sábado, 16 de junho de 2012

Surpresas, golos e bom futebol

Melhorou - e muito - a qualidade do futebol na 2a jornada e no que já se jogou da 3a.

Bons jogos, com golos e emoção, especialmente o Dinamarca-Portugal e o Inglaterra-Suécia.
E eis que hoje chega a primeira grande surpresa, com o afastamento prematuro da Rússia, que eu aqui tinha apontado como potencial outsider e a qualificação da Grécia - parabéns a Fernando Santos que bem mereceu esta vitoria. Confirmou-se por outro lado, o afastamento da Polónia, que tínhamos apontado como inevitável logo na antevisão `a primeira jornada. Com a Rússia, o que me parece que se passou foi sobretudo falta de estrutura mental para saber gerir os momentos dos jogos e as emoções. O comportamento dos adeptos também não ajudou a criar um ambiente são `a volta da equipa.
Portugal enfrenta amanha um desafio de monta, como alias todos os jogos t^em que ser encarados numa competição deste tipo. O facto de partirmos numa posição privilegiada de nada serve se não tivermos a frieza e o espírito competitivo que se exige. Toda a equipa tem que estar ao seu melhor nível - e e' isso que todos os Portugueses esperam da sua selecção. Certamente os jogadores não nos desiludirão.
O Euro aquece...

terça-feira, 12 de junho de 2012

Euro 2012 - 1ª Jornada: pouco futebol e pouco dos favoritos.

A 1ª jornada da fase de grupos trouxe poucos golos e pouco futebol. Estamos numa fase ainda prematura da competição mas temo que o futebol cauteloso e defensivo venha a predominar.
Portugal foi aliás um exemplo disso mesmo, embora tenha como atenuantes o facto de não dispor já da qualidade de outros tempos e de ter defrontado uma das selecções mais forte. Negativo ainda é o facto de se ter já assistido a cenas de violência, esperando-se que elas não se repitam hoje, num jogo de alto risco entre a Polónia e a Rússia (19.45h na SIC).
De entre os favoritos, reconheço que a Espanha demonstrou poderio, frente a uma Itália cuja qualidade nunca pode surpreender quem acompanha regularmente o futebol. A este propósito assinalo que na sondagem que aqui promovemos, aqueles que votaram atribuiram o maior favoritismo à Espanha, seguida de Portugal, Alemanha e Holanda. Quase ninguém apostou na Itália, na França e na Inglaterra.

Face a estes dados e aos resultados, creio que não andarei muito longe da verdade se disser que do lote Espanha, Alemanha, Itália sairá pelo menos um finalista. Que a França e a Inglaterra, sobretudo esta última, praticamente não mostraram nada e muito dificilmente irão longe na competição. Que Holanda e Portugal dependem dos jogos de amanhã para se manterem na competição e que se o conseguirem poderão ganhar uma dose extra de ânimo que lhes permita intrometerem-se entre os favoritos (Holanda perdeu para mim esse estatuto com a derrota com a Dinamarca e as evidentes divisões no plantel, ao passo que Portugal, na minha opinião, sempre foi um outsider). E finalmente, que a Rússia poderá chegar às meias finais, tal como, dependendo do sorteio e considerando que joga em casa, a própria Ucrânia.

Já a Polónia mostrou muito pouco na 1ª jornada e uma derrota hoje significará o adeus prematuro - e doloroso para os adeptos - ao Euro. É verdade que Portugal organizou o Euro em 2004 e que perdeu na primeira jornada, precisamente contra a Grécia (Polónia empatou, mas contra 10). Também é verdade que seguidamente jogou, sem qualquer margem de erro, com a Rússia - exactamente como a Polónia. Simplesmente as semelhanças acabam aí - Portugal tinha uma equipa de luxo e a Rússia não tinha a qualidade de hoje. Antevejo portanto más notícias para a Polónia, mesmo que elas não sejam definitivas já esta noite.
Quanto ao jogo das 17.00h, transmitido apenas pela Sporttv, antevejo equilíbrio. São duas selecções muito diferentes (uma que gosta de atacar, outra que joga no erro adversário) mas que se por via do aspecto táctico se poderão quase equivaler. A República Checa tem muito pouca margem de erro mas a Grécia também sabe que uma derrota a deixa numa situação quase desesperada. Em termos de previsão, parece-me apesar de tudo que a República Checa é mais forte e poderá vencer. Resta ao nosso Fernando Santos montar um esquema que faça com que isso não aconteça.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Euro 2012 - últimos a entrar em campo



