terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Os "desvios" e as maçãs podres

Sobre o Sporting já praticamente todos dissemos o que havia a dizer: vive um momento demencial, não tem rumo e cada vez acelera mais a fundo sem saber para onde.
O problema é que cada dia que passa aquilo que dissemos ou escrevemos é ultrapassado pelos acontecimentos e o fim parece estar mesmo ao virar da esquina. Quando em Maio escrevi que o Sporting poderia estar em perigo de falência a curto prazo não imaginava porém que ainda antes do ano civil acabar essa fosse uma possibilidade admitida pelos próprios dirigentes do clube.

Na entrevista de Domingo, Godinho disse esta coisa espantosa: que o Sporting precisa até ao final da época de 45 milhões de euros, o que dá 5 por mês.

Onde os vão buscar? Desconheço em absoluto e estou mesmo quase seguro de que não conseguirão reunir essas verbas, estando a época desportiva arruinada e praticamente finalizada, depois da recepção ao Benfica.

Há outro factor, que sabemos desde ontem: o Sporting tem que comprar até 19 de Janeiro umas tais de VMOC's (num total de 12 milhões de euros) sob pena dos bancos ficarem donos da SAD.

O que me leva à única questão que verdadeiramente aqui interessa: estando o Sporting em liquidação total, parece que o Porto vai lá buscar mais umas maçãs, podres ou não.

Fala-se de Izmailov mas também de Ínsua e talvez outros. Elias, por exemplo, seria útil para um meio-campo do Porto com opções insuficientes (como aliás se viu no jogo para a Taça em Braga, em que Moutinho e Lucho tiveram que entrar para tentar mudar o jogo).

Isto também encaixa bem nos objectivos de muitos sportinguistas: tendo percebido que o clube praticamente acabou, trata-se agora de reforçar o Porto de modo a evitar a todo o custo um Benfica campeão.

Entretanto vão-se inventando histórias de novos "desvios" feitos ao Benfica para nos deixar muito tristes. O último deles seria Reys (penso que é assim que se escreve). Realmente, o clube do Porto assemelha-se em vários aspectos a uma central de propaganda, tal a dose de contra-informação que constantemente fornece a acólitos e imprensa. O espantoso é que alguma (não muita, felizmente) blogosfera ainda vai neste engodo. 

Parece que o Porto pagou vários milhões (fala-se em 6) por um jogador mexicano de 20 anos que só terá daqui a 7 meses.
Duvido que estejamos perante (mais) um novo Messi, até porque se trata de um central. Diz-se que "pode também jogar a trinco e a lateral direito". Não conheço nenhum grande central que também seja um grande lateral e um grande trinco mas talvez este novo fenómeno seja uma novidade sob este aspecto.

Em segundo lugar não precisamos de centrais - temos dois centrais de renome e classe internacional mais Jardel que quase sempre desempenha com enorme competência quando é chamado.

Em terceiro lugar não estamos em fase de gastar milhões, muito menos em jogadores que até podem vir a ser bons mas que neste momento são ainda uma grande incógnita. A aposta tem que ser em formar jogadores e em aproveitar devidamente os que se tem.

Em quarto lugar, com a excepção de Jardel ou Falcão (por sinal dois pontas de lança), não me lembro de nenhum jogador que o Porto tenha "roubado" ao Benfica (talvez James, mas está por provar) que tenha feito furor no dragon. Lembro-me, isso sim, de Jankauskas, Sokota, Panduro, Kennedy, Cebola e de um Sandro que joga com as mãos e não me parece melhor do que tantos outros, ou de um Danilo que custou 18 milhões.

Já os saldos de alvalade podem ser melhores negócios. Mas contra isso nada podemos fazer. A não ser fazer o nosso trabalho, com muita seriedade e competência e sem esperar favores de ninguém. Algo a que estamos habituados.

1 comentário:

  1. Pior do que os quase sete milhões que a imprensa diz que o FCP irá pagar, são as declarações do agente do jogador, que indica não saber qual o valor exacto da transferência, mas que o mesmo aproxima-se ou ultrapassa o valor da transferência do Chicharito para o United...

    Sendo assim, o jogador custou ou ultrapassou os oito milhões de euros!? Eu pergunto a CMVM se este tipo de negócios não deve ser investigado, ou so interessa investigar o Benfica?

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.