quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Boa resposta e passo importante para meias finais

Olhanense-Benfica, crónica do jogo

Taça da Liga, 19/12/2012.
1-2: Evandro Brandão 47', Rodrigo 69', Lima 87'.

O Benfica apresentou-se com muitas alterações, como era esperado.
Não jogaram Cancelo, como se chegou a admitir, nem Lima (de início).

Na defesa alinharam André Almeida, Jardel, Sidney e Luisinho, no meio campo estiveram André Gomes e Enzo Perez, nas alas Nolito e Bruno César e na frente Gaitan e Rodrigo.

O Benfica dominou amplamente a 1ª parte mas praticamente não criou oportunidades de perigo.
Na 2ª parte viu-se desde logo uma intenção mais atacante mas acabou por ser o Olhanense a marcar, numa jogada de contra-ataque na qual Paulo Lopes se vê obrigado a sair da área para servir de último defesa mas o pontapé saiu mal, diretamente para os pés de um adversário que só teve que chutar para a baliza deserta.

Entraram então Sálvio (para o lugar de Bruno César) e Lima (para a saída de André Gomes), tendo Gaitan derivado para o meio, para jogar ao lado de Enzo. Mais tarde entraria Ola John para o lugar de Nolito.

A partir daqui o Benfica começou a criar boas jogadas de ataque e a pressionar o Olhanense logo à saída da sua área, praticamente não deixando os algarvios jogar. O primeiro golo surgiu de uma bola parada (um cruzamento ao segundo poste que Jardel devolveu ao centro da área onde apareceu Rodrigo a finalizar) e o segundo de uma boa iniciativa de Sálvio que foi finalizada por Lima, completamente isolado e à boca da baliza.

O resultado é justo e dá ao Benfica já boas perspectivas de apuramento para as meias finais, face ao empate (2-2) entre Moreirense e Académica. Na próxima jornada o Benfica vai a Moreira de Cónegos (30 de Dezembro às 16h na TVI24), terminando a fase de grupos com a recepção à Académica (9 de Janeiro).

Negativo: a excessiva agressividade dos jogadores do Olhanense. A permissividade completa do árbitro perante isso (Jardel foi uma das vítimas predilectas, parecia mesmo um alvo dos olhanenses) e o inexplicável rigor com que pelo contrário amarelou os nossos jogadores, não perdoando quase nada. Digo quase, porque Rodrigo arriscou a expulsão que o árbitro não concretizou. Um penalty por marcar por falta sobre Enzo. A exibição indescritível de Bruno César. A fraca prestação do nosso ataque na 1ª parte. Um jogo menos conseguido de Luisinho, que este ano já fez muito melhor. A narração de Fernando Correia - com tantos anos disto devia ser capaz de disfarçar um bocadinho melhor o seu sportinguismo. Aliás não conheço outro caso de um narrador ou relatador que simultaneamente faz comentários numa perspectiva clubística.

Positivo: o regresso aos golos de Lima e o segundo golo consecutivo de Rodrigo. A exibição de Paulo Lopes que deu uma enorme segurança à equipa e não ficou manchada pelo golo do Olhanense (fez o que tinha a fazer, simplesmente não tendo sido feliz no local onde a bola foi cair). A parede Jardel. A exibição esforçada de Nolito (apesar das coisas nem sempre lhe terem saído bem) e a subida de rendimento de Gaitan quando jogou no meio. A boa exibição e intensidade de André Almeida. A boa entrada em jogo de Sálvio. A entrega dos jogadores, a capacidade de virar o resultado e de vencer com uma equipa praticamente sem os titulares habituais. Uma assistência bastante razoável no estádio, especialmente considerando ser um dia de semana e o jogo ter transmissão em direto em sinal aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.