Jogam-se hoje os dois últimos jogos da primeira jornada da fase de grupos do Euro 2012. Entrarão em campo França, Inglaterra, Suécia e o segundo país anfitrião Ucrânia.
Antevê-se um dia interessante sobretudo por via do França-Inglaterra às 17.00h. São dois rivais históricos que não têm estado bem nas últimas fases finais. Em relação à Inglaterra, muito embora continue a ocupar um lugar importante no panorama do futebol mundial, a verdade é que há décadas que está arredada dos jogos decisivos, mais ainda dos títulos. Na realidade venceu apenas o Mundial de 66 e sabemos como. De resto os ingleses queixam-se de uma mão de Maradona em 86 e de um golo não sancionado há dois anos contra a Alemanha. É pouco.
Já a França após os títulos de 98 (Mundial) e 2000 (Euro) voltou "apenas" a estar na final do Mundial de 2006 (perdida com a Itália, na última participação da geração de Zidane), não tendo passado da fase de grupos nos dois últimos torneios.
São portanto dois outsiders, a Inglaterra ainda mais do que a França.
A minha previsão é a de que haverá golos e um jogo interessante. A Inglaterra poderia tentar capitalizar a vitória do Chelsea na Champions (ainda que sobretudo a nível psicológico na medida em que ela foi conseguida sobretudo graças a jogadores não ingleses) mas esse factor ter-se-á em larga medida dissipado por efeito de lesões muito penalisadoras: Lampard, Barry e Cahill.
A França tem neste momento mais mecanismos de equipa e mais qualidade em termos de jogadores, com destaque para Evra (que, em contraste com o valor futebolístico, parece dado a episódios caricatos), Ribéry e Benzema.
Não posso portanto deixar de antecipar uma vitória da França, apesar da imprevisibilidade do futebol, acentuada neste tipo de confrontos históricos.
O jogo França-Inglaterra é transmitido às 17.00h na TVI.

Interessante será também o jogo seguinte, sobretudo por permitir dar a conhecer a selecção da Ucrânia, país anfitrião, cujo valor é em larga medida uma incógnita. Já a Suécia tem desiludido nos últimos anos, parecendo demasiado dependente de Ibraimovic. Não considero existir um favorito claro, pelo que, jogando "à defesa", aposto num empate.

domingo, 10 de junho de 2012

Dia 3 - antevisão

Dois jogos interessantes em perspectiva, embora muitíssimo diferentes.

Espanha-Itália é um jogo entre o maior favorito da prova e um favorito a qualquer prova. O resultado é totalmente imprevisível, até porque (que eu me lembre) a Espanha nestes dois últimos campeonatos que venceu apenas jogou contra uma selecção latina e foi precisamente Portugal. Apesar das limitações da nossa selecção de há dois anos, perdemos por 1-0 e poderíamos até ter conseguido o empate. Já depois disso vencemo-la num jogo particular por estrondosos 4-0!

Espanha vai jogar contra uma equipa cínica e matreira que não lhe vai facilitar a vida de modo nenhum.
Nestes casos o prognóstico mais seguro é o do empate. É um prognóstico à defesa, é verdade, mas trata-se realmente de um jogo de tripla.

Já o jogo seguinte entre a Irlanda e a Croácia coloca em jogo duas das equipas mais fracas do Europeu. Se a Croácia ainda tem qualidade técnica, a Irlanda nem isso. Está qualificada unica e exclusivamente por "culpa" de Trapattoni. A Croácia gosta de atacar e a Irlanda gosta de defender, pelo que não me surpreenderia se esta última vencesse, a jogar em contra-ataque.

Euro 2012 - Infelicidade

Portugal voltou a não ter sorte. É verdade que o domínio da maior parte do jogo foi da Alemanha mas as ocasiões mais claras foram de Portugal.
É assim. Há equipas e países com sorte e há outros que a não têm. É uma realidade e quem o negar na minha opinião fá-lo apenas para dar uma aparência de intelectualidade, de estar "acima" dessas justificações corriqueiras. Para mim, pelo contrário é uma pura realidade, insofismável.

