sexta-feira, 22 de junho de 2018

Desastre argentino

O que diríamos de Portugal e Fernando Santos se levássemos três da Croácia?
E diríamos com certeza com razão porque apesar de toda a qualidade da equipa croata (e é bastante) é preciso jogar muito mal para, a este nível, perder por três.
As piadas são mais do que muitas em relação a Messi, mas o problema reside na fraqueza colectiva da Argentina. Claro que também Portugal tem sido também frágil enquanto equipa e que apesar disso Ronaldo sobressai. Ainda bem que assim é. Mas não nos iludamos: o futebol é um jogo colectivo; um jogador pode suprir carências mas não ganha jogos sozinho. Por isso não duvidemos: apesar das más exibições (especialmente contra Marrocos), a selecção tem conseguido (com competência sobretudo defensiva) alcançar os seus objetivos.
A Argentina pelo contrário, não ataca nem defende competentemente. É uma equipa sem plano de jogo e com muitos equívocos. Ou arrepia caminho rapidamente ou sai prematura e inesperadamente do Mundial. A vitória da Nigéria abriu uma oportunidade de redenção. Veremos se a alviceleste a aproveita.
Está a ser uma competição incaracterística e com bastantes surpresas. Todos os candidatos e favoritos estão a enfrentar dificuldades inesperadas. nenhum está ainda fora mas todos eles terão que esperar pela última jornada para saber se progridem na competição.
Muita incerteza portanto, tardando em aparecer uma equipa que se distinga da concorrência e se perfile como potencial campeã.

4 comentários:

  1. Ainda me estou a rir da larga maioria que anda a falar ha anos a fio que o Messi é o melhor de sempre. Sim, ele é o maior de sempre em receber publicidade das grandes marcas, para estarmos sempre a falar dele. Mas... sem uma super equipa do Barcelona... nao chega aos pes do Maradona. Para quem nunca ouviu falar do Maradona, ele era a equipa do Napoles e da Selecao Argentina, os outros 10 compunham apenas o cenario. O Messi e apenas um golpe publicitario para vender uns shampoos e uns hamburguers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Messi é um grande jogador mas não há dúvida que não tem na selecção a capacidade de carregar a equipa às costas. O Maradona era efetivamente outras coisa. Como têm sido as grandes estrelas como Pelé, Rossi, Ronaldo Fenómeno, Zidane, Cristiano ao longo das décadas. Messi simplesmente não está neste patamar. Não faz a diferença.

      Eliminar
  2. Eu por vezes penso que não é preciso perceber muito de futebol para ver que Messi é o melhor jogador da história deste desporto. Mas depois leio certos comentários e se calhar até é preciso perceber alguma coisa de futebol...
    Esta selecção argentina é uma aberração, começando logo no treinador, e passando pelo esquema utilizado, e acabando nos jogadores. Basta dizer que Salvio, que na minha opinião nem no onze do SLB tem lugar, ali joga (ou já jogou) a titular. Com tanta qualidade individual e com o melhor jogador da história do futebol, até parece impossível não ganhar. Mas o Sampaoli parece ser capaz do impossível. Neste jogo contra a Croácia foi flagrante ver os jogadores argentinos em muitas, mas mesmo muitas ocasiões, porem as mãos na cabeça, o que denota muita intranquilidade e um jogar sob brasas. E estamos a falar de jogadores mais do que batidos, campeões ingleses, espanhóis e italianos, habituados a lutar por títulos. Se a cabeça não está bem, se o treinador é limitadíssimo, então não há nada a fazer... e não devia ser preciso ter um mestrado em futebol para perceber isto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não se percebe a Argentina. O Sampaoli está completamente desorientado e segundo as notícias locais já terá perdido toda a autoridade perante a equipa. É preciso recordar que ele tem uma carreira importante, tendo ganho nomeadamente uma Copa América com o Chile. Essa selecção jogava muito (e neste momento não está sequer presente no Mundial). Provavelmente está ultrapassado.
      Quanto ao Messi não concordo pelas razões dadas no comentário anterior. Acho que independentemente de "gostarmos" ou não de um jogador temos que nos ater aos factos e aos números. E os do Messi se são assombrosos no Barcelona já na selecção são fraquíssimos. E isso é que conta independentemente do que achemos acerca da sua qualidade (que obviamente é superlativa): até ver Messi só rende no Barcelona e isso afecta substancialmente o seu estatuto de superestrela.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.