúvidas entre os adeptos, para além de danos reputacionais graves para o clube - muitos destes casos chegaram já à imprensa internacional. A imagem do Benfica sai gravemente manchada.

Face a este quadro, as respostas do Benfica têm-se limitado a comunicados, alguns comentários lacónicos (a rábula sobre Luis Filipe Vieira ser ou não arguido foi ridícula) e a ameaça de lançar os seus próprios processos judiciais.

Não chega. Rui Gomes da Silva, com quem muitas vezes não concordo, tem toda a razão quando diz que o silêncio da direção do Benfica nestes casos é insuportável e ensurdecedor. Silêncio que não pode continuar, sob pena de se entrar numa nova época novamente numa posição de fragilidade.

O esforço de preparação da próxima época (e contratações importantes foram já feitas) pode ficar comprometido por uma situação de permanente desgaste resultante de investigações, escutas, buscas e processos judiciais. Sinceramente já perdi a conta ao número de buscas realizadas este ano no Estádio da Luz. Tal situação é inaceitável e insustentável!

O Benfica não pode estar associado a suspeitas de práticas ilícitas quanto mais de corrupção!

Nesta medida os actuais órgãos dirigentes têm dois caminhos: 

1) esclarecer o mais rápido possível o que se passou e está a passar, falando claro aos sócios e explicando a origem das suspeitas e as razões pelas quais estão inocentes; 
2) demitirem-se ou suspenderem funções até que tudo seja esclarecido. Foi isso que José Veiga fez há mais de uma década, pouco depois do clube se sagrar campeão: apesar de ter tido um papel importante nessa conquista (a primeira em 11 anos), demitiu-se para não associar o clube às acusações que pairavam sobre si.

O Benfica, repito, não pode estar de modo nenhum associado a eventuais práticas menos claras que os actuais (mas sempre transitórios) dirigentes do clube poderão ter cometido.

É hora de uma clarificação por parte da direção. Num sentido ou no outro.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pergunta era "Que post é este ...?". Apaguei apenas porque não quero aqui a linguagem grosseira com que a frase acabava, mas respondo. Este post é na minha opinião o post que se impõe nesta altura. Esta situação é insustentável. Eu sou do Benfica. Os dirigentes estão lá para servir o clube e para o dignificar. Quando as suas ações pelo contrário estão a prejudicar o clube têm duas vias: 1) arrepiar caminho (neste caso explicar tudo muito bem explicado aos sócios e provar a sua inocência - algo que neste momento sinceramente me parece difícil); 2) sair para não prejudicar mais o clube.

      Eliminar
  2. És mais um a brincar com coisas sérias. Já não bastavam os shadows, os rgs na bolgosfera e mais alguns marialvas desta vida, ainda vem mais um trólaró a embarcar nas conversas de café, no diz que diz e nas tretas do soalheiro.

    Vou dizer-te mais pequena coisinha. Já andas a urinar, para não dizer nenhum palavrão que neste caso seria "m...." fora do penico há algum tempo. Se andas assim tão preocupado com estes assuntos, dirige-te à SAD do Benfica e ao seu Presidente e esclarece bem isso com eles. Porventura é algo muito mais difícil de fazer do que vir para a praça pública fazer estas tristes figurinhas de justiceiro de pacotilha e de curador da moral e dos bons costumes.

    De contente vos dói o dente. E para este tipo de moralistas e justiceiros de fim-de-semana, o Benfica deveria mas era mandar-vos às malvas e fazer como alguns outros - chicote com os delatores e detractores e outros cães de má raça!