Claramente, Portugal não é, como nação futebolística, pior do que Dinamarca e Grécia. E no entanto estes dois países já foram campeões europeus. Para mim tiveram nesse ano a sorte que nós nunca tivemos.

Outro exemplo: Portugal perde sempre contra a França. Será que a França mereceu ganhar todos os jogos? Será que nunca jogámos melhor do que eles? O que dizer da defesa de Barthez a cabeçada de Abel Xavier? Da cabeçada de Figo no mundial de 2006, a minutos do fim? Dos penalties com que perdemos nos últimos jogos? Da derrota em 1984 por 3-2 com golos franceses nos últimos minutos do jogo? Para mim é evidente nunca tivemos sorte contra a França.

E o que dizer da Itália? Não é evidente que é uma selecção com imensa sorte?
O que dizer da forma como o Chelsea é campeão europeu este ano?

Sorte, sorte, sorte.
Esta noite voltou a não querer nada connosco.

sábado, 9 de junho de 2012

Títulos em disputa amanhã na Luz

É já amanhã, antes do jogo Portugal-Alemanha, que se começa a decidir o campeonato de Futsal e que se pode decidir o campeonato de hóquei. São dois jogos importantes para o Benfica que, como já disse anteriormente, é um clube vencedor no qual conquistar títulos tem que ser a normalidade.
A vitória no basquete só foi possível devido ao espírito de humildade e trabalho mas também confiança e espírito de conquista que foi transmitida por Carlos Lisboa e a estrutura aos jogadores. O mesmo espírito e raça benfiquista, a mesma seriedade e disponibilidade para dar tudo, com inteligência e classe, são necessários para vencer dois adversários eles próprios campeões em título.
O Benfica é em ambos os jogos o "contender" e é com esse facto na mente que temos que jogar, querendo em todos os momentos mais do que o adversário conquistar o que fez por merecer.
O apoio de todos será um factor que nos pode levar às duas vitórias. Como já disse antes, desejo e apelo, se tal me é permitido, que esse apoio seja sempre dado à nossa equipa, sempre pela positiva, nunca insultando ou expressando agressividade para lá do tolerável. É de desporto e de Benfica e não de guerras e de gangues que falamos, pelo que o Benfica tem de novo que dar o exemplo de como se comportar em campo e fora dele. Quanto aos que não se sabem comportar, os que vêem para incendiar e provocar, os que fazem disso uma estratégia, a melhor arma é sempre o desprezo.
O primeiro jogo da final do futsal, contra o Sporting, começa-se a disputar às 14.30 h no Pavilhão Bonança. O hóquei, 29ª e penúltima jornada do campeonato, é às 18.30 no mesmo local. 
Espero que amanhã possamos ter mais um título no palmarés. Força rapazes!

Euro 2012 - balanço positivo do 1º dia



Foi um bom dia, este 1º do Euro, com muitos golos, emoção e excelente atmosfera.
A abertura fez lembrar 2004, com o sentimento de orgulho e a vibração dos adeptos polacos. As semelhanças porém ficam-se por aí. Sinto alguma pena pela desilusão dos polacos, que podia ter sido pior, mas de facto a sua selecção é limitada. Boa reacção da Grécia. No geral cumpriu-se o que era previsível em termos de desfecho da partida, embora a forma como a Grécia o conseguiu (recuperar em inferioridade numérica) tenha tido o seu quê de dramático.

Também como se esperava, a Rússia foi mais forte do que a República Checa num jogo em que ambas as equipas foram atacantes, embora a diferença de qualidade (e resultado) tenha sido maior do que o previsível. Parabéns à Rússia que confirmou que pode ter uma palavra a dizer no torneio, intrometendo-se entre o lote de favoritos.

Amanhã é dia importante para Portugal. A selecção parece, agora sim, focada no adversário e no jogo que será obviamente de dificuldade máxima.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Euro 2012 - Polónia-Grécia e Rússia-República Checa. Antevisão.

Grupo A - 1ª Jornada

Polónia-Grécia

É um jogo que aponta para empate. A Polónia joga em casa mas a Grécia tem mais futebol. Estando num grupo onde à partida a Rússia (treinada por Advocaat, também holandês, como Hiddink) parte com vantagem, existindo ainda a República Checa, adversário que sempre tem qualidade, Polónia e Grécia sabem que uma derrota neste primeiro jogo poderá ser altamente comprometedora. Ambas as equipas serão cautelosas e com toda a probabilidade privilegiarão a segurança defensiva. A haver vencedor inclino-me para dizer que será a Grécia.

