terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Hat-trick resolve - adeptos de parabéns

Arrancada para o título

Este campeonato começou por ter uma história muito negra, ao nível do que de pior vem acontecendo em Portugal de há 30 anos para cá.

A "geração dos quinhentinhos" como o próprio Presidente dos árbitros, Vitor Pereira, agora admite que existiu, pode já não estar no activo mas a geração dos Proenças e Xistras durante as primeiras jornadas tudo fez para nos abater animicamente.

Não conseguiram! E o Benfica não se calou: pelo contrário, denunciou com todas as suas forças a vergonha que muitos árbitros e observadores continuam fazendo. O que se passou em Coimbra ultrapassou os limites da decência: um jogo que o Benfica deveria ter vencido tranquilamente foi completamente falsificado pelo árbitro com dois penalties que seriam para rir se acontecessem nas distritais ou em qualquer campeonato das arábias.

Pensavam, na tal torre onde acontecem coisas estranhas, que com isso nos abatiam, nos derrotavam. Não conseguiram. O Benfica continua focado no seu trabalho e com enorme competência a conseguir os seus resultados.

E assim continuam os mesmos de sempre (os Olegários, os Xistras, os Capelas e outros), semana após semana a ter que fazer vista grossa a penalties claros e a ter que assinalar foras-de-jogo inexistentes quando joga a equipa dos dois guarda-redes. Mas isto só para nos acompanhar e não, como no passado, para a equipa dos dois guarda-redes ganhar avanços de 5, 10 e 15 pontos.

Ontem o Benfica venceu o jogo teoricamente mais difícil até ao fim do ano e certamente um dos mais difíceis do campeonato. E venceu bem, apesar de ter tido um longo período durante a primeira parte (entre os 9 minutos e os 35) e um pequeno na segunda (até ao golo do empate) em que jogou muito mal e podia ter comprometido tudo. Nesse período deu demasiadas facilidades, alguns jogadores fugiram um pouco ao choque e aconteceu precisamente a tal sobranceria contra a qual eu adverti antes do jogo. Só um Benfica ao melhor nível poderia vencer e foi esse que, tal como Cardozo, apareceram na segunda parte.
Felizmente não fomos demasiadamente penalizados pelas falhas (já na segunda parte o Sporting teve três oportunidades claras de golo) e um hat-trick de Cardozo deu a volta a um jogo que esteve difícil, mas cuja vitória acaba por ser justa e até natural.

O Benfica está de facto hoje num patamar de qualidade bastante alto e a nível nacional será difícil de parar. Importa nunca ser complacente, pois há gente que está sempre à espreita na esquina, escondida na sombra, para nos prejudicar. Importa abordar todos os jogos com a mesma exigência e rigor.

Ontem, o Benfica esteve bem no seu jogo atacante, criando uma série de oportunidades e boas jogadas. Lembro-me assim, de repente, de pelo menos duas oportunidades claras na primeira parte e mais três na segunda, para além dos golos.

Mas na defesa não esteve tão bem. Jardel desta vez não esteve ao seu melhor nível, tendo sido batido em velocidade pelo menos duas vezes e outras tantas em antecipação. Por outro lado, o remate ao poste de Insua (uma das tais três oportunidades do Sporting) acontece porque todo o nosso meio campo defensivo lhe abre um corredor, quase uma passadeira. Isto já aconteceu em vários jogos do Benfica e deve ser revisto.

Mas, feitas estas ressalvas, o Benfica na segunda parte jogou muito bem, teve períodos excepcionais em que verdadeiramente dominou por completo o seu adversário e soube ter a tranquilidade para chegar aos golos e à vitória. Tal como Cardozo teve a necessária frieza para concretizar daquela forma tão segura o penalty. A partir daí a vitória estava assegurada. Era uma questão de números.

Há que dar agora continuidade a esta vitória, para ela possa constituir uma verdadeira arrancada para o título de Campeão que merecemos o ano passado e devemos fazer por conquistar este.

Uma palavra também para os adeptos que estiveram excelentes, apoiando a equipa mesmo quando ela estava a perder e dando-lhe muita força para a reviravolta. Há que continuar assim.

Uma nota final acerca do hat-trick: para mim Cardozo fez três golos. O primeiro até pode ter sido um autogolo. Mas para mim foi Cardozo que o marcou.

3 comentários:

  1. E a Liga deu os 3 golos ao Tacuara!
    Glorioso SLB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Não acredito! Mas a sério mesmo? o que dirá o Reco Reco que já pos o Cardozo a marcar só um? Tem mesmo a certeza de que a Liga lhe atribuiu os 3 golos?

      Eliminar
  2. Grande, justa e importante vitória do Benfica, num derby que não sendo um grande jogo foi bom e teve belos momentos de futebol, na maioria dos casos por parte do Benfica, uma equipa que nunca se resignou com o resultado, trabalhou, fez imensa circulação de bola e com uma grande 2ª parte deu a volta ao resultado e uma demonstração da grande diferença que há quer na qualidade dos jogadores, quer como equipa, em relação a este Sporting que tem sido banal, mas que ontem fez o seu melhor jogo da época, mas mesmo assim não chegou.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.