quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mais uma época. Desfecho diferente?

Está prestes a começar a pré-época 2013/14. Alguns dos reforços do Benfica já se apresentaram no centro de estágios do Seixal para fazer os testes médicos e dentro de dias começarão os treinos e depois os jogos particulares. Uma das curiosidades desta pré-época é o regresso da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, que trará o primeiro derby, um Benfica-Sporting.

Em termos de plantel, como assinalei anteriormente, estão por definir as situações de Cardozo (que deverá mesmo sair restando perceber por quem será substituído), de Matic e da posição de defesa esquerdo. Essa será neste momento a prioridade, depois do eixo central da defesa ter sido (e bem) reforçado. Temos finalmente as situações de Gaitan e Garay por concretizar assim como a da lista de dispensas. Neste capítulo existe a boa notícia (por confirmar) de que Kardec terá sido apalavrado com o Palmeiras para um empréstimo de um ano.

A grande questão que se coloca é porém a de saber como acabará a época. Dificilmente os benfiquistas se deixarão este ano entusiasmar com o decurso da época que se avizinha, face às desilusões da que há pouco acabou. Mesmo que as coisas comecem a correr bem, o espectro da derrota nas decisões pairará até que tudo esteja definido.

Para que as coisas sejam realmente diferentes em 2013/14 há uma coisa que terá que mudar desde logo na primeira volta. Trata-se do resultado dos confrontos com o Porto. Já bati muito nesta tecla: o Benfica de Jesus, em jogos a contar para o campeonato, tem apenas uma vitória contra o Porto, obtida no primeiro jogo orientado por JJ. Foi na Luz, numa noite de chuva, com um golo de Saviola. Desde aí acumulámos derrotas e empates.

Enquanto o Benfica não fôr capaz de vencer o Porto terá muitas dificuldades em sagrar-se campeão. Isto pela simples razão de que o Porto praticamente não perde pontos nos restantes jogos - em três épocas teve apenas uma derrota! É obra! Nem o Barcelona, nem o Bayern de Munique conseguem registos deste tipo. Falsificação? Batota? É evidente!

O condicionamento dos árbitros quando o Porto actua é evidente para todos (exceptuando, talvez, os mais fanáticos adeptos portistas). Mas esse é já um dado da equação pelo que pela minha parte não contem para voltar a falar desse aspecto. Já disse muito, já identifiquei as causas. Quem quiser pode encontrar nos vários posts sobre o assunto, parte dos quais se encontram no separador "o sistema", as minhas reflexões e propostas sobre a matéria.

Para mim essa conversa acabou. Já escrevi o que tinha a escrever sobre a matéria.

Os sócios do Benfica elegem os seus dirigentes para estes zelarem pelos interesses do clube em todas as suas vertentes. Caso eles não o consigam fazer, devem assumir o falhanço e dar lugar a outros.

Esta é a postura de responsabilização que me proponho adoptar para a época que em breve se iniciará. Acabaram-se as explicações, acabaram-se as desculpas, acabou-se a tolerância para com os falhanços. Este ano o Benfica tem que ganhar o campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.