sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A ditadura das transmissões televisivas (e o speaker)

E outros temas "logísticos" - o speaker da Luz


Esta semana o Benfica vai à Choupana, como sabemos, mas na próxima semana volta à Luz (dia 17 contra a Académica).
Para esse jogo, o Benfica lançou uma nova campanha, desta vez para o Dia de São Valentim, vulgo DIa dos Namorados, com preços muito económicos.
Como tenho assinalado, é muito importante, por todas as razões, ter grandes assistências na Luz daqui até ao fim do Campeonato.
A iniciativa é portanto muito meritória, tal como outras, por exmplo a do bilhete de família. Até aqui só tenho a elogiar esta política da direção.
O que já não se compreende é que o jogo com a Académica seja novamente num Domingo às 20.15h.
O assunto nem é novo. Jogo após jogo na Luz, os sócios e adeptos se queixam do horário.
Não há dúvida nenhuma que num horário diferente (ou apenas num dia diferente, por exemplo sábado), estes jogos teriam assistências ainda maiores. Com o Setúbal estiveram na passada semana quase 40.000 espectadores. Se o jogo tivesse sido à tarde teriam porém estado seguramente muitos mais. Talvez 45 ou mesmo 50 mil.
Para aqueles que vivem fora de Lisboa, ou mesmo nos arredores de Lisboa, assistir a um jogo num Domingo à noite é quase impraticável. As pessoas não podem chegar a casa à meia noite ou ainda mais tarde quando trabalham e/ou os seus filhos têm que ir para a escola no dia seguinte.
É impossível que a direção não esteja consciente disto.

O que nos leva à questão das transmissões televisivas. São os operadores que determinam estes horários. Porquê? Porque ao sábado à noite têm os jogos do Real Madrid ou do Barcelona para transmitir.
Mesmo assim não entendo porque não podemos jogar à tarde? Será que o regulamento interno o impede? Ou é porque a essa hora são transmitidos os jogos da Liga Inglesa?

Esta é uma questão para a qual a Liga tem que olhar e em relação à qual é preciso fazer alguma coisa. Se se querem mais pessoas nos Estádios, se isso é mesmo imperativo para a saúde financeira dos clubes e a emotividade da competição, então esta situação tem que ser rapidamente resolvida.

Por outro lado queria também lançar aqui uma outra questão e pedir aos blogs benfiquistas com quem temos parcerias que lhe dêm alguma atenção também, se estiverem de acordo com o que vou dizer.
Prende-se ela com os famosos speakers dos estádios, em particular o do nosso Estádio, que é o que me interessa.


A ideia das intervenções do speaker da Luz será certamente entusiasmar o público e puxar pelas bancadas. Mas o efeito é exactamente o contrário! Não está em causa a pessoa, a sua boa vontade ou sequer a sua voz. Está em causa que o apoio à equipa tem que ser espontâneo, tem que ser sentido. E isso é impossível quando é um speaker a forçar as bancadas a fazer coro. Mesmo os cânticos perdem muitas vezes a sua força não apenas por serem repetidos a toda a hora e a despropósito pelo speaker mas inclusivé pelo simples facto de ganharem uma dimensão oficial através do sistema de som do Estádio. Os cânticos pertencem às claques e às bancadas e entoá-los a partir de um microfone é desvirtuante.

Para além disso, a passagem contínua de música americana nos altifalantes até quase ao início da partida em nada contribui para o ambiente que se pretende que exista na Luz. Contribui apenas para esfriar as bancadas (que se vêm impedidas de sentir a vibração autêntica e o palpitar do jogo) e para não deixar ouvir o som genuíno das bancadas (para já não falar do das claques). Claro que quando o jogo começa todas as vozes estão frias e não se criou um ambiente conducente ao apoio à equipa e à pressão ao adversário.
Aliás, neste último capítulo, se desde o momento da entrada das equipas para o aquecimento os altifalantes fossem silenciados, certamente que essa pressão sobre o adversário cresceria, o nervoso miudinho se começaria de imediato a sentir e o se perceberia o que é o ambiente da Luz.

(Nem nos golos o senhor se cala, gritando como se estivesse num relato. Se eu quiser um relato ou fico em casa ou levo auscultadores. Eu vou ao Estádio para sentir o ambiente e não para ouvir microfones!)

