segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Insólito e desnecessário

A cena lamentável do passado sábado aparentemente não terá consequências sérias para a época que se inicia no próximo fim-de-semana.
É evidente que a forma como o árbitro caiu é despropositada e até caricata. Nem discuto que a arbitragem possa ter sido má e que a expulsão de Javi fosse desnecessária. Mas será que isso, mesmo a ser verdade, justifica que Luisão corra de uma forma tão abrupta para o árbitro? Será que aquele jogo, que para nada interessava, justificava que um dos jogadores mais importantes da nossa equipa arriscasse um pesado castigo?
Para além disso, esta situação vem dar munições aos adversários que a aproveitarão para tentar de novo branquear o que se passa com a arbitragem em Portugal, afirmando que o Benfica é que tem sempre um problema com as arbitragens, como se "prova" em jogos internacionais. As queixas que - com toda a razão - fizemos contra as arbitragens, nomeadamente no ano passado, vão agora ser relativizadas e alguns árbitros poderão até entrar para os nossos jogos predispostos a interpretar qualquer gesto dos nossos jogadores como manifestações de indisciplina e a dar-nos (ainda) mais cartões. Isto enquanto os mesmos de sempre se vão rindo.
Naturalmente que não tinhamos como adivinhar o que vinha a caminho, mas a verdade é que a posteriori a deslocação a Dusseldorf parece ter sido uma má decisão. Digo isto sobretudo pela forma inexplicável como os alemães reagiram, ao ameaçar queixas à UEFA e a "exigir" a devolução do cachet. Quando se esperava que o clube procurasse minorar o incidente (afinal de contas o Benfica era seu convidado), os dirigentes alemães deitaram ainda mais achas para a fogueira. Se o Benfica se tivesse recusado a continuar o jogo, compreendia-se. Mas quem o fez foi o árbitro, o que é inexplicável, especialmente considerando que nada de realmente grave se passou, a não ser talvez o ridículo do seu teatro. Ao árbitro cabia expulsar Luisão e continuar o jogo.
Entretanto a Federação alemã, citada pel' "A Bola" de hoje, diz que não abirá nenhum inquérito e que não remeterá o caso à UEFA, considerando que é a FPF que tem competência para tal. Inclusivamente o árbitro não terá feito relatório do jogo (de acordo com mesma notícia).
Do mal o menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.