quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Meireles muito mal, defensores ainda pior

Quando Luisão deu um encontrão (nunca se provou se propositada ou inadvertidamente) a um árbitro, levantaram-se por este País fora vozes de indignação. Como era possível? Escandaloso! - afirmaram. Tal como Javi e Jesus que riam (pudera, a cena parecia, como disse José António Saraiva, retirada de um filme de Charlot) e o pobre do Carraça que deveria ter feito não se sabe bem o quê e não fez.

Na altura considerei que Luisão foi no mínimo imprudente e que o Benfica se deixou apanhar na curva pois a primeira coisa que deveria ter feito era contactar os alemães e o próprio árbitro (embora pareça que este se recusou a ver Luisão, que se pretendia explicar, logo após o jogo) e não deixar o caso escalar. Até porque já sabemos que há gente que não olha a meios. Gente oriunda sabemos bem de onde. Guilherme Aguiar é um deles. Um cínico de primeira.

Agora calhou a Raul Meireles ter um problema com um árbitro e logo vieram uma série de personalidades do futebol português dizer que não, que nada se passara, que Meireles era "incapaz" de fazer as coisas que se lhe atribuiam.

Pois bem, aí estão as imagens. Meireles não só fez um gesto que bem se percebe o que quer dizer como cuspiu na cara do árbitro. Inqualificável.

Ao nível, tenho que o dizer, de outras coisas que se têm visto a jogadores passados e actuais do Porto. É uma certa subcultura que impera por alí. Que se alarga a adeptos e comentadeiros. Quem por vezes passa os olhos pelas prosas dos Miguéis Sousas Tavares ou dos Ruis Moreiras ou ouve os Miguéis Guedes desta vida sabe do que eu estou a falar. É um destilar constante de ódio misturado com mentiras descaradas e insultos inqualificáveis. O "clube do regime", o "caso Calabote", o "andor", o "campeonato do túnel", "Palermo". Esta gente não tem mesmo um pingo de seriedade, de honestidade intelectual. O "clube do regime" era o único clube que praticava a democracia que em tempos usou o nome de vermelhos num duplo sentido, de oposição ao regime, que era um clube popular e nunca das figuras cimeiras do regime. O "caso Calabote" surge num ano em que o Porto é campeão. O "andor" foi tal que o Benfica que praticava um futebol arrasador, o tal rolo compressor, com goleada atrás de goleada, que bateu na Luz o Porto, o Sporting e o Braga absolutamente sem espinhas, só conseguiu ser campeão na última jornada. O "campeonato do túnel" foi aquele em que Hulk, Sapunaru e outros jogadores do Porto, com mau perder, andaram agredindo de forma violentíssima seguranças pelo túnel, de tal forma que até o Ministério Público deduziu acusações criminais contra aqueles dois. Esse foi também o campeonato em que houve bolas de golfe e pedradas nas antas e uma batalha campal provocada pelos adeptos do Porto na final da Taça da Liga no Algarve (onde levaram 3-0 e o jogo teve que ser interrompido devido ao arremesso de objectos e cadeiras por parte dos adeptos e Bruno Alves teve que ser substituido porque o árbitro não o expulsava apesar de 3 agressões a Cardozo e uma a Aimar). Quanto a Palermo nem vale a pena dizer mais. Um adepto adversário morto, um dirigente morto no estádio, mas nem uma voz se ouve. Nada se passou. Foi só fumaça...

Agora digam-me: que gente é esta?

Eu próprio respondo: Meireles mostrou-o - e bem. Aquilo é Porto. Fóculporto.

Não, felizmente não somos todos iguais. Não quero ser assim nunca - e sei que a maioria esmagadora dos benfiquistas também não. Ganhar sim, mas sendo melhor. Não a todo o custo, não atropelando os outros e as regras. Defender sim, mas com a verdade. Reconhecendo quando se erra e nunca recorrendo à mentira e à manipulação grosseira. Há que ter e manter princípios. Só assim se constroem valores, só assim se constrói uma história de que nos possamos orgulhar.

8 comentários:

  1. porque é que agora com a posiçao tomada por esse representante do foculporto ou seja o presidente dessa vergonhosa federaçao nao se demite oseu dever era faze-lo de imediato simplesmente nao serve os interesses da corrupçao em que ele é o representante numero 1 do velho fedorento enequivocamente até me dà vontade de vomitar

    ResponderEliminar
  2. Concordo 200% com tudo o que o post diz, mas infelizmente é mais um caso para se poder dizer "Pregar no Deserto".
    Pessoas sem verticalidade jamais poderão absorver o conteúdo deste post, porque só estão bem com eles próprios quando revertem à "chico espertice", ao insulto e à calúnia, para atingir um único fim - ganhar.
    Quanto à postura dos dirigentes da Federação, ultrapassa todos os limites da resonabilidade quando a UEFA lhes deu a oportunidade de fazerem justiça no caso Luizão e agora demonstram indignação neste caso. Só gente hipócrita e sem princípios pode comportar-se desta forma.

    ResponderEliminar
  3. Não ouvi ninguém se queixar quando o Presidente da federação (o que foi apoiado pelo Vieira) foi a correr para a Alemanha a tentar defender o Luisão, quando todos vimos nas imagens o que ele fez e que foi bem mais grave do que o Meireles fez.

    O Raul apenas fez menos que o Petit uma vez fez em Bessa quando já jogava no Benfica. Mas esse não teve qualquer castigo, como sempre acontece lá para baixo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei que conversa é essa do Petit, mas não me admira nada essa defesa do Meireles vinda "aí de cima". No fundo só prova o que eu digo no artigo acerca dos adeptos do Porto. Obrigado por essa confirmação, directamente de "aí de cima".

      Eliminar
  4. Agora que existe o video que não deixa margem para dúvidas, será que ainda defendem o indefensável?

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda conseguiu ver o castigo reduzido!! É incrível. Eu não desejo o mal a ninguém e portanto não fico chateado por esse facto mas realmente é estranho. As imagens provam de forma clara a cuspidela (a não ser que essa tenha sido até noutro jogo, o que nem me espantava). O que não deixa dúvidas é sobre o tipo de jogador. abraço Ricardo

      Eliminar
  5. Eu sinceramente não o consigo ver a cuspir , e odeio mesmo o gajo!

    ResponderEliminar
  6. Se o Meireles tivésse sido do SL Benfica seria crixificado, como foi dos corruptos é glorificado. Aquilo que ele fez não foi cuspir, foi abençoar o árbitro. Por isso, de 11 jogos passou a 4 de castigo.
    Coitado de Luisão que se vê bem o que não fez e teve 2 meses de castigo.

    Miguel



    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.