segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Londres 2012 - balanço e contagem final de medalhas


Terminaram ontem, com a pompa e o estadão inglês, os Jogos Olímpicos de 2012.
O sucesso foi completo para os organizadores e penso que todos os amantes do desporto terão ficado satisfeitos com a competição e os espectáculos. Houve poucos casos de doping, nenhum incidente verdadeiramente grave, um grande espírito de desportivismo e algumas provas verdadeiramente sensacionais.
É evidente que as figuras maiores dos Jogos foram Usain Bolt e Michael Phelps. Dois atletas extraordinários que provaram ser de longe os melhores nas respetivas modalidades, cintilam o brilho dos predestinados e deram aos espectadores momentos únicos. Nas pistas ou na piscina, Bolt e Phelps foram e são os mais rápidos de sempre.
Mas para além deles, os Jogos tiveram outros momentos memoráveis de dedicação ao desporto, de esforço, de abnegação e de fé que devem constituir um modelo para os jovens. Foi o caso dos 400 m barreiras masculinos, os 5.000 m femininos, evidentemente os 100m masculinos e os 400 m estafetas, entre muitas outras provas.
Mas os jogos são também um veículo de promoção global do desporto, nomeadamente de modalidades que noutras circunstâncias pouca ou nenhuma visibilidade têm. Lembro-me de assistir até à prova de marcha e a um jogo de ping-pong...
No "campeonato" das medalhas, os EUA venceram, depois de terem estado muito tempo atrás da China. A ultrapassagem deu-se aquando da entrada do atletismo em força nos jogos: face às 29 medalhas dos EUA (9 de ouro), a China conseguiu apenas 6 (1 de ouro). Isto fez toda a diferença na contabilidade total: os EUA tiveram 104 medalhas, 46 das quais de ouro, a China 88 (menos 16), 38 de ouro (menos 8). Outra modalidade que os EUA dominaram foi a natação, com 31 medalhas contra 10 da China.
Em 3º lugar (bronze no "campeonato" das medalhas), o último do pódio, ficou a Grã-Bretanha, com um total de 65 medalhas (perto das 70 "prometidas", algo que nos primeiros dias pareceu uma miragem), 29 das quais de ouro. A Rússia teve mais medalhas (82) mas menos de ouro (24), o que explica, de acordo com os critérios do Comité Olímpico, a classificação. O país mais "prejudicado" por esta forma de contabilidade é o Japão (38 medalhas) que fica em 11º lugar, quando num sistema de contabilidade simples ficaria em 6º. Os mais beneficiados foram a Coreia (que com apenas 28 medalhas ficou em 5º) e a Hungria (que com apenas 17 medalhas alcançou o 9º lugar). Em 6º, 7º e 8º ficaram os europeus Alemanha, França e Itália e em 10º a Austrália.

Em relação à participação de Portugal (69º classificado, juntamente com Botswana, Gabão, Guatemala, Chipre e Montenegro), já escrevi o que penso, nomeadamente acerca da ausência de desporto escolar e de um grande desinteresse da sociedade portuguesa, que só se lembra das modalidades quando existem Jogos Olímpicos, altura em que todos os ódios, frustrações e azedume são descarregados nos atletas.
Penso que todos os atletas portugueses deram o seu melhor; o problema é que isso não chega porque basicamente não há desporto e muito menos alta competição em Portugal, excepção feita ao futebol. A nossa participação saldou-se assim por uma medalha, o que é fraquíssimo. Pior mesmo (em países comparáveis) só a Áustria, que não conseguiu nenhuma.

Por fim, uma palavra para o Brasil, que nos últimos dias perdeu três finais, conquistando assim medalhas de prata que poderiam - e nalguns casos deveriam - ter sido de ouro. O Brasil perdeu a final de voleibol masculinos (vencendo a de femininos), a de voleibol de praia e a de futebol. Esta última é a mais inexplicável e de mais difícil aceitação pois era óbvio que o Brasil era, de longe, a melhor selecção e talvez aquela que mais se aproximava do que será a sua equipa em 2014. Com Neymar, Thiago Silva, Rafael, Juan, Pato, Hulk e tantos outros, não se compreende que o Brasil perca com a equipa do México, que não tem nem de perto o mesmo talento.
Venha o Rio, mas entretanto, volte o futebol o sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.