quinta-feira, 3 de abril de 2014

Empate seria muito bom

O Benfica parte para estes quartos-de-final como favorito, o que se torna numa posição algo perigosa quando a diferença entre as equipas não é assim tão grande e o factor motivacional desempenha um papel importante. Face às inteligentes declarações do seu treinador, o AZ Alkmaar parte para o jogo sem pressão, sem nada a perder e com tudo a conquistar. Os jogadores jogarão pelo seu orgulho. 
JJ respondeu bem e destacou que seria também um grande feito para o Benfica alcançar as meias-finais de uma competição europeia, sobretudo depois do que já fez no ano passado (e há 3 anos) na prova.
Considerando porém que entrará em campo - e bem - uma equipa menos rodada, não creio que o Benfica seja favorito, especialmente se nos reportarmos a este jogo. Em sua casa e a jogar contra um Benfica mais fraco, o Alkmaar tem todas as hipóteses de vencer o jogo.
O empate seria pois para nós um bom resultado. Em casa, sendo efectivamente mais forte, e podendo contar com mais titulares habituais (nomeadamente Fedja e/ou Enzo), o Benfica poderia resolver a eliminatória a seu favor.
No jogo de hoje Cardozo voltará - tudo o indica - a ser titular, apoiado por Djuricic. Este é um dos aspectos que mais me preocupa. Com Lima e Rodrigo, a equipa tem uma tremenda agressividade, sendo de tal modo pressionante que não deixa a outras equipas organizarem o seu jogo. Quando o Benfica baixa as suas linhas, um deles (por norma é Lima) recua, fechando espaços e dando apoio ao meio campo. 
Ora Cardozo não tem obviamente esta capacidade e Djuricic também ainda não engrenou, não se encaixou na equipa, embora todos reconheçamos que tem qualidades. Cardozo, ponta de lança com uma história ímpar no Benfica nos últimos anos, tendo sido o principal obreiro da nossa presença na final da Liga Europa no ano passado, neste momento não consegue render. Fisicamente não está bem e não consegue dar o seu contributo à equipa. Estamos sempre à espera de que essa situação mude e que Cardozo possa com golos compensar a sua "ausência" do jogo. Veremos se isso é possível mas esta situação, aliada ao pouco rendimento de Djuricic leva-me a temer que a equipa possa ter dificuldades em segurar a bola no ataque e fique sujeita a bastante pressão por uma equipa holandesa rápida, jovem e virada para o ataque. 

Por outro lado, este jogo constitui uma excelente oportunidade para uma série de jogadores se poderem afirmar, como o referido Djurici, o próprio Sulejmani (que pode fazer melhor do que tem feito), André Gomes, para Sálvio continuar a melhorar e para o próprio Cardozo desmentir o que eu atrás referi e voltar a ser o goleador temível que tem sido nos últimos anos nas provas europeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.