quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ainda as transferências de Hulk e Witsel

Não me alegro com a desgraça de ninguém mas também dificilmente poderá ser chamada de desgraça a situação de Hulk (e, em menor grau, de Witsel) neste momento no Zénite.

No entanto, não é agradável chegar a um clube e ser motivo de ataques dos próprios colegas.

A situação no entanto não me causa propriamente surpresa. Os valores quer das transferências, quer dos ordenados, pareceram-me desde logo manifestamente inflacionados. Os jogadores do Zénite não gostaram e um deles disse mesmo "se tivessemos contratado o Ronaldo ou o Messi ainda compreendia, mas não foi isso que aconteceu".

De Hulk disse eu neste blog, a dada altura: "os valores da transferência de Modric mostram que o que o Porto quer por Hulk é irrealista - a não ser que o dinheiro venha da Rússia" e, num outro momento: "Um jogador super protegido no campeonato português, o "super herói" apaga-se sempre nos palcos internacionais. Hulk é um bom jogador mas não é excepcional".

Agora confirma-se. O valor dos jogadores do Porto está inflacionado em Portugal em virtude do proteccionismo de que beneficiam por parte dos árbitros e do sistema. Houve certamente grandes jogadores no Porto: Jardel ou Falcao são os casos mais evidentes. Falcao está mesmo no top mundial. Por isso saiu por valores tão elevados. A maioria dos que saiem são porém bons jogadores que são transferidos (em parte por adulteração da competição em Portugal) por preços inflacionados - e o mercado europeu já o começou a perceber.

Olhe-se por outro lado para onde estão e como jogam os jogadores do Benfica que sairam nos últimos anos: Di Maria, David Luiz, Javi Garcia, Fábio Coentrão, Ramirez. Dois deles foram campeões europeus no ano passado (e como jogaram!), ao passo que Di Maria é titular e muitas vezes um dos mais perigosos jogadores do Real Madrid. Vaja-se como o próprio Saviola, a outro nível, está a demonstrar a sua qualidade. No entanto em Portugal eram "caceteiros", "simuladores"... E sofriam na pele essa fama. Neste nosso futebol a brincar, Aimar foi, de acordo com os árbitros e comissão disciplinar, o jogador que protagonizou o lance mais violento de toda a época passada! Isto parece uma anedota mas aconteceu mesmo...

Enfim, é só mais uma achega e mais um sinal de quão pervertido está o futebol em Portugal. Nesta medida compreendo perfeitamente e apoio a iniciativa dos adeptos para o jogo da próxima terça-feira com o Barcelona.

5 comentários:

  1. post sem coerência nenhuma... só se vê para um lado. O porto tem mais ex-jogadores campeões europeus do que o benfica e nenhum é mencionado. enfim!!

    ResponderEliminar
  2. No seu post refere que valor de Hulk "é irrealista", e que pelos valores falados só poderia sair com dinheiro russo. Mas não refere que a cláusula de rescisão do Witsel também só poderia ser batida pelo dinheiro russo (nenhum outro clube pagaria tanto). Ou seja, pelas suas palavras apenas quando os jogadores do Porto saem para a Rússia é que é desprestigiante.
    Quanto aos jogadores, aqui ficam os que me lembro, não sei se estarão todos ou não.
    Pelo Chelsea em 2012 – Paulo Ferreira, Raul Meireles e Bosingwa (posso descontar o Hilário se quiser)
    Barcelona em 2006 - Deco
    Vice Campeão Europeu
    Man United em 2009 e 2011– Anderson
    Chelsea em 2007 – Ricardo Carvalho (para juntar aos restantes nomeados em cima)
    Gostaria de referir ainda, e para não tornar o comentário muito extenso, que por exemplo, Lisandro foi eleito melhor jogador do campeonato francês em 2010. (mais um jogador “inflacionado” do campeonato português)

    ResponderEliminar
  3. Eu considero que a venda do Witsel também foi inflacionada. Neste caso não é tanto inflacionada, é mais que o Benfica, depois da saída da Javi, não queria mesmo vender o Witsel, pelo que só batendo a cláusula de rescisão ele saiu. O caso do Hulk é porém diferente: ele era a principal figura do Porto e tinha uma cláusula de 100 milhões (!!). Além disso, disse-se que não saia por 50, falava-se de propostas milionárias dos "tubarões" europeus, e depois saiu por 40 para o futebol russo.

    Mas quanto ao sucesso dos jogadores, vejamos.
    Pelo Chelsea quantas vezes jogou Paulo Ferreira e o próprio Bosingwa na campanha do ano passado? Poucas (e custaram balúrdios na altura). O Bosingwa era um jogador bastante bom mas o Paulo Ferreira era um jogador pouco mais do que mediano.
    Quanto ao Raul Meireles tem razão . Aliás foi importante pois marcou contra o Benfica mas não foi um dos que saiu por fortunas. Ainda assim nenhum desses jogadores tem um peso sequer semelhante no Chelsea a Ramirez ou David Luiz.
    Em relação ao Anderson, considero que me está a dar razão, pois tem sido um completo flop no Manchester.
    O Ricardo Carvalho foi de facto um excelente jogador.
    Eu acho que conseguiu mencionar quase todos os casos de sucesso, mas repare que são a "geração Mourinho" que foi uma excepção.
    Lembre-se também do caso Sissoko, que não foi para o Milan por causa dos dentes...

    O campeonato francês é fraquinho. O lisandro é um jogador igual a muitos outros.

    E isto para não falar de treinadores, nomeadamente do "fenómeno" Villas Boas...

    ResponderEliminar
  4. Considera que a venda do Witsel também inflacionada mas não refere nada no seu post sobre isso. (daí ter referido a falta de coerência)

    O paulo ferreira tem 33 anos. Obviamente não quer comparar com os outros jogadores. Na 1ª época em Inglaterra fez quase 40jogos. (nada mau para um flop)

    O flop Anderson na sua 1ª época fez 33 jogos no MU. (com 19 anos, num campeonato que nada tem a ver com o português e de certeza com problemas de comunicação – já todos vimos o vídeo dele a falar inglês). Foi nessa época o melhor jogador jovem da Europa em 2008 (agora vai dizer que é um prémio sem interesse e significado- vale a pena ver quem o ganhou).

    Também se pode dizer que a venda do Coentrão foi inflacionada, visto que o lateral esquerdo da selecção Campeã Europeia foi vendido por 14milhoes, numa transferência interna.

    Acho que se não deve generalizar as vendas de nenhum clube. Muitas vezes são inflacionadas outras não, depende sobretudo do momento da venda e oportunidade de negócio.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.