domingo, 28 de fevereiro de 2021

As causas da crise do Benfica - II

 Má política de contratações. Os interesses do Benfica não são o critério a que elas obedecem. O Benfica contrata mal (e ultimamente caro). Só o negócio importa. O scouting é fraquíssimo e não existe uma análise do perfil do jogador ou das necessidades da equipa.


Já falei da lógica empresarial com que Vieira conduziu o Benfica durante vários anos. Mas pelo menos no passado havia prospecção. Por exemplo, a Simão seguiu-se Di Maria e a este Gaitan. Os jogadores eram contratados tendo em vista os interesses do clube. A primeira equipa de Jorge Jesus era um equilíbrio de força e talento. No eixo central havia Luisão, David Luiz, Javi Garcia e Aimar, nas alas um extremo puro (Di Maria) e um jogador de equilíbrios e pulmão (Ramirez) e na frente Saviola e Cardozo. Os laterais eram Maxi e Coentrão. Além da qualidade, estes jogadores tinham poder físico e mentalidade. Eram todos muito competitivos. (No ano seguinte saíram vários destes jogadores - e estivemos três anos sem ganhar.)

 Mas a lógica de entreposto e a sobreposição dos interesses dos empresários aos do Benfica levaram ao descalabro. Quando Pedrinho foi contratado isso não obedeceu a qualquer necessidade do plantel. Escrevi-o na altura, não o digo apenas agora. 

https://justicabenfiquista.blogspot.com/2020/03/o-estranho-negocio-pedrinho.html

Este negócio até levou um olheiro a demitir-se. Mas claro que os yes man, os situacionistas, vieram logo dizer que eu estava errado, que não havia problema nenhum (ver caixa de comentários desse post).

Plantel desequilibrado e sem capacidade competitiva.

Os jogadores são contratados sem critério, a não ser a oportunidade de negócio (e mesmo aí resta saber se para o Benfica, se para os intermediários). O perfil dos atletas (físico e psicológico) não é minimamente tido em conta. É por isso que temos um plantel sem dimensão física e com pouco espírito combativo

Numa equipa de "animais competitivos", Weigl pode ser o trinco. Numa equipa como a nossa, é a receita para o desastre que acontece desde que o alemão entrou na equipa. O problema não é o tamanho dos jogadores. A questão é a sua capacidade de ganhar duelos, sprints e divididas. E nesse capítulo o Benfica tem um plantel altamente deficitário: Pizzi, Grimaldo, Cebolinha, Weigl, Pedrinho são os casos mais gritantes, mas mesmo na defesa não temos "bichos" como Rúben Dias. Não há no Benfica nem "carregadores de pianos", nem "tanques", nem tão pouco, com excepção de Rafa, jogadores explosivos. Somos uma equipa de pesos plumas

 

E um último aspecto: mentalmente o plantel é débil. Darwin parece um jogador com boas condições físicas e técnicas mas psicologicamente não tem tido a capacidade (e se calhar o apoio) para triunfar. E como ele, outros. 

 

 

 

Pecados de JJ

Quando uma equipa joga tao mal como o Benfica o treinador está sempre em causa. Quando esse treinador ganha milhões e tem à sua disposição um plantel que, apesar das limitações, tem tantas opções de qualidade, o seu fracasso é evidente. O Benfica não defende bem, é previsível no ataque, não marca um golo de canto, não tem uma ideia de jogo. Os jogadores não parecem saber o que fazer em campo. As substituições por norma pioram a equipa. 

Numa equipa com défice de combatividade e intensidade no meio campo, com falta de homens de barba rija, é absolutamente incompreensível que Gabriel não seja titular e que Samaris praticamente nunca tenha jogado. A titularidade indiscutível de Taarabt é outro mistério. Apesar de algumas características positivas, o marroquino falha demasiado e desequilibra a equipa. 

É inacreditável que Vinicius tenha saído. É inexplicável que Cervi tenha sido marginalizado no início e que mesmo agora jogue pouco. É incrível que se tenha colocado todo o foco na contratação de um central quando havia lacunas bem maiores no plantel.

O discurso de JJ também não faz sentido. Tanto promete arrasar, como diz que não tem tempo para treinar. Tanto diz que está habituado ao covid no Brasil como que o covid arrasou a equipa. Tanto diz que a partir de agora é que é, como se continua a desculpar com o covid. Tanto diz para os jogadores se levantarem porque não levaram com um pau, como pede carinho para os mesmos. As suas conferências de imprensa aos gritos não se admitem. 