Rússia-República Checa

Duas equipas semelhantes, no valor e na tecnicidade do seu futebol. Penso que a Rússia está mais forte. Antevê-se jogo bastante mais atacante do que o anterior, com golos.

Euro 2012 - Pontapé de saída

Começa hoje, na cidade de Varsóvia o Euro 2012. 16 equipas partem para a competição com ambições mais ou menos realistas. Para além do lote de favoritos (os principais, Espanha, Alemanha e Holanda e os outros França, Itália, Portugal e a própria Inglaterra) há que contar com a Rússia e as próprias selecções anfitriãs, Polónia e Ucrânia. Embora as probabilidades destas últimas estarem na final não seja elevada, há que contar com o factor casa (que se aplica de certo modo à própria Rússia), pelo que não será surpreendente se uma delas estiver nas meias finais.
O Euro começa precisamente com a Polónia a receber a Grécia (Grupo A), treinada por Fernando Santos. Desta selecção há a salientar a excelente fase de qualificação, a experiência do treinador português, o facto de ter vencido a competição há 8 anos e ainda o factor crise - o desejo de dar tudo pelo seu país para animar os compatriotas. A favor da Polónia joga o factor casa, sendo de resto uma selecção relativamente desconhecida... até dos gregos. O jogo é às 17.00h, com a transmissão RTP a começar às 16.30h. Às 19.45h jogam a Rússia e a República Checa (também do Grupo A) sem direito a transmissão televisiva em canal aberto.

O ser humano é naturalmente atraído pelo desejo de conhecer o futuro. As múltiplas previsões, desde as casas de apostas até às estranhas rábulas com animais (polvos, elefantes e até porcos) que se fazem por estes dias atestam, embora de forma um pouco degradada, essa aspiração, que data já da antiguidade. Na altura questionavam-se os deuses e as pitonisas, perscrutravam-se os céus e os astros, interpretavam-se sonhos e visões. O desejo de conhecer o futuro levou mesmo a indagações filosóficas, desde Aristóteles até aos filósofos modernos, passando pelos medievais que elaboraram uma doutrina dos "futuros contingentes". Apesar de todos os progressos da ciência e da quantidade de informação sobre o mundo material que ela possui, determinar o futuro persiste uma tarefa impossível.

Há sempre o imponderável. No futebol o imponderável é a sorte, a decisão do árbitro, um acto irreflectido ou negligente de um jogador que deita tudo a perder para a sua equipa. Por isso qualquer previsão é simultaneamente válida e irrealista. Sabemos a sua inutilidade, a sua irrelevância mas não deixamos de as fazer. Aliás, ao pé da crise, dos problemas, das grandes questões que se colocam à humanidade, o que é o futebol? A resposta mais simples é: uma diversão, algumas horas de prazer lúdico, de descontração. O jogo, a diversão são factores relevantes das nossas vidas. As "previsões" enquadram-se nesse âmbito.

Venha então o Euro e, para quem gosta, as previsões. Os resultados da sondagem deste blog (na barra direita) serão objecto de um post e no fim veremos em que medida eu próprio (que seleccionei o lote de favoritos) e os participantes estávamos perto ou longe do que virá a acontecer.

A bola começa a rolar dentro de menos de duas horas.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Euro 2012: Manuel José alerta para "circo"


Manuel José, numa entrevista à TSF, critica duramente o ambiente de "circo" montado à volta da selecção com "passeios de autocarro e de coche" e entrevistas a toda a hora, quando nada ainda provámos e, acima de tudo, deveríamos estar a trabalhar concentrados para enfrentar os jogos extremamente difícieis que temos pela frente. A responsabilidade disso seria da FPF mas também Paulo Bento se teria deixado arrastar nessa deriva devido à sua inexperiência.

Pela minha parte concordo com Manuel José. Não se justificam tantas declarações, aparições e despedidas. Os jogadores deviam estar mais concentrados no seu ofício e menos em eventos sociais e encontros com a comunicação social.

