quarta-feira, 2 de abril de 2014

Cautela máxima

Por razões compreensíveis, os jornais desportivos já embandeiraram em arco e falam de "festa" do título. Claro que todos os benfiquistas queremos que isso aconteça - e cremos que acontecerá - mas sabemos bem que ainda falta vencer 3 jogos e que os jogos não se vencem sozinhos. É preciso fazer por isso, é preciso marcar mais golos do que o adversário. Também sabemos que qualquer "descompressão" leva a surpresas e faz com que as coisas não corram bem. Em resumo não se pode facilitar e há que, como disse JJ, "estar desconfiado" do adversário.

No futebol acontecem muitas surpresas, como foi o caso de ontem. Um Manchester United que tem feito uma péssima época, sem organização, sem rasgo, sem alma, jogou contra o "super-Bayern" que tem desmantelado os seus adversários e a verdade é que não só equilibrou o jogo como até foi superior nalguns períodos. Enquanto o resultado esteve 1-0, a eliminatória esteve algo periclitante para os alemães. Diga-se aliás que Rooney é quem tem carregado o United às costas, mantendo a equipa viva. A sua qualidade e determinação têm estado em níveis altíssimos esta época, destoando da maioria dos outros jogadores. 

O que nos leva ao próximo desafio europeu do Benfica, o supostamente modesto Alkmaar. Há que recordar que este clube esteve há alguns anos à beira da final (perdendo essa chance para o Sporting já nos descontos) pelo que não se pode considerar como de terceiro plano. Está desta vez nos quartos-de-final, para o que certamente eliminou adversários de valia. Tem um bom treinador.

Claro que o Benfica é à partida mais forte mas só se de facto fôr capaz de o provar dentro de campo (correndo e jogando melhor do que o adversário) é que passará a eliminatória. Qualquer atitude de complacência, de desinteresse ou sobranceria trar-nos-á amargos de boca. O treinador do Alkmaar aliás foi inteligente e tirou toda a pressão dos seus jogadores dizendo que não têm hipótese contra o Benfica. Há mais um facto que contribui em larga medida para que o Benfica tenha que enfrentar este jogo com o máximo cuidado e rigor: Fedja e Enzo estão indisponíveis pelo que jogaremos com um meio campo diferente e não rotinado.

Face a todos estes factores penso que o empate já seria um bom resultado para este jogo que teremos que enfrentar com muita cautela e caldos de galinha. Este como o que se segue, na segunda-feira, a primeira das chances que temos para conquistar as 3 vitórias que faltam. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.