sexta-feira, 11 de abril de 2014

Juve - vencedora anunciada da Liga Europa

Desde que eliminada da Champions e repescada para a Liga Europa, a Juventus, por várias razões, incluindo o facto de ser bicampeã de Itália e a final se disputar em Turim, tornou-se na principal favorita à conquista deste troféu.

É preciso perceber bem que a Juventus, para além de ser de longe a equipa mais titulada em Itália, com um domínio absoluto nos últimos 3 anos, tem uma história europeia impressionante, acumulando um total de 10 títulos: 2 Taças/Ligas dos Campeões, 1 Taça das Taças (contra o Porto), 3 Taça UEFA, 2 Supertaças europeias e 2 Taças Intercontinentais. Tem ainda uma Taça Intertoto. É evidentemente algo que está apenas ao alcance dos maiores da Europa (em termos estritamente europeus note-se que o Milan tem um palmarés superior à Juventus com umas impressionantes 7 Taças/Ligas Campeões). 

A Juventus, que se prepara para ser tri-campeão de Itália, tendo tido ao longo do campeonato uma série de 12 vitórias consecutivas (a segunda mais longa de sempre da série A), tem um plantel fortíssimo. Se é verdade que o campeonato italiano já foi mais forte do que é neste momento, isso não nos deve levar a cair no erro de que estamos perante uma equipa apenas razoável ou "acessível". Não, estamos perante uma equipa de topo com várias estrelas internacionais, habituadas a jogar no máximo da exigência e do grau competitivo, incluindo mundiais. Com efeito, a Juventus constitui a base da selecção italiana, com destaque para Buffon, Chiellini (um autêntico gladiador), Pilro, Barzagli, Marchisio e Bonucci. Depois têm jogadores como Asamoah, Vidal, Vucinic e Tevez.

Não tenhamos pois ilusões: a Juventus é claramente a favorita a vencer a competição e portanto favorita nesta eliminatória. É indiscutível que o Benfica tem feito uma excelente campanha, que está a jogar um grande futebol e que tem jogadores de muito boa qualidade, mas a Juventus simplesmente está num patamar acima em termos de competitividade e soluções no seu plantel. A "obrigação" de ganhar está toda do lado da Juventus.

Claro que isto não quer dizer que o Benfica já esteja eliminado ou que deva abordar esta meia final com uma atitude derrotista. O Benfica tem as suas chances. Se estiver no máximo das suas capacidades, o Benfica pode, sublinho pode, eliminar a Juventus. Um bom jogo não chegará para isso. O Benfica precisará de fazer dois bons jogos e possivelmente contar com alguma sorte. 

Precisamos pois de ser realistas e admitir que em circunstâncias normais a Juventus passará a eliminatória e vencerá a Liga Europa. Em circunstâncias excepcionais e muito favoráveis o Benfica poderá conseguir passar à final e aí sim teria uma grande oportunidade de vencer a Liga Europa, pois me parece que qualquer uma das outras semi finalistas estão num patamar semelhante e possivelmente até inferior ao do Benfica.

Temos porém "direito" a sonhar, até porque o Porto eliminou o Nápoles, equipa muito forte e certamente bem superior ao Sevilha que agora goleou e humilhou esse mesmo Porto. A Juventus é superior ao Nápoles mas o Benfica também é superior ao Porto. Há pois esperança, mas tem que haver realismo e noção das distâncias. 

O que leva muitos benfiquistas a fazer "exigências" desmesuradas (excluindo aqueles que são mesmo mal intencionados e querem apenas desestabilizar) é a ilusão de que o Benfica tem dos melhores plantéis do mundo. O Benfica tem um bom plantel, excelente para os padrões nacionais, mas que em termos internacionais é simplesmente médio. O que leva muita gente à tal ilusão é o facto de Jorge Jesus ter colocado o Benfica num patamar de excelência acima daquilo que seria previsível. 

Jorge Jesus não faz milagres, porque isso só Jesus Cristo, mas tem feito de facto um trabalho notável, extraordinário, que levou um plantel bom a render a níveis óptimos quer a nível nacional quer europeu.

Tenho consistentemente defendido desde o início da época que o Benfica tem o melhor plantel em Portugal. Mas em termos da equipa, do 11, o Benfica não tem uma superioridade assim tão evidente sobre Porto e Sporting. O que faz a superioridade - clara e indiscutível do Benfica nesta época - é a dinâmica da equipa. E isso é evidentemente fruto de um trabalho extraordinário realizado pelos treinadores e jogadores ao longo da época. 

Neste momento o Benfica tem que se focar exclusivamente no jogo com o Arouca. Vencendo, fecha definitivamente a questão do campeonato. Depois disso, seria também muito importante vencer o Porto por mais de uma bola para alcançar a final da Taça de Portugal. A "dobradinha" ficaria à mão de semear, e isso seria importante para marcar um novo ciclo no futebol português, ciclo vitorioso para o Benfica.

Depois disso então que venha a Liga Europa para desfrutarmos, desta vez sem "obrigação" de vencer mas nem por isso com menor ambição. Mas uma coisa de cada vez e sempre com os pés assentes no chão. 



3 comentários:

  1. fds, não podia concordar mais. vou só concordar mais um bocadinho antes de me ir embora. Concordo! Aliás, reconhecer essa superioridade teórica da Juventus é o primeiro passo para se ir à final.

    ResponderEliminar
  2. Sim, concordo plenamente com a análise.

    Mas agora uma coisa, Frank..... Se porventura, estivessemos na Champions, nas meias-finais, e a Juventus também lá estivesse..... Não seria antes preferível, nos sair a Juve.... que por exemplo, o Bayern ou o Real Madrid ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente. Aliás por alguma razão a Juventus saiu da Champions. Para mim a Juventus está num patamar abaixo dessas equipas de topo do futebol europeu. De certa forma, como o Benfica. O Benfica é claramente, abaixo dos colossos, uma das melhores equipas. Por isso tem estado sempre nas fases decisivas nestes últimos 5 anos, em que por duas vezes podia ter feito mais, especialmente com o Chelsea (quer na Champions, quer na Liga Europa), o que só não aconteceu por falta de sorte.
      Juventus e Benfica estão portanto num nível semelhante, simplesmente eu considero que a Juventus é favorita pelas razões referidas. Em geral, acrescento, o futebol português não se dá nada bem com o italiano. Mas claro que temos as nossas chances e eu certamente estarei esperançoso de que possamos criar uma meia surpresa passando à final (e já agora ganhando desta vez!).

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.