quinta-feira, 20 de junho de 2013

Racionalizar o plantel

O plantel do Benfica é claramente excedentário em termos de números e deficitário em termos de qualidade para alguns lugares.

Na minha opinião, os seguintes jogadores não têm lugar no plantel principal do Benfica:

Jardel - a época até começou bem, ao conseguir disfarçar a ausência de Luisão e realizar algumas exibições de qualidade. Os erros e as infantilidades porém sempre existiram e nalguns jogos eles foram fatais, nomeadamente na final da Liga Europa (inadmissível a forma como concedeu o canto e nem saltou no lance decisivo da partida). Tentar vender para o estrangeiro. Na minha opinião a única hipótese que resta para continuar é se for o 4º central (alternando com a equipa B) e estiver pronto para o aceitar.

Rúben Amorim - não é um mau jogador mas denotou uma atitude pouco profissional ao questionar as opções do treinador e ao falar das suas escolhas já depois de ter sido emprestado ao Braga.

Carlos Martins - demasiado inconstante, muito atreito a lesões (ou alegadas lesões), comete erros em momentos chave. Para sair, se necessário a custo zero.

Kardec - tive muita esperança neste jogador mas infelizmente ele nunca se conseguiu impor. Tentar colocar ou dispensar a custo zero. 

Sidney - lento, pesado, sem a atitude necessária para ser jogador do Benfica. Para sair a custo zero.

Roderick - é alto, parece ter alguma calma a jogar, tem alguma técnica mas falta-lhe agressividade para poder ser um bom defesa ou sequer médio de cobertura. Caso se considere que, sendo jovem, ainda poderá corrigir este aspecto fundamental poderia ser emprestado uma última vez. 

Luisinho - não tem a qualidade necessária para jogar no Benfica.

Urreta - demasiado intermitente, demasiado apagado, não faz a diferença.

Nolito - ao contrário de todos os outros é um jogador com qualidade para jogar no Benfica, que traria mesmo valor acrescentado. Penso que seria uma alternativa evidente e de qualidade garantida a Sálvio. Infelizmente porém Jorge Jesus parece ter embirrado com o jogador e nessas circunstâncias, para estar apenas a fazer número e possivelmente contrariado, mais vale sair.

Considerando que sairão também, pelo menos, Garay, Cardozo e possivelmente Matic e/ou Gaitan, ficariam no plantel os seguintes jogadores:

GR

Artur
Paulo Lopes (não estou seguro acerca de quando termina o seu contrato)
Oblak?

Defesas centrais

Luisão
Steven Vitória
Lisandro López (estará aparentemente em vias de ser oficializado)

Laterais direitos

Maxi Pereira
André Almeida

Laterais esquerdos

Melgarejo

Médios

Matic ?
Enzo Perez
André Gomes
Djuricic

Extremos/avançados

Sálvio
Gaitan?
Ola John
Sujemani
Markovic


Pontas de lança

Lima
Rodrigo
Nélson Oliveira ?

Total: 21 jogadores. 

Daqui resulta a evidente necessidade de contratar um defesa esquerdo e a desejabilidade de contratar uma alternativa a Maxi mais sólida do que André Almeida (que pode também jogar no meio-campo em determinadas circunstâncias).

No entanto, como já tenho assinalado várias vezes, as contratações já realizadas indiciam também que algo poderá mudar na forma de jogar do Benfica, o que teria implicações na restante estruturação do plantel, designadamente no que toca ao meio campo. Isso será objecto de um outro post.

2 comentários:

  1. Perfeitamente de acordo com tudo,bem visto e bem analizado força Frank.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica tem neste momento 104 jogadores! Parece um exagero. Mesmo com duas equipas, deveria ter cerca de metade, 60 no máximo. E tive pena da saída do Miguel Vítor, que quanto a mim quando foi chamado cumpriu sempre.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.