segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fez lembrar o 8-1



Excelente vitória, ontem no Bonfim, com o Benfica a fazer lembrar a equipa de há três anos e a equipa que o ano passado alcançou 5 pontos de vantagem sobre o 2º classificado. É um campo por regra difícil para o Benfica, pelo que a vitória de ontem é importante.

Foi uma grande exibição, obviamente facilitada pela expulsão de Amoreirinha. De certa forma, o jogo ficou logo alí sentenciado, tal a diferença de valor entre os jogadores das duas equipas.
Pouco depois veio o primeiro golo e o jogo acabou mesmo.

Sálvio esteve infernal, assim como Rodrigo, a justificarem a titularidade. Sálvio é realmente, independentemente do número de extremos que temos, um jogador como há poucos, que de facto faz a diferença. Quanto a Rodrigo, a opção de renovação foi a mais acertada como se viu pela confiança e atitude que ontem exibiu. Entre os dois é difícil escolher quem esteve melhor, pois Rodrigo marcou dois golos, mas eu escolheria ainda assim Sálvio porque foi um motor a alta rotação que, com os seus esticões, "partiu" totalmente a defesa do Vitória de Setúbal.

De resto toda a equipa mereceu nota alta. Maxi subiu sempre muito bem, Garay deu enorme segurança, Javi esteve ao nível habitual, que é muito alto, Witsel pautou e dominou o meio campo e também Enzo Peres começa a demonstrar ritmo e entrosamento.

Jesus esteve bem ao fazer uso do super-banco de que dispomos, efetuando as substituições cedo e dando minutos a Nolito, Carlos Martins e, mais tarde, Aimar. Todos eles tiveram boas atuações e participação em golos, tendo Nolito mesmo marcado, num lance facilitado pelo guarda redes.

Por fim, em relação a Melgarejo, a exibição foi também bastante boa, destacando-se a excelente jogada e notável assistência para o 1-0 que desbloqueou definitivamente o jogo. Aliás, foi sua a iniciativa que levou à entrada e consequente expulsão de Amoreirinha. No entanto, continuo a ter as maiores dúvidas em relação a esta solução para o lugar de defesa esquerdo. Melgarejo é para mim - já neste momento - um grande jogador mas para o lugar de extremo. Neste jogo destacou-se a atacar e poucas vezes teve que defender. Nessa medida não sei se o Benfica fica a ganhar muito com a sua adaptação ao lugar de defesa.
Lembro-me que Coentrão como extremo não tinha qualidade suficiente a atacar. O mesmo se passava com Maxi. Faltava-lhes algum talento, alguma imaginação e explosão que as extremos é requerida para fintar os adversários. No entanto, tratando-se de dois jogadores com enorme pulmão, vindos de trás e embalados, tornam-se muito perigosos e úteis no ataque. Daí serem adaptações de sucesso.
Já Melgarejo possui essa capacidade de explosão, possui sentido de baliza e uma velocidade espantosa. Penso por isso que tem qualidade suficiente para ser extremo.
Como defesa, não excluo que dê novos erros tais como os que deu contra o Braga.

Sobre a arbitragem e alguns comentários ouvidos nas televisões, falarei de seguida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.