terça-feira, 26 de junho de 2018

Caminho estreito para Portugal no Mundial

Com o volte-face ocorrido nos últimos minutos dos jogos, Portugal complicou substancialmente as suas contas neste Mundial. Já no período de descontos, Espanha perdia e Portugal ganhava. Mas duas decisões do VAR inverteram este estado de coisas e Portugal perdeu a vantagem de três pontos que detinha, passando a segundo classificado do Grupo. Aliás esteve prestes a acontecer um golpe de teatro quando um jogador iraniano apareceu isolado frente a Rui Patrício. Seria a eliminação da selecção na fase de grupos.

As coisas complicaram-se porque Portugal não apenas vai enfrentar o Uruguai (que redimensionou a Rússia para um patamar secundário de competitividade - apesar do factor casa não poder ser completamente descartado numa eliminatória) como enfrentará, caso passe, o vencedor do jogo França-2º classificado do Grupo D (Islândia, Nigéria ou Argentina). Já a Espanha, após o jogo com a Rússia e caso passe, enfrentará o vencedor do jogo Dinamarca-Croácia. E, caso Portugal chegasse às meias enfrentaria com toda a probabilidade um Brasil ou uma Alemanha. 

Ou seja, o caminho que se abriu no Euro com aquela sequência improvável de resultados, aquele alinhamento estelar que nos permitiu evitar Espanha, Alemanha, Itália e enfrentar a França apenas na final, não se repete de modo nenhum no Mundial. Pelo contrário, com a conjugação resultante dos golos nos descontos, Portugal está agora no caminho dos tubarões, sendo as nossas probabilidades de ultrapassar todos e chegar à final bastante diminutas. Principalmente pelo que (não) estamos a jogar.

O jogo de ontem foi negativo na medida em que Ronaldo foi menos exuberante e confiante, falhando um penalty e tendo estado perto da expulsão (que a meu ver seria exagerada mas que obviamente esteve em cima da mesa). Foi negativo também porque voltámos a deixar-nos pressionar fortemente, desta vez nos momentos finais do jogo. Foi negativo porque o rendimento de vários jogadores continua a ser bastante pobre. Foi negativo porque se sente que falta a esta equipa segurança e estabilidade (nomeadamente emocional). A entrada de Quaresma no 11 foi positiva (o golo é monumental e a exibição bastante conseguida até ao extremo se começar a envolver em quezílias com os provocadores adversários) mas João Mário pouco adianta e William é demasiado lento. 

O caminho de Portugal estreitou-se mas para já mantemos pretensões legítimas de nos qualificarmos para os quartos de final, ou seja temos todas as condições de lutar de igual para igual com o Uruguai. 

PS - Lastimo a atitude de Carlos Queirós. É legítimo que seja profissional e prepare a equipa para a qual trabalha no sentido de tentar vencer o seu próprio País. É uma situação estranha e incómoda mas que nos nossos dias se compreende. Agora fazer aquele alarido, aquela pressão, antes, durante e após o jogo, sobre o árbitro e o VAR, pedir a expulsão de Ronaldo e ir dar "bocas" a Moutinho são comportamentos muito feios que só o diminuem. Não pode ficar admirado se depois disto a sua personalidade seja ainda menos apreciada pelos portugueses. 

3 comentários:

  1. Queiroz é o mesmo que agrediu um jornalista no aeroporto, que mandou o Luis Horta da ADOP ir fazer análises à "c. da mãe dele" no estágio antes do mundial 2010, é o mesmo que se incompatibiliza com superiores e subordinados por onde passa, que inventa desculpas sempre que perde (e tem perdido sempre, nos seniores).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o mesmo que disse que tinha que se varrer a porcaria da Federação quando falhou uma qualificação.

      Eliminar
  2. O Santolas se for um homem inteligente, podia ter ali na frente o Ronaldo, o Quaresma, o Bernardo e o Guedes e não precisava de mais ninguém. Com o Manuel Fernandes e o Bruno Fernandes no meio campo. O Ricardo e o Mário Rui para ontem também. Mas vão jogar os mesmos de sempre... resta saber se desta vez vai haver vaca do Santos novamente.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.