segunda-feira, 23 de abril de 2012

O que falta jogar (em Portugal e na Europa)



Depois de uma jornada sem surpresas, ficam a faltar três para o fim do campeonato. Haverá ainda alguma esperança para o Benfica?
Eis o calendário:

Rio Ave-Benfica, Domingo 29 às 19.15h
Benfica-União de Leiria, 6 de Maio
V. Setúbal-Benfica, 13 de Maio

Marítimo-Porto, Sábado 28 às 20.15h
Porto-Sporting, 6 de Maio
Rio Ave-Porto, 13 de Maio.

A verdade é que o calendário do Porto é mais difícil do que o do Benfica e sugere que alguma coisa mais pode ainda acontecer até ao fim do campeonato. Não é muito expectável, até porque, como disse anteriormente, o Porto tem vencido em situações de pressão, como foram os jogos na Luz e em Braga. Mas não é impossível que, por exemplo, empate na Madeira e perca com o Sporting ou a inversa. Ou mesmo que perca pontos com o Rio Ave. O Benfica perdeu os 5 pontos que detinha de avanço sobre o Porto em duas jornadas quando nada o levava a crer. Com a vitória de ontem e o empate do Braga, o Sporting voltou a sonhar com o segundo lugar (até porque o Braga vai a Alvalade na última jornada). Dependendo do resultado de quinta-feira em Bilbao, o jogo com o Porto pode-se tornar num jogo muito importante para a época do Sporting.

Tudo isto não passa de um exercício especulativo. Sobre o futuro pouco ou nada nos é dado a conhecer. Importante é o Benfica vencer os seus jogos (independentemente do que acontecer nos do Porto, ou seja mesmo que o Porto ganhe os três jogos que lhe faltam). Depois virão as contas e os balanços. Para vencer jogos e títulos é importante ter uma atitude competitiva constante e um espírito sempre ganhador. Os resultados do Sporting desde que Sá Pinto é treinador mostram isso mesmo. Não importa em que lugar se está ou o que ficou para trás. Importa isso sim enfrentar cada jogo com muito rigor e profissionalismo que os resultados aparecem.

No resto da Europa futebolística, o grande destaque vai obviamente para a vitória do Real Madrid em Barcelona. Mourinho finalmente conseguiu - venceu em Nou Camp e logo num jogo decisivo. Sem casos, apenas com futebol jogado. Mais uma vez, para além das questões tácticas, em que Mourinho é um mestre que aprende, a atitude competitiva da equipa foi muito importante. Desde o início que o Real Madrid foi uma equipa confiante e essa melhor entrada no jogo deu-lhe uma vantagem que custou muito desgaste ao Barcelona anular. Logo a seguir a conseguir o empate e quando o estádio esperava um cerco ao adversário e um massacre nos minutos finais, Ronaldo deu a estocada final. Muito saboroso para o Real Madrid e justo, este triunfo resolve o campeonato em Espanha.

Na Alemanha, as coisas ficaram matematicamente resolvidas este sábado, com a confirmação do bicampeonato do Dortmund, ao passo que em Itália a Juventus além de ser a melhor equipa, venceu a Roma por 4-0 e aumentou para três pontos a sua vantagem para o Milan, que empatou em casa com o Bolonha (evitando a derrota apenas no último minuto com um golo de Ibrahimovic).

Surpreendentemente, em Inglaterra a Liga voltou a estar "viva", com o empate do Manchester 4-4 com o Everton. O Manchester é demasiado inseguro defensivamente e isso é perigoso. Esteve a vencer por 4-2 a menos de 10 minutos do fim e deixou-se empatar. O City venceu e ficou a 3 pontos. Dentro exactamente uma semana o City recebe o United, estando todos os bilhetes para o jogo já vendidos. Por fim em França há também incerteza com o Montpellier a ter 2 pontos de vantagem a 5 jornadas do fim.

2 comentários:

  1. O Fócuporto tem ganho sob pressão, o que não me admira nada. Quando a coisa não está a correr bem sempre aparece um penalti... Contra o Beira-mar isso foi tão evidente...
    O sistema não dorme, e acima de tudo, não falha quando é necessário!

    ResponderEliminar
  2. Se fosse o Benfica todos diriam que era um mergulho para a piscina. Possivelmente o nosso jogador levava amarelo e acabava expulso.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.