JJ não tem neste momento estabilidade emocional para comandar a equipa e não parece ter a força mental para dar a volta à situação. Isto é um déjà vu dos três anos em que nada ganhou no Benfica e do segundo ano no Sporting. 

Arbitragens 

Já escrevi sobre isto. É um absoluto escândalo que o Benfica não tenha nenhum penalti ao cabo de quase dois terços do campeonato. Apesar de todas as falhas apontadas acima, com arbitragens normais talvez estívessemos noutra posição. 


Nota final: ao rever alguns dos posts que escrevi ao longo dos últimos meses constatei que tive razão nos alertas que fui fazendo. Também é patente pelos comentários que existem adeptos realistas, cuja visita frequente ao blog muito agradeço, que estavam a ver a mesma coisa e que contribuíram para uma análise correcta do que estava a acontecer. Outros porém preferiram meter a cabeça na areia e enveredar pelo seguidismo acrítico de tudo o que a direcção diz e faz. O tempo provou que estavam completamente errados. 

Isto suscita-me uma última questão: se nós, simples adeptos, conseguimos fazer diagnósticos correctos e apontar lacunas (e soluções) como é que a direcção que se dedica (ou devia dedicar) a tempo inteiro ao Benfica e é paga para tal, não o consegue?


Ver também a parte I deste post: https://justicabenfiquista.blogspot.com/2021/02/as-causas-da-crise-do-benfica.html


 

17 comentários:

  1. de facto o problema não é os jogadores serem baixos é serem baixos e ao mesmo tempo débeis fisicamente e até poderias ter um ou outro o grande problema é que temos muitos no plantel e pior jogarem vários ao mesmo tempo.
    e não venham com o exemplo do barcelona porque nem jogamos como eles nem os nossos jogadores tem a mesma qualidade.

    mas a falta de estabilidade emocional do treinador não é uma coisa temporária sempre foi assim e ele sempre foi incoerente alias a coerência dele sempre foram as desculpa tudo e o seu contrario servem de desculpas porque ele nunca falha.
    e quem acha que nunca falha nunca vai aprender com os seus erros e por isso vai continuar sempre a fazer as mesmas coisas e a ter sempre os mesmo resultados.

    o teu ultimo paragrafo diz tudo é que meros adeptos que o que sabem é apenas de um acumular de experiência que vão adquirindo de acompanharem o futebol e o clube à muitos anos identificam, alguns até apontam soluções, os problemas enquanto profissionais, e muitos bem pagos, continuam a cometer os mesmos erros anos atrás de anos.
    é que pelos vistos nem sabem identificar os problemas nem executar as soluções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente ontem disse uma coisa espantosa: que se voltasse atrás não mudaria nada... Enfim.
      Quanto às pessoas que falam no Barcelona, efectivamente não é exemplo. É a excepção que confirma a regra.

      Eliminar
    2. é o mesmo que o treinador quem acha que não comete erros nem sequer consegue aprender com eles por isso é que desde 17/18 andamos constantemente a cometer sempre os mesmos erros sempre e a ter os mesmos resultados, com uma excepção que ainda estamos para perceber como aconteceu.

      Eliminar
  2. Nao acrescento mais nada ao teu excelente texto concordo com tudo mas mesmo tudo.