    Enxerga-te, pá! Enxerga-te, que ainda vais muito a tempo. Mas não demores muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a brincar com coisa nenhuma nem sou moralista ou justiceiro. Estamos a falar de vários processos judiciais em que o nome do Benfica aparece envolvido e em que há já arguidos da estrutura, a começar pelo presidente.
      Eu não estou a acusar ninguém, quem o está a fazer é o MINISTÉRIO PÚBLICO. Eu não estou a investigar ninguém, quem o está a fazer é a PJ.
      Estar a assobiar para o lado perante uma situação tão grave ou sugerir que tudo isto não passa de uma cabala é que é brincar com coisas sérias.
      Os adeptos seguem a equipa e os sócios pagam as quotas pelo que têm toda a legitimidade para exigir que os seus dirigentes tenham um comportamento IMPECÁVEL.
      Por tudo isto é óbvio que o MÍNIMO DOS MÍNIMOS é a direção dar explicações cabais sobre tudo o que se está a passar.
      Acho que tu é que precisas de te enxergar se não vês isto.

      Eliminar
  3. ??? Estar ao lado do Benfica não é defender pessoas que, usando a tua linguagem, são acusadas de "trafulhices".
    O Benfica tem que estar acima das pessoas que o servem, isso é de uma clareza cristalina.
    Caso contrário, usando essa tua pretensa lógica, os benfiquistas deveriam ter defendido o Vale e Azevedo até ao fim, apesar dele estar a roubar o clube...
    Neste momento e com este silêncio, a direção está a deixar a imagem do Benfica ser arrastada pela lama e isso é que não é aceitável.
    Quem me dera que tudo estivesse bem e eu não tivesse que escrever este post, mas a culpa é de quem criou esta situação e não de quem a denuncia...

    ResponderEliminar
  4. Mas o Benfica, na tua óptica, é algum ninho de criminosos?
    Que autoridade tens tu para vires para aqui mandar postas de pescada, armado em procurador-geral?
    Aguarda serenamente pelos resultados e deixa-te de "justicialismos" bacocos, que só fazem o jogo dos corruptos de Contumil e dos palermas do lagartêdo.
    Vou outra vez dizer-te, pá:
    - ENXERGA-TE E TEM VERGONHA DO QUE ANDAS AQUI A FAZER JÁ HÁ ALGUM TEMPO!
    TEM VERGONHA!... E JUÍZO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando a fazer?? Tu é que não tens autoridade nenhuma para me dizer sobre o que posso ou não, devo ou não escrever. Tu é que te comportas como se fosses o polícia e o juiz da blogosfera benfiquista. O louco fala em sportingados, tu falas em benfiqueiros.
      Qualquer crítica a Luis Filipe Vieira para ti é heresia e dá direito a acusações de falta de militância.
      Eu não sou nem nunca fui oposição a Vieira, mas não confundo Vieira com o Benfica.
      Nem posso aceitar que sob a sua gestão e presidência o Benfica apareça envolvido em todos estes casos obscuros.
      O Benfica não é isto e nunca aceitarei que buscas e processos judiciais seja a nova normalidade.
      Se os outros são corruptos - e tudo aponta para aí - isso não serve de desculpa para os múltiplos casos e processos em que esta direção envolveu ou deixou envolver o Benfica.
      Este clube tem que ser grande, enorme, a começar na estura moral.
      Não estou a condenar ninguém, tanto que coloco ainda a possibilidade da direção ter explicações para o que se está a passar.
      Agora que começam a ser casos a mais não há dúvida. só um cego não vê.

      Eliminar
  5. estou a ver que o gangue dos censores anda ai em força.
    deves fazer como no zoológico.

    quanto ao caso do presidente e por ser um caso da vida privada dele, embora que afecta sempre o clube, enquanto não existirem mais desenvolvimentos e até ele ser acusado é prematuro qualquer tomada de posição.

    quanto a funcionários do clube a posição terá de ser a suspensão, como foi o caso do veiga pressionado pelo presidente que não pode ter dois pesos e duas medidas, a minha opinião é que ele nem devia ter entrado no clube mas isso já é outra coisa.
    já agora os paladinos da verdade que andam sempre a chamar corruptos aos outros não sei porque não chamam a este é que ele veio dos dois clubes mais corruptos, e condenados, que existem neste pais e fez lá escola.

    quanto a esta noticia a explicação veio rápida e parece até clara, para mais quando as noticias fazem grandes cabeçalhos mas depois são baseadas em nada.

