terça-feira, 1 de abril de 2014

Tropeção do Chelsea e sprint do City e do Liverpool

A Liga Inglesa está ao rubro.

Com duas surpreendentes derrotas em três jornadas o Chelsea sofreu uma forte pancada nas suas aspirações. Mourinho queixa-se da arbitragem na primeira dessas derrotas (contra o Aston Villa) mas na segunda, ainda mais inesperada, contra um Crystal Palace que anda perto dos lugares de descida, não há nada a dizer. Desta vez o treinador português não terá abordado o jogo da melhor forma. E esta derrota pode-lhe sair cara, pois faltam apenas 6 jornadas para o fim do campeonato em Inglaterra. 

No imediato, a consequência foi a ultrapassagem por parte do sensacional Liverpool. Como já o fiz no passado, dou o braço a torcer no que concerne a este histórico, que não considerei candidato no início da Liga, dada o seu passado recente: agora já não há dúvidas, não apenas o Liverpool é candidato como está numa boa posição para vencer o campeonato, uma vez que receberá ainda Chelsea e Manchester City.

Os "cidadãos" estão novamente num bom momento e caso tivessem batido o Arsenal teriam ultrapassado o Chelsea, embora em igualdade pontual (em Inglaterra o critério de desempate é a diferença de golos - e recorde-se que ainda em 2012 o campeonato foi decidido assim). Dependem apenas de si para ser campeões, o que, com o plantel que têm, é uma verdadeira vantagem. Continuo pois a achar (aqui não mudei de opinião) que o City é o principal favorito. 

Tudo está porém em aberto e dependerá dos últimos jogos. Quem fôr capaz de manter uma boa forma nos últimos jogos estará em vantagem, sendo que tudo se poderá decidir nos despiques directos. A propósito de forma, o Liverpool é o clube que se encontra melhor, com uma impressionante série de 8 vitórias consecutivas. A qualquer momento porém as coisas podem mudar, como se viu com o Chelsea. 

Já quanto ao Arsenal, que como eu previ que viria a acontecer, saiu fora desta corrida. Saiu com alguma dignidade, pois até fez um bom jogo contra o City, merecendo mais do que o empate que alcançou. Vencendo esse jogo ainda manteria algumas ambições, assim já não. Foi sobretudo nos duelos com os grandes que o Arsenal se foi abaixo. Pode-se também queixar de algumas lesões mas penso que sobretudo Wenger não conseguiu preparar táctica e mentalmente a sua equipa para aqueles embates. A derrota com o Chelsea (e outras) foram humilhantes. Seria para mim uma surpresa se Wenger não abandonasse o clube no final da época. 

Quanto ao Tottenham, que defrontámos na Liga Europa, Sherwood está a fazer bem pior do que Villas-Boas, que já não tivera uma prestação muito positiva no início da época. O actual treinador não parece ser o homem certo para conduzir esta equipa a um sucesso relativo (um 3º lugar ou uma Taça) e também não deverá continuar para a próxima época. 

Sobre o desastre do United temos vindo a falar com regularidade. A sua carreira na Liga dos Campeões não continuará para lá desta eliminatória, podendo Moyes dar-se por satisfeito se não sofrer uma pesada humilhação. 


1 comentário:

  1. Era fantástico que o Liverpool se sagrasse campeão, até porque pratica um grande futebol. Mas o mais provável será o City ganhar

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.