segunda-feira, 11 de junho de 2018

Assembleias gerais

Ponto prévio: não escrevo a reboque de Rui Gomes da Silva, que toca neste tema na sua crónica no blog Geração Benfica. Desde ontem que eu tencionava escrever este post que acaba por coincidir, em algumas coisas, com a linha de pensamento de RGS.

No Sporting a oposição a Bruno de Carvalho procura fazer uma Assembleia Geral de destituição, ao passo que aquele, recusando essa assembleia, marca outras duas (embora essa não seja uma competência sua) nas quais pretende por um lado mudar os estatutos e por outro ter novas eleições ... para a mesa da Assembleia Geral e para o Conselho Fiscal. Ou seja, cada uma das partes neste diferendo quer usar (ou instrumentalizar) a Assembleia Geral - que é o órgão de representação dos sócios por excelência  - para prosseguir a sua própria agenda.

No Benfica felizmente não temos este triste espectáculo de um clube dividido até ao tutano, a ser diariamente enxovalhado na praça pública pelo seu próprio presidente. Tivemos um cenário parecido, como todos sabem, mas felizmente já há muitos anos. Mas se não há comparação possível entre as situações, há no entanto algo para que a situação do Sporting nos chama a atenção e que merece reflexão por parte dos benfiquistas.

Esta noite haverá uma Assembleia Geral no Benfica. É a primeira após o término da época e a primeira que eu me lembre em muito tempo. No entanto na ordem dos trabalhos estará apenas a discussão do orçamento e plano de atividades. Ora será que isto faz sentido? Será que, face a tudo o que aconteceu e está ainda a acontecer, não deverá ser esta uma oportunidade de abordar a situação no clube? Não deveriam ser analisados e discutidos os resultados no futebol, nas modalidades (onde nos arriscamos a não ganhar um único título - o futsal é a derradeira oportunidade) e os inúmeros casos judiciais em que o Benfica tem estado envolvido?

As assembleias gerais não podem ser apenas momentos burocráticos para carimbar e legitimar tudo o que a direção faz. Elas têm que ser o momento de dar aos sócios razões do que se faz e explicações para o que não corre bem. Os clubes pertencem aos sócios e as assembleias gerais servem precisamente para convocar e exercer esse poder das bases. Nessa medida as direções têm que prestar contas aos sócios e não podem pretender que as AG's sejam meras formalidades para expedientes estatutários sem substância. A agenda da presente reunião da AG denota esse espírito burocrático e uma tentativa de esvaziar a reunião da discussão dos temas mais prementes. 

A direção tem que perceber que está lá para servir o Benfica e os benfiquistas e não o contrário. Que o exercício do poder executivo por parte da direção representa uma honra para quem lá está e não um favor que se faz aos benfiquistas. Dito isto gostava que esta noite fosse feito um debate sério sobre o presente momento do clube e que a direção explicasse aos sócios o que se está a passar: péssimos resultados no futebol e nas modalidades, casos judiciais a envolver o clube e alguns negócios mal explicados, como os empréstimos de Jiménez e Talisca. 

É uma oportunidade única para, dentro de casa, esclarecer aqueles que com o seu dinheiro e dedicação sustentam toda a estrutura do clube, a começar pelos seus dirigentes. 

4 comentários:

  1. Assisto a assembleias gerais do benfica desde 1961 e, sempre houve um espaco de tempo pra falar de outros assuntos que nao estao na ordem de trabalhos.quanto as amadorasamadoras , ganhamos uma tsca de portugal,em asndebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E certo que apenas nos contentamos com os a campeonatos, mas ganhamos a taca de Portugal em Andebol e Voleibol, a taca da Liga em Futsal(M) e Basquetebol, a taca Intercontinental em Hoquei(M).
      Princupalmente nao esquecer que o Benfica tb e feito por mulheres, e em Futsal (bicampeas) e Hoquei (hexacampeas) ainda ganharan as tacas de Portugal e as Supertacas.
      Queremos sempre mais mas nao devemos esquecer as vitorias alcancadas nas modalidades nos ultimos anos e que nao jogamos sozinhos.

      Eliminar
  2. E o Pólo Aquático ganhou a taça de Portugal...

    ResponderEliminar
  3. Certamente ganhámos esses troféus mas eu referia-me a campeonatos. Mal seria se um clube da dimensão do Benfica, claramente o maior de Portugal, com maior número de adeptos, sócios, o maior estádio do País, não ganhasse nenhum troféu, até porque há múltiplos em disputa nas modalidades, entre taças de Portugal, da Liga, Hugo Santos, supertaças, etc.
    Dos os mencionados penso que apenas a Taça de Portugal em andebol merece destaque, porque claramente não éramos favoritos e há ainda cashballs em acção. No hóquei também temos sido prejudicados pelas arbitragens nos últimos anos, mas esta época não há desculpa. Simplesmente fraquejámos em casa contra o Sporting quando tínhamos tudo para ser campeões (um pouco à semelhança do que aconteceu em relação ao Porto no futebol). Isso para mim é falta de espírito vencedor.
    Já no que toca ao basquetebol, sem prejuízo do grande respeito que tenho pelo Carlos Lisboa, a época é uma desilusão completa.
    Respondendo ao que o José Santos diz das AG's, concordo e espero que isso aconteça também esta noite.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.