    ResponderEliminar
  6. Frank, sempre votei Vieira. Mas estes casos dúbios, envoltos em neblina, alguns fabricados pela CS e pelos nossos rivais outros não, aliado à falta de explicações da direcção, à sua inépcia e mutismo em momentos críticos faz-me ter uma certeza, Vieira nunca mais votarei. Nem que não concorra mais ninguém, votarei no Sr. Branco.
    Logicamente que não é só por isso. Negociatas de jogadores envolvendo muitos milhões e comissões (Jimenez, Pizzi, Roberto, Ederson), a formação que é vendida assim que dá uns toques na bola, a espinha dorsal da selecção, o betão e mais betão para os próximos anos, o negócio NOS/BTV, o estarmos 10 anos à frente (então nas modalidades!) é muita merda junta.
    Quem entende estas anormalidades como o normal funcionamento do Benfica, anda tão tapado como os brunecos.

    ResponderEliminar
  7. Ó pázinho,
    Lê o que está neste artigo e depois mete a mão na consciência.

    https://aocolinhodoisaias.blogs.sapo.pt/os-nossos-inimigos-sabem-que-o-nosso-51263

    Ficas abespinhado pelas críticas que te fazem?
    Temos pena! É isso que tu fazes quando vens para aqui armado em vigilante da moral e bons costumes, em justiciaslista de pacotilha.
    Polícia? Juiz?
    Quem te encomenda a ti as funções de um procurador ou acusador do MP? Quem?
    Que autoridade, bases e provas tens para o fazer?
    Ficas incomodado com a crítica ao teu procedimento?
    Quanto aos joões carlos e rudolfodias destas vidas é isso mesmo - quero que se rudolfodam todos. Eles e os brunecos do lado de lá.
    Sabem lá bem o que andam a dizer e a fazer!
    Estes sim, estes é que são os verdadeiros censores, os verdadeiros assassinos do Benfica. E isso nunca lhes perdoarei.
    Este tipo de "benfiqueiros" e repito-o sem qualquer problema, porque o são estupidamente, têm um lugar especial do outro lado da segunda circular. Aí sim, aí podem vomitar tudo o que quiserem pois uns (os contra) serão sempre mais iguais aos outros (pró), ou queres comparar uns com os outros tendo por base realidades muito distintas e diferentes.
    Há uma coisa que sabes há muito tempo.
    Não concedo veleidades a tótós e anjinhos. Isso é uma realidade. E quando começa a a haver estúpidos no Benfica a darem tiros nos próprios pés que se "suicidem", mas que o não façam à Instituição que muitos construíram com paixão e dedicação.
    Tem juízinho e tento nesses dedos e nessa língua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Grande Vasco, tu deves ser daqueles que quando te encavam pedes mais. Há quem goste. Mas tens que mudar de palas.
      Abre os olhos miúdo, e não separes os benfiquistas como os brunecos, pois nós somos só um mas com visões diferentes.

      Eliminar
    3. rudolfodias,
      Não ligo a garotos nem quando estou distraído.
      Quanto a encavadelas, malandros de urinol como tu, há decadas que os como ao pequeno almoço e de cebolada.
      Vai mas é gamar, pá e deixa-te de criancices.

      Eliminar
    4. Ai tu és desses que vais para os urinóis espreitar para o lado? Bem me parecia.
      É por essas que todos cagam (e urinam)nos teus comentários.
      Não tens nível e cultura só no terreno de casa.

      Eliminar
    5. Até o teu nickname revela o que tu és. Um idiota!
      Tanto cagas nos meus comentários que até os comentas.
      Idiotas como tu, como já te disse já os como ao pequeno almoço há décadas!
      Nível e cultura?
      Cresce e aparece, rspazola!

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.