Manuel José assinala também que a selecção está mais fraca do que no passado e que não é favorita. Apesar de tudo, com muito trabalho, união e espírito de conquista, acredita que poderemos - pelo menos - passar a fase de grupos. Um resultado positivo face à Alemanha é porém imprescindível para alcançar esse primeiro objectivo.

Euro 2012 - calendário de transmissões televisivas (completo à data).


CALENDÁRIO COMPLETO DE TRANSMISSÕES TELEVISIVAS EM CANAL ABERTO:


Data       Fase             Visitado                    Visitante            Canal
 8/6       Grupo A         Polónia      17.00h      Grécia             RTP1
 9/6       Grupo B       Alemanha    19.45h     Portugal           RTP1
10/6      Grupo C        Espanha     17.00h       Itália                SIC
11/6      Grupo D         França       17.00h     Inglaterra          TVI
12/6      Grupo A         Polónia      19.45h       Rússia            SIC
13/6      Grupo B       Dinamarca  17.00h      Portugal           SIC
14/6      Grupo C        Espanha    19.45h       Irlanda             TVI
15/6      Grupo D         Suécia      19.45h      Inglaterra         RTP1
16/6      Grupo A       R. Checa    19.45h       Polónia            TVI
17/6      Grupo B       Portugal      19.45h      Holanda            TVI
18/6      Grupo C          Itália         19.45h       Irlanda            RTP1
19/6      Grupo D         Suécia      19.45h       França             SIC
21/6         QF                 1A          19.45h          2B                    *
22/6         QF                 2A          19.45h          1B                    *
23/6         QF                 1C         19.45h          2D                    *
24/6         QF                 2C         19.45h          1D                    *
27/8         MF                 V1          19.45h          V3                   **

28/6         MF                 V2          19.45h          V4                   **
 1/7           F                                 19.45h                               RTP1

* RTP transmite dois jogos dos quartos de final, incluindo o de Portugal, se chegarmos a esta fase. TVI e SIC transmitem um cada.

**SIC transmite uma meia final, a de Portugal se chegarmos a esta fase, a TVI a outra.

A Sporttv transmite todos os jogos do Euro.

Veja também os outros posts sobre o Euro 2012 e vote na sondagem!

Proença no Europeu

À partida para o Europeu, Proença voltou a falar da arbitragem portuguesa como se fosse uma coisa espantosa que alguns mal-intencionados insistem em denegrir.
Proença deveria estar caladinho e concentrar-se em fazer um bom trabalho, antes de deitar foguetes, até porque as coisas ainda lhe podem correr mal. Não que eu o deseje, pois tenho por princípio não desejar mal às pessoas ainda que elas me possam ter feito mal. Mas é que às vezes, quando se fala demais, as palavras podem-se virar contra nós. Pela boca morre o peixe, diz o ditado.
O que é um facto é que Proença fez uma péssima época, com demasiados erros, alguns dos quais grosseiros e com influência directa não apenas em jogos mas no desfecho das duas competições nacionais mais importantes. E mesmo na Liga dos Campeões, pode-se dar por muito satisfeito pelo facto do penalty que não assinalou a favor do Chelsea não ter sido decisivo para a atribuição do título. Se Robben não tivesse falhado o penalty que, minutos após aquele, Proença assinalou, o Chelsea teria perdido o jogo e no fim ter-se-ia certamente queixado - e muito - da arbitragem.
Por isso, senhor Proença, seja menos vaidoso e preocupe-se em ser mais justo nos seus juízos. Talvez assim possa um dia ser um árbitro que mereça todos os prémios que está hoje - sem o merecer - a receber. Fale menos e apite melhor. Sobretudo em Portugal.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Registo de Portugal contra a Alemanha.



"O futebol são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha", dizem os britânicos. E bem sabem o que dizem: em termos de Mundiais, a Alemanha é a selecção com mais presenças em finais (a par do Brasil): 7, tendo-se sagrado Campeã do Mundo por três vezes: 1954, 1975, 1990; no que toca a Europeus, a Alemanha esteve em 6 finais e venceu três: 1972, 1980 e 1996.

Melhor do que a Alemanha, só o Brasil, que venceu 5 Mundiais e 8 Copas da América.
A nível europeu, a Itália tem um melhor registo do que a Alemanha em Mundiais pois venceu 4 vezes (tendo perdido duas finais) mas pior em Europeus, que só venceu uma vez, em 1968 (tendo perdido a final de 2000).

