segunda-feira, 27 de agosto de 2012

À atenção da direção do Benfica - cuidado com as campanhas

Ainda eu mal tinha acabado de escrever o anterior post e já temos novidades. Não satisfeito com as declarações do seu treinador, o Presidente do Setúbal vem dizer que "se fosse ao contrário havia uma revolução". É curioso, porque não apenas não tem razões de queixa como inclusivamente "ao contrário" aconteceram no ano passado casos muito mais graves (não vou enumerá-los pela enésima vez) e não aconteceu nenhuma revolução.

Outra declaração interessante, esta de José Pedro, jogador do Vitória: "Amoreirinha foi expulso e Luisão, numa jogada praticamente igual (!), apenas viu o amarelo."

Porque é que isto é importante?

Pela simples razão de que tão importante quanto a realidade é a percepção da realidade. Se, cada vez que o Benfica nem sequer é beneficiado, ou se o é é apenas marginalmente, por centímetros de Melga, há esta gritaria, cria-se a percepção de que o Benfica é realmente muito beneficado pelas arbitragens. Isto quando, como sabemos, é exactamente o contrário do que se passa.

Para mim, isto é o sistema a actuar. Um sistema que controla clubes satélites e muita da imprensa. Esta percepção distorcida passa para a opinião pública e pesa no subconsciente dos árbitros, já de si condicionados pelas estruturas dominantes (observadores, etc.) afectas ao Porto.

O Benfica não pode portanto deixar passar estas mensagens impavida e serenamente. Se o treinador deve estar resguardado, o que se compreende, já o departamento de comunicação e o Presidente têm que repor a verdade das coisas. Não há razão para os clubes raramente se sentirem prejudicados quando jogam com o Porto - e tantas vezes o são de facto - e quase nunca se insurgirem contra as arbitragens daqueles jogos e à mínima razão de queixa (real ou imaginada) em jogos com o Benfica se levantar um "aqui d'el Rei" como se os estivessem a atirar diretamente para a 2ª divisão.

Se o Benfica nada disser de certa forma dará a ideia de que concorda e está calado porque foi beneficiado. Quanto aos árbitros, se mesmo quando decidem justamente, apenas porque isso é a favor do Benfica, são objecto de um churrilho de críticas e quase um incitamento a uma revolução, então a pressão será enorme para NUNCA decidir a favor do Benfica em qualquer caso que levante a mínima dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.