quarta-feira, 12 de junho de 2013

Artur também pode sair

Artur fez uma grande Liga Europa e foi um dos responsáveis pela presença do Benfica na final. 

No entanto para o campeonato as coisas já não foram tanto assim. 

Nos jogos em que tudo se decidiu, Artur ficou muito mal na fotografia. Primeiro foi o jogo da Luz contra o Porto, em que o Benfica estava num grande momento e poderia ter adquirido uma vantagem psicológica e pontual sobre o seu único rival deste ano. Artur deu um golo ao Porto, num lance que ainda hoje me custa a entender.



Depois contra o Estoril Artur, ainda que perturbado pela acção de Licá em posição irregular (talvez a que lhe mereceu a contratação pelo Porto), deixa entrar uma bola fácil, tornando tudo muito mais complicado.

Finalmente nas antas, apesar do ressalto em Maxi, a bola do primeiro golo do Porto era perfeitamente defensável. Indo para o intervalo em vantagem, o Benfica tinha tudo para ser campeão. Foi um erro que saíu caro até porque Artur, aí sim numa bola bem mais difícil, não conseguiu fazer o que ainda assim não era impossível para um grande guarda-redes, que era defender o remate de Kelvin. 

A isto acresce uma nova exibição comprometedora na final da Taça, que custou o troféu.

Muito embora eu evite sempre culpabilizar um jogador pelas derrotas (Jorge Jesus tem responsabilidades sobretudo na final da Taça, jogo em que André Almeida foi o pior jogador em campo, e Roderick deixou Kelvin fazer o referido remate) esta sucessão de erros de Artur é um bocadinho demais.

Refira-se que a possibilidade de Eduardo vir para o Benfica é real. Não sei se será a melhor solução (sobretudo depois do que vi no jogo Portugal-Croácia) mas que vários indícios apontam para que Artur venha a perder o seu lugar, disso não tenho dúvidas.

8 comentários:

  1. E no empate contra o Nacional deu outro pato, nas competições nacionais o que fica é que falhou em momentos decisivos e não foram poucos.

    ResponderEliminar
  2. E na final da LE também andou aos papéis ao deixar fugir-lhe por entre os dedos uma bola inofensiva!
    Ao descer as escadas rolantes do Arena, disse para quem me acompanhava que o Benfica precisava de contratar um guarda redes...
    Não sei se o Eduardo será o ideal. Para mim, o Rui Patrício sim, entraria de caras na equipa. Os lagartos precisam de massa e uma conversa leal, franca e honesta, com certeza resolveria a questão.
    É que nós nunca fomos campeões com um guarda redes estrangeiro...
    Mas a direcção do Benfica está pouco se preocupando para estas superstições...

    ResponderEliminar
  3. sem duvida que falhou contra o nacional, crac na primeira volta, estoril, e guimarães, ainda contra o beira mar e estoril, primeira volta, no entanto sem influencia no resultado.
    não acho que ele tenha sido a única razão do empate contra o crac já que a equipa só jogou e procurou o golo enquanto esteve a perder depois do segundo golo teve muito tempo para resolver o jogo e nunca o consegui fazer.
    sobre o eduardo parece que certas pessoas tem memoria curta se criticam o artur pelos golos sofridos no antro do crac o que dizer então dos sofridos pelo eduardo na madeira que nos valeu a eliminação da taça.

    ResponderEliminar
  4. Depois de ter pensado um bocado no assunto, cheguei à conclusão de que não concordo com a substituição do Artur na baliza. É certo que borrou a pintura no final da época e compreendo a insatisfação dos adeptos. Mas acho que já deu provas de que pode ser um grande guarda-redes e a sua substituição colocaria uma grande pressão (e não apenas pressão, instabilidade na posição) no sucessor, o que poderia ser prejudicial. Patrício poderia ser uma boa hipótese na baliza, mas acredito sinceramente que com Artur ficamos bem servidos e que ele quererá redimir-se e fazer uma grande época.

    ResponderEliminar
  5. Quem viu Eduardo no amigável, viu que tem fragilidades a sair aos cruzamentos.
    Se há aspectos que Artur tem de melhorar, sem dúvida que também haverá outros em Eduardo. Ambas fragilidades podem resultar em golo, mas o que é certo, é que houve bastantes lances em que a qualidade de Artur foi fundamental para se ganharem jogos e eliminatórias na Europa.
    Artur merece mais apoio e confiança dos Benfiquistas...

    ResponderEliminar
  6. Precisamos de um segundo bom guarde redes para forcar o Artur a dar o litro no primeiro ano fez uma epoca espectacular,este ano foi so dar frangos que muito nos prejudicou que venha Rui Patricio ou entao aquele do Estoril que me parece bastante bom.

    ResponderEliminar
  7. Ola amigo Frank esta preguicoso para escrever venho ca todos os dias a procura de algo novo,e deparo-me sempre com o Artur.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.