Em termos de presenças em meias-finais de Mundiais, ninguém iguala a Alemanha: 12 presenças, contra 10 do Brasil, 8 da Itália, 5 do Uruguai e França. Ou seja, a Alemanha é a selecção que mais consistentemente está nas fases decisivas.

O registo de Portugal contra a Alemanha é misto. Nas três últimas competições que disputámos (Mundial de 2006, Europeu de 2008, Mundial de 2010) fomos derrotados pela Alemanha em duas delas: em 2006 perdemos o 3º lugar para a Alemanha (que jogava em casa) e em 2008 (no Europeu disputado na Áustria e na Suíça) fomos por ela eliminados nos quartos de final (3-2, com golos de Nuno Gomes e Postiga; Schweinsteiger, Klose e Ballack, com o marcador a evoluir de 2-0 para 2-1 e de 3-1 para 3-2).

Mas por outro lado foi Portugal quem impôs à Alemanha a sua maior derrota em fases finais, um verdadeiro banho na banheira de Roterdão, com a vitória por 3-0 no Euro 2000. Viríamos a ser eliminados nas meias-finais pela França com o célebre penalty já no fim do prolongamento a castigar uma bola no braço de Abel Xavier.

Portugal venceu ainda a Alemanha noutro jogo histórico, com o golo de Carlos Manuel em Estugarda a valer a qualificação para o México 86. Por outro lado, há o jogo de má memória no qual um senhor árbitro decidiu expulsar Rui Costa por alegadamente demorar a sair do campo quando ia ser substituído e perdemos a vantagem de 1-0 (grande golo de Pedro Barbosa). O empate conseguido pela Alemanha contra 10 significou o nosso afastamento do Mundial de 1998.

No total de embates, 16, Portugal venceu por três vezes, empatou 5 e perdeu 8. Se contarmos apenas os jogos para competições oficiais, o registo é: 8 J, 2 V, 3 E, 3 D.
Se considerarmos que a Alemanha é uma das maiores potencias do futebol mundial e a maior europeia, o registo não é de todo mau. Esperemos que no sábado o possamos tornar ainda mais equilibrado.

Euro 2012 - as chances de Portugal




1. Os jogos de preparação de Portugal não correram bem em termos de resultados. Mas correram bem naquilo que era o mais importante: ninguém se lesionou com gravidade. Lesões dos melhores jogadores antes dos torneios são coisas altamente penalisadoras. Inglaterra por exemplo, perdeu já Lampard, Barry e Cahill antes do torneio começar.

2. Numa competição como um Europeu na qual se jogam no máximo 6 jogos o factor sorte joga um papel muito importante. Há 8 anos Portugal era claramente a melhor selecção. Juntar Figo, Rui Costa, Deco, Maniche e Ronaldo (além de Pauleta e Simão) na mesma equipa é hoje quase inimaginável. No entanto perdemos com uma equipa apenas média, que como que nos hipnotizou, petrificou naquele triste jogo. Tiveram meia oportunidade e venceram o jogo. Por outro lado, poderíamos ter perdido logo nos quartos de final com a Inglaterra. Ou seja, o factor sorte desempenha um papel de enorme importância, pelo que todas as previsões (baseadas em factos e na lógica mas que não podem contar com o imponderável) são constantemente desmentidas.

3. Este ano a equipa de Portugal é inferior à de 2004 e de 2006, semelhante à de 2008 e 2010. Saiu Carvalho, que desde 2004 era um esteio da nossa defesa, Jorge Andrade, que terminou a carreira demasiado cedo, Miguel, que tinha muito pulmão e força e Bosingwa, que era um jogador semelhante, que dava muita certeza àquele corredor. João Pereira nos seus melhores jogos consegue disfarçar as carências mas noutros elas são demasiado evidentes. Bruno Alves é um bom jogador mas não tem a classe de Ricardo Carvalho. Pepe, por outro lado, está a um nível muito alto, sobretudo quando se concentra no jogo e deixa de lado as quesílias. Não temos um Costinha no meio campo, nem um Maniche, um Rui Costa ou um Deco. Dependemos muito de Ronaldo e de Nani, dois fora-de-série. Tudo ponderado, estaremos mais fracos do que nos anteriores torneios (exceptuando a África do Sul, onde tínhamos Queirós que "matava" a dimensão ofensiva da equipa) mas também não se vislumbram selecções tão fortes como no passado: mesmo a Alemanha, a Holanda e a Espanha (que me parecem as mais poderosas) não têm a dimensão de outros tempos.

