quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Juízinho e cabeça fria para ganhar em Alvalade

Fiquei um pouco surpreendido com algumas coisas que li pela blogosfera na noite de ontem. É óbvio que todos nós temos visões e análises diferentes das coisas e toda a legitimidade para as expressar.
Mas convém, até para sermos credíveis, ter um pouco de rigor nessas análises e sobretudo não dizer coisas que manifestamente não são verdade.

A primeira das coisas que foi dita e que não é verdade e me incomodou é dizer-se que o Benfica jogou com o Barcelona B.

Facto: o Benfica jogou com o Barcelona. 7 dos jogadores que iniciaram a partida e 9 dos que a acabaram  pertencem ao plantel do Barcelona. O Barcelona tem uma equipa B, de cujo plantel  jogaram ontem 4 jogadores (tendo 2 deles sido substituidos), tal como do Benfica jogaram 2 (André Almeida e André Gomes). Um dos jogadores do plantel B do Barcelona substituiu Dani Alves, que está lesionado.

Facto: o Barcelona começou o jogo com um jogador, Villa, cujo passe lhe custou 40 milhões de euros (sensivelmente metade de todo o orçamento do Benfica para a época) e é titular habital, tal como o é Adriano e tal como o é Puyol, aliás capitão. Alex Song (que até poderíamos pensar que é também um jogador do Barcelona B, face ao que se diz por aí ) jogou os 6 jogos da fase de Grupos da Champions e foi titular em 7 dos 14 jogos do Barcelona na Liga. O próprio Thiago Alcântara vem conquistando o seu espaço na equipa, tendo actuado já em 5 jogos da Liga esta época e mais um da Taça. Messi (SÓ considerado o melhor jogador do Mundo, antes ou a par de Ronaldo) e Piquet entraram na segunda parte.

Isto é o Barcelona B?
Um pouco de rigor, por favor.

É verdade que não jogaram Iniesta e Xavi e que Messi só jogou parte da segunda parte. Isso já se sabe. Mas alguém acredita de que de outra forma o Benfica poderia ter dominado o jogo como o fez, tendo o dobro dos remates, um deles ao poste, 5 vezes mais cantos e pressionando o Barcelona à saída da sua área?
Um pouco de realismo por favor.

O que o Benfica fez foi bom. Dominou, criou várias oportunidades, colocou o Barcelona em sentido. O que poderia ter feito seria excepcional: ter aproveitado as suas oportunidades e vencer em Nou Camp. Agora também há que perceber que se o Benfica eventualmente tivesse feito dois golos na primeira parte, as substituições teriam saltado mais rapidamente do banco (sobretudo Messi) e nada nos garante que o Barcelona não pudesse ter ainda assim empatado ou até vencido.

Mas o que há que destacar é a excelente preparação táctica feita pelos treinadores do Benfica para este jogo e a grande resposta dos nossos jogadores que desde o primeiro minuto não temeram assumir o jogo e "cair em cima" do Barcelona. A grande, muito grande pecha da nossa exibição foi de facto termos sido demasiado perdulários. Mas não contem comigo para criticar nem crucificar Rodrigo, Lima ou Maxi por esse facto. Eles deram o seu melhor e eu como benfiquista estou-lhes agradecido.
Um pouco de benfiquismo por favor.

"Oportunidades únicas" como esta aparecem todas as épocas. Se não em Barcelona em Manchester, se não em Manchester em Madrid, se não em Madrid na Luz contra um destes rivais. Todos os anos se pode "fazer história".

O que sobretudo conta não são vitórias em jogos destes mas sim em finais. Neste momento estamos algo distantes de poder vencer uma Champions, mas o fosso para os melhores tem-se atenuado bastante nas últimas épocas. Mesmo com "extra-terrestres" como Messi a abrilhantarem os tubarões do futebol mundial.

O que conta verdadeiramente são títulos e é para um título que podemos vencer que jogamos na próxima segunda-feira. Qualquer crítica desmesurada a uma equipa que tão bem jogou ontem é nesta fase contraproducente para o que precisamos de fazer na segunda. E o que precisamos é de ter muita garra, muita concentração (as tentativas de provocações serão mais do que muitas) e simultaneamente muita frieza para não falhar nos momentos da verdade.

Eu sei que esta nossa equipa o pode alcançar - e estou incondicionalmente com ela.

1 comentário:

  1. Subscrevo totalmente. Agora que venha a Liga Europa, e o Sporting já na segunda. Quem sabe esta derrota não foi um "bonus" para o Benfica e não consegue já este ano a tão ansiada final europeia ;) De qualquer forma, aqui estaremos para apoiar o Benfica!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.