sexta-feira, 4 de abril de 2014

Notas soltas de uma sexta-feira chuvosa

Ainda sobre a Liga dos Campeões, o Bayern aparece como claro favorito a passar às meias-finais, o Real Madrid praticamente já lá está, o PSG deu um passo muito importante para tal e Atlético de Madrid e Barcelona disputarão uma segunda mão de grande intensidade e alto grau de incerteza. O Barcelona é ainda, para mim, favorito, pois quem tem Neymar e Messi "arrisca-se" sempre a ganhar, mas a solidez defensiva do Atlético não deve ser subestimada.

Desta eliminatória resulta a queda de um "mito". Não me refiro à queda de José Mourinho enquanto tal, mas ao desmentido absoluto de que as equipas de Mourinho nunca deixam isto ou aquilo, ou nunca sofrem golos assim ou assado. Todas as equipas perdem e todas cometem erros, por vezes quase inacreditáveis. Quem passa a vida a criticar o Benfica e o seu treinador devia lembrar-se sempre disto.




Mourinho não é nenhum deus e perde tal e qual como os outros. Na passada quarta-feira o seu Chelsea até teve uma boa reacção ao golo sofrido (embora para mim o penalty de que resulta o seu golo não exista pois é Óscar que propositadamente faz o seu pé bater na anca de Thiago Silva - que jogador! - provocando o contacto) mas depois foi completamente banalizado na segunda parte, a ponto de sofrer um dos tais golos infantis que "as equipas de Mourinho nunca sofrem". E se virem bem, Lampard é um dos jogadores que fica pior naquele lance, pois Pastore passa por ele três vezes. Lampard, um dos jogadores mais fiáveis do futebol europeu na última década!

Todos erram, todos falham. Todos menos, claro está, os especialistas que criticam tudo e todos - mas muito especialmente o nosso treinador Jorge Jesus, por este não obedecer aos cânones que eles definiram.

Portugal é, já Camões o dizia, um País onde a inveja se eleva acima de quase tudo o resto e no qual o mérito é constantemente desvalorizado.



Passando então para a Liga Europa, gostaria de destacar ainda mais uma vez o facto do Benfica ter vencido categoricamente sem o seu meio campo habitual e, pior ainda do que isso, tendo durante o jogo sofrido uma lesão do seu habitual 3º centrocampista, Rúben Amorim a quem desejo rápido restabelecimento. É um grande jogador que está a justificar plenamente o seu regresso ao plantel. 

Muitos não terão percebido por que razão Jorge Jesus se riu no fim da entrevista quando lhe perguntaram pela exibição de André Almeida. Aquilo que Jorge Jesus optou por não dizer desta vez (mas a que subtilmente aludiu) é que se não jogar o Fedja "joga o Manuel" (a partir dos 2:50), tal como respondeu há alguns meses quando o questionaram sobre a saída de Matic que, como se viu, não implicou a queda abrupta do rendimento da equipa.


Eu nem sei se devia dizer isto, porque algum maluco ainda se vai lembrar de dizer que JJ está a desvalorizar os seus jogadores... Aquilo que JJ na realidade está a dizer é que a equipa já tem a sua dinâmica e que os jogadores que entram (e que obviamente têm qualidade) sabem o que têm a fazer e integram-se bem na mesma. Parabéns também ao André Almeida pela grande exibição. Não se deu pela ausência de Fedja, a ausência de Enzo, a ausência de Rúben. E começámos a época com Matic... Isto diz muito acerca da qualidade daquilo que está a ser feito no Benfica.

Mas continua a haver gente que se declara insatisfeita! Que protesta, que "exige" isto e aquilo. Eu pergunto-me, o que se passou com esta gente durante os anos 90, depois da enorme equipa que venceu 6-3 em Alvalade ter sido desfeita e termos penado durante mais de uma década sem ganhar o campeonato? Durante os anos negros de Vale e Azevedo? Pelo que dizem hoje, nessa altura imagino que tenham estado à beira do suicídio. 

Aquilo que eu digo é: que os nossos problemas continuem a gravitar à volta do que JJ disse ou não disse. É sinal de que continuamos a ganhar e de que para atacar - porque há muitos que precisam de estar sempre a atacar; é, talvez, algo de muito português - os "críticos", os especialistas, aqueles que sabem tudo e nunca se enganam precisam de se continuar a agarrar a minudências, a ninharias, a insignificâncias. Que os nossos problemas continuem a ser qual o grau de "poupança" que exibiremos em quartos-de-final e meias finais de competições europeias e nacionais, ano após ano. É sinal de que lá andamos constantemente.

Ah, e para finalizar. Jorge Jesus tem toda a razão quando diz que as finais se disputam. Há duas equipas em jogo, pelo que só uma pode ganhar. A mentalidade de "disputar" é a correcta, a mentalidade de que "não se joga" é doentia. A primeira é desportiva e saudável, a segunda nasce de uma atitude de ganhar a todo o custo, implicando que os "outros" são sempre figurantes. A máxima de Mourinho é boa quando se ganha mas torna-se ridícula quando se perde. E não se pode ganhar sempre.

1 comentário:

  1. Infelizmente há sempre pessoas insatisfeitas e prontas a falar mal, mesmo quando as coisas correm bem. É assim no nosso país há muito tempo, não sei se será assim também nos outros. E por isso é fundamental não dar ouvidos a essas vozes críticas e manter a serenidade, especialmente nos momentos mais delicados, pois por elas faz-se tábua rasa de tudo.

    Quanto ao meio campo, o elogio é inteiramente justo - o Benfica e o JJ, mais especificamente, têm formado grandes centrocampistas. Têm saído grandes valores e 'aparecem' sempre alternativas - ora essas alternativas não surgem de geração espontânea, é o resultado do (bom) trabalho de alguém.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.