segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Na liderança e no bom caminho

O Benfica alcançou no sábado uma boa vitória, com uma boa exibição frente ao Marítimo.
Não foi um jogo perfeito (nem tinha que ser), por três razões. Em primeiro lugar, a assistência nas bancadas ficou aquém do desejável. Crise e chuva ajudam a explicar mas não justificam. Em segundo, porque o Benfica sofre um golo no primeiro remate do Marítimo à baliza. Claro que a jogada é de sorte (um ressalto que deixa a bola à mercê do adversário e este remata quase por instinto, sem hipóteses para Artur) e claro que é irregular, porque o jogador está fora-de-jogo. Mas ainda assim deve-se trabalhar para que isto não aconteça. Em terceiro lugar, porque o penalty que marca a reviravolta (que parecia absolutamente inevitável face ao domínio avassalador do Benfica) é, no mínimo, duvidoso e resulta na expulsão de um jogador do Marítimo, o que deixa o jogo quase resolvido.

Penso que isto, com o hat-trick de Cardozo, a grande exibição de Matic e a segurança de Garay e Jardel, para além de exibições bem conseguidas de Maxi e Melga e dos extremos, praticamente resumem o que se passou no sábado.

Ainda em relação à arbitragem, para mim, insisto, o penalty é muito duvidoso. A bola cai muito em cima do jogador do Marítimo, que aliás está numa luta corpo a corpo com um jogador do Benfica pela posição. Claro que o jogador podia ter saltado e tentado jogar a bola de cabeça, o que realmente não fez, "deixando" a bola bater-lhe no braço. Ainda assim eu não marcaria porque penso que era quase impossível face à trajectória da bola evitar o referido toque.

Mas atenção: este penalty marca a viragem no marcador porque o Marítimo se tinha colocado em vantagem de forma irregular - aí sim objectivamente e sem margem para dúvidas. Por outro lado, segundo JJ, foi o fiscal de linha (o mesmo que não viu o fora-de-jogo) que terá visto a mão e assinalado essa situação ao árbitro. Nessa medida, não se pode falar de uma intenção em beneficiar uma equipa e prejudicar outra, como tantas vezes vemos acontecer em Portugal. Aliás o fora-de-jogo não é fácil de ver uma vez que o jogador que o está efetivamente mistura-se numa amálagama de jogadores quando a bola parte, tornando difícil ao fiscal de linha perceber quem é quem. São problemas resultantes da nova lei do fora de jogo que não pune o posicional mas que por vezes dá nisto.

Para terminar a análise à arbitragem, diria que nem o fora-de-jogo por assinalar pode ser comparado ao de Maicon na Luz o ano passado (pois aí o jogador do Porto está sempre adiantado em relação à linha defensiva do Benfica e aqui há um movimento contrário do jogador madeirense) nem o penalty é comparável às defesas de Alex Sandro nos últimos jogos, essas sim, penalties claros que ficaram por marcar.

Em termos de jogo jogado, o domínio do Benfica foi avassalador (o Marítimo fez 1 remate à baliza e dois ao lado...), tendo tido uma constância na sua pressão e futebol ofensivo que se deveram aos jogadores que atrás referi. Matic dominou tudo e deixou a bola sempre jogável, tendo feito alguns passes notáveis. Sálvio voltou a ser "motor" e Maxi também esteve muito bem, apesar de um ou outro erro ou entrada mais intempestiva. No lance do amarelo que o impede de jogar na próxima jornada foi exactamente isso que se passou, apesar da teatralização e aproveitamento da situação por parte do jogador maritimista. Jardel voltou às boas exibições, depois de algumas hesitações contra o Sporting.

Quanto a Cardozo, será que basta dizer que chegou aos 100 golos? Depois de uma grande ocasião em que o gurda-redes do Marítimo defendeu com os pés, iniciou um hat-trick que foi complementado com o regresso aos golos de Rodrigo.

O Benfica está na liderança e no bom caminho para o que todos desejamos para a época. Temos que consolidar esta caminhada e reforçar a liderança. O Campeonato regressa em Janeiro com uma visita ao difícil campo do Estoril e seguidamente vem o jogo com o Porto em que é da maior importância abrir um fosso pontual grande que nos permita ganhar balanço.

Entretanto vem agora a Taça da Liga e uma oportunidade para rodar os menos utilizados. Espero que JJ deixe descansar Ola John, Sálvio, Matic, Cardozo e Lima. Gostava de ver Nolito, Gaitan, bem como Miguel Vítor e o próprio Kardec terem tempo de jogo. Jornais falam da possibilidade de Nolito ser emprestado a um clube espanhol e referem o Granada. Tenho as maiores dúvidas de que isso tenha fundamento e espero sinceramente que Nolito não apenas fique mas que tenha mais tempo de jogo, pois considero-o um jogador de qualidade excepcional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.