    ResponderEliminar
  3. A política de contratações das últimas épocas tem sido a raíz dos nossos problemas recentes. Tal como vocês (Frank e João Carlos), referiram o perfil de jogadores que temos contratado não se adequa às nossas necessidades, basta ver quais é que foram os últimos laterais que contratámos e que tiveram continuidade no plantel, vemos Grimaldo que chegou em Janeiro de 2016, e agora Gilberto que parece estar a perder o lugar, OK pelo meio ainda houve mais uns quantos mas ninguém foi verdadeiramente opção, é curto. Temos que ser mais proactivos na questão do plantel. Para concluir, quando até temos elementos com condições para colmatar as fragilidades dos que têm sido contratados, mas que não são opções, por exemplo Cervi e Samaris, ou mesmo Florentino, Gedson, e Vinícius, e não os aproveitamos, então este resultado de estarmos a mais de 10 jornadas do fim e objectivamente já não termos hipóteses de ser campeões, vai ser mais normal do que poderíamos pensar ou desejamos. Nenhum clube acerta sempre nas contratações, todos os clubes têm épocas menos boas, mas se virmos bem entre 2014 e 2017 conquistámos um total de 10 troféus (salvo erro), de 2018 até 2021 temos 3 troféus que poderão ser 4 se conquistarmos a Taça de Portugal. Quando passamos de 10 em 4 para vá lá 4 em 4, penso que não podemos falar em um ou outro ano menos bom, nos estamos mesmo a deixar-nos ultrapassar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida uma politica de contratações sem rei nem roque,nós não temos olheiros temos cegos ,como é possivel a 4 anos que não temos um defesa esquerdo em condições o ultimo foi Eliseu e foi colocado de fora por Rui Vitória para colocar a abécula do Grimaldo ,a opção Nuno Tavares também não convence ,não evolui porquê ? temos o Filipe Cruz para mim superior a qualquer um deles ,trabalhar os jovens é o caminho para poderem ter sucesso na 1ªequipa ,se não progredirem o caminho é a porta de saida concordo plenamente com o regresso dos jogadores emprestados e arranjar colocação para Weigl ,Taarabt, e os dois defesas esquerdos que temos ,só assim podemos fazer alguma coisa a época que vem.

      Eliminar
    2. O problema dos laterais já parece uma sina.

      Eliminar
  4. bom dia ,vi de relance a entrevista de Vieira e achei extraordinária a lata dele ,tem a culpa toda mas, o Treinador deu o seu avale
    e acha que a indignação justa dos adeptos e sócios são um assalto ao poder,de
    os benfiquistas quererem quererem pessoas competentes ao leme do clube? Quererem acabar com o tachismo e desresponsabilização instalada ,de que qualquer resultado serve ? Isso não é o Benfica o Benfica foi construido e aliçerçado através de vitórias, querer e ambição e,não nesta miséria ,não é
    qualquer jogador ou dirigente que pode jogar ou dirigir o Benfica ,Vieira deu outro tiro no pé ao se colocar acima dos sócios e julgar os sócios ,ele não passa de um entre os seus pares ,agora como presidente ,acabou ,é o seu fim
    Vieira !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A entrevista foi má. Disse que assumia as responsabilidades mas depois não assumiu nada, pelo contrário. Até se preocupou em esclarecer que o treinador tinha dado o aval às contratações, algumas mesmo pedidas pelo próprio. Culpar os sócios não faz sentido nenhum. Mas enfim, não vou bater mais no ceguinho. Só espero é que consigamos ganhar todos os jogos até ao final do campeonato e depois disso a final da Taça de Portugal.

      Eliminar
  5. Tiveram uma oportunidade de mudança em outubro. Agora é aguardar 4 anos.
    Ok as outras escolhas eram más. Havia sempre a opção ,votar em branco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim votei Vieira , errei mas,o voto em branco não é opção que valide algo pelo Benfica pela grandeza do clube precisamos de alguém válido que não precise do clube ,o proteja e não ande de mão dada com os inimigos do clube tipo: Fernqando Gomes ,Proença, alguém que ame o clube como os sócios que não tiram proveitos mas sim deixam o seu dinheiro em quotas e Red pass ,mesmo com dificuldades financeiras e não como Vieira que quer
      tratar os sócios como clientes ,como já fui tratado na loja do sócio,sim cliente ,não há vergonha !

      Eliminar
    2. Não me parece que votar em branco resolvesse, a não ser que houvesse uma enorme quantidade de gente a fazê-lo e isso não é habitual. Acho que as alternativas até eram claras. Há uma grande tendência para votar em quem lá está e acho que esse foi um factor decisivo.

      Eliminar
  6. Li de relance a entrevista e,pareceu-me,que LFV tinha um emblema de ouro na lapela.Segundo julgo saber,ele teve uns anos que deixou de ser sócio,daí a minha estranheza.Gostaria que alguém me esclareça sobre o que
    exponho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a isso não sei, pelo que não posso comentar.

      Eliminar
    2. o que ele teve foi uns anos sem pagar as quotas que depois regularizou passando uma serie de anos seguidos como acontece com muitos sócios, não é ilegal.
      no entanto isso no meu entender é uma mancha para quem quer ser dirigente muito mais presidente.

      o que aconteceu é que na altura dos vinte cinco anos, emblema de prata, ele não o recebeu por não ter as quotas em dia.
      penso que já terá feito os cinquenta anos de sócio e tendo as quotas em dia terá recebido, como os outros, o emblema de ouro.

      Eliminar
  7. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.