Num clube altamente profissional todos estes factores devem ser considerados. Também neles se começam a ganhar os jogos.

Por favor, ajudem-me a fazer passar esta mensagem à nossa direcção. Com um speaker que silencia as bancadas e torna todo aquele ambiente numa espécie de discoteca estamos a prejudicar-nos a nós próprios e a facilitar a vida aos adversários. Isto é tanto mais verdade quanto mais importante é o jogo e maior a rivalidade com o adversário do mesmo.

8 comentários:

  1. Parabéns Frank! Há muito que comento isto com amigos, acredita que não és o único a sentir-te assim!
    Sem dúvida que a Luz se transformou num 'Circo'. É tudo artifical, desde o raio do Speaker que não se cala, ao idiota do Banzé ao intervalo, as Cheerleaders, as publicidades ao intervalo e acima de tudo a música aos ALTOS BERROS que impedem uma pessoa de conversar... é demasiado. Dá-me pena imaginar os sócios mais antigos a verem o triste espectáculo televiso que até no Estádio um jogo de futebol se transformou. Não percebo como ninguém muda isto, apesar de achar que é difícil que tal venha a acontecer.. são muitos int£r€s$es.. e esquecem-se do que mais importa: OS SÓCIOS, A CATEDRAL, O BENFICA!
    Queremos a nossa Catedral de volta! Limpa, verdadeira!
    Espero que este seja o início de um processo para mudar o que está a mais.
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo,já tinha essa ideia de ser tudo artificial é como se o adepto não tivesse lá... muitas vezes dou comigo na minha cadeira a olhar para o ar??? dou um exemplo da música... quando entra o "cheira bem! cheira a Lisboa!" o estádio anima e a reacção sai naturalmente... penso que existe pouca chama no que respeita á exploração do ambiente que envolve estádio, está tudo muito made em U.S.A... perdendo-se o que é popular o que é verdadeiramente português.

    RN13

    ResponderEliminar
  3. Para dar uma ideia, muitas vezes deviam-se aproveitar cânticos dos NN e sempre que um cântico fosse positivo como o hino do SLB… nos painéis do estádio deviam aparecer as letras desses cânticos ou musicas, depois era dar tempo ao tempo, não era preciso o speaker dizer o que fazer…
    O que tento dizer é criar letras fáceis para que a reação fosse imediata… o exemplo dos clubes ingleses que se aproveitam de letras de canções populares e as adotam como sendo suas… mas sempre agarrados ás raízes e ao que é popular.

    RN13

    ResponderEliminar
  4. concordo RN13, é essa apropriação das 'americanadas' que nos faz perder identidade... não somos NBA nem NFL, somos o benfica.. para quê cheerleaders e speaker de serviço? para quê musica pop no máximo?

    ResponderEliminar
  5. Felizmente ainda existem benfiquistas com olhos na cara e bom gosto.è de facto uma vergonha o ambiente na luz.Nao costumo ir la..ultima vez que fui foi ao ultimo Benfica Sporting,o do incendio..e apesar de ser 1 passeio bonito,e gostar do ambiente das tardes á volta do estadio,depois nele foi o contrario

    O Hino nao é tocado no seu todo,cortam na minha opiniao a melhor parte e passam pro fim do mesmo.
    Nos golos la vem uma maluquinho gritar goooolo...Agora parece que inventaram uma musica nova tambem que toca ao intervale,que mais parece uma musica funebre olha enfim é um degredo total.Mas claro que na nossa blogosfera ninguem liga nenhuma a isto,os maneis e albertos e companhias desta vida preferem é falar em temas de merda,gozar com o sporting e dar analises extensivas aos jogos dos iniciados ou da equipa de andebol ou coisa do genero.é triste mas é verdade!Isto ja pra nem falar da imagem que o Benfica vai tendo nos dias de hoje,vi la tanta gente no estadio com camisolas cascois etc que de repente ate fiquei mais com a sensação que afinal nao somos vermelhos e brancos,somos vermelhos e pretos.Nao á brio..nao á vaidade..nao á nada mesmo é qualquer merda serve.

    ResponderEliminar
  6. de acordo com o Anonimo,qualquer dia vamos ter o publico a gritar Defense,Defense,e depois,Atack,Atack...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.