4. O nosso grupo é provavelmente o mais forte e será muito difícil que dele não saia um finalista. Portugal pode emergir como primeiro classificado ... tal como qualquer outra das equipas, embora a Dinamarca me pareça a menos favorita. A sorte desempenhará portanto um factor importante, senão decisivo. Pelo que, a minha conclusão é a de que não vale a pena estabelecer muitas metas, nem criar muitas expectativas. Esse parece-me aliás o estado de espírito da maioria dos portugueses - até porque há mais vida para além do futebol, o que num cenário de crise como o que vivemos hoje se tornou demasiado evidente.

Faltam 4 dias para o pontapé de saída. Dentro de menos de um mês haverá campeão da Europa. Será curioso ler nessa altura este post e ver como a sorte tudo baralhou.

PS - Não referi a Itália, que parece ter uma das selecções mais fracas dos últimos anos, com inúmeros jogadores em fim de ciclo. No entanto a Itália tem sempre uma atitude competitiva muito forte e não pode ser descartada do lote de favoritos, pelo que a incluí na sondagem que promovo na barra direita do blog.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Euro 2012 - calendário actualizado das transmissões televisivas



Jogo de abertura, Polónia-Grécia (Grupo A) 8/6 às 17.00h na RTP

Portugal-Alemanha (Grupo B) 9/6  às 19.45h na RTP
Imediatamente antes terão jogado entre si a Holanda e a Dinamarca, às 17.00h.

Espanha-Italia (Grupo C) 10/6 às 17.00h na SIC

França-Inglaterra (Grupo D), 11/6 às 17.00h na TVI

Polónia-Rússia 12/6 às 19.45h na SIC
Portugal-Dinamarca 13/6 às 17.00h na SIC.
Alemanha e Holanda jogam de seguida

Espanha-Irlanda, 14/6 às 19.45h na TVI

Suécia-Inglaterra 15/6 às 19.45h na RTP

República Checa-Polónia 16/6 às 19.45h

Portugal-Holanda 17/6 às 19.45h na TVI

Dinamarca e Alemanha jogam à mesma hora por ser a última jornada da fase de grupos.

Itália-Irlanda 18/6 às 19.45h na RTP

Suécia-França 19/6 às 19.45h na SIC


Quartos de final (a partir desta fase os jogos são sempre às 19.45h):

1º Grupo A-2º Grupo B 21/6
2º A-1º B    22/6
1º C-2º D    23/6
2º C-1ºD     24/6

RTP transmite dois jogos dos quartos de final (um deles será o de Portugal se lá chegarmos, 21 ou 22 de Junho).




Meias finais:

Vencedor jogo 1-vencedor jogo 3   27/6
Vencedor jogo 2-vencedor jogo 4   28/6

A SIC transmitirá uma meia final (a de Portugal se lá chegarmos).



Final:

1/7 às 19.45h na RTP.

Euro 2012 - transmissões televisivas RTP, TVI e SIC

(NOTA: confira o calendário actualizado aqui)

Sabe-se já neste momento que a RTP transmitirá 7 jogos, a TVI e a SIC 6 cada.

Por enquanto apenas a TVI anunciou que jogos transmitirá: o França-Inglaterra, 11/6 às 17.00h, o Espanha-Irlanda, 14/6 às 19.45h, o República Checa-Polónia 16/6 às 19.45h e o Portugal-Holanda dia 17 às 19.45h.

A RTP transmitirá a cerimónia e o jogo de abertura, Polónia-Grécia 8/6 às 17.00h, um jogo dos quartos de final (que será o de Portugal se lá chegarmos) e a final. Além disso transmitirá um outro jogo de Portugal da fase de grupos.

A SIC transmitirá o jogo de Portugal da fase de grupos que a RTP não transmitir e uma meia final.

Quando o calendário estiver completo actualizaremos. Entretanto pode ver o calendário dos jogos de Portugal (sem indicação das televisões que transmitem os jogos), dos quartos, meias e final aqui.

Como referi antes, a Sporttv transmite todos os jogos.