quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Os melhores jogadores brasileiros do Benfica

A abertura do Benfica a jogadores estrangeiros deu-se em 1979. Antes disso, só portugueses podiam integrar o plantel. Na altura foi um brasileiro, Jorge Gomes, o primeiro estrangeiro a representar o Benfica.

Foi o primeiro de muitos e grandes jogadores brasileiros a representar o Benfica.

Dos que vi jogar, lembro-me com especial saudade de Valdo, de Ricardo Gomes e, claro, de Mozer, para mim um dos melhores centrais de sempre. Lembro-me também de Elzo, um centro-campista que esteve na equipa finalista da Taça dos Campeões Europeus de Estugarda em 1988. Um trabalhador incansável, como agora se diz, que nem sempre foi bem compreendido, talvez por ser muito discreto e nada espectacular. E lembro-me de Chiquinho Carlos, um óptimo extremo.

Nos anos 90 tivemos igualmente, ainda que por pouco tempo e numa altura em que o Benfica tinha no seu plantel muitos avançados, Ailton, um atacante útil e perigoso.

Obviamente que não posso esquecer Isaías, um verdadeiro poço de força. Tinha um pontapé que metia medo, embora quando acertava mal na bola ela quase fosse parar ao terceiro anel do Estádio (o velhinho). Isaías esteve associado à jornada gloriosa de Highbury Park com dois golos fabulosos e aos 6 a 3 em Alvalade.

Mais recentemente tivemos também Roger, um jogador que fez golos fantásticos e tinha uma tremenda classe mas a quem faltou cabeça para realizar o seu verdadeiro potencial, e Edílson, o baixinho e sempre bem disposto jogador (extremo ou avançado) que esteve apenas uma época mas facturou muitos golos.

À tradição de grandes jogadores brasileiros foi dada continuidade com a contratação Luisão, um dos melhores e mais constantes centrais do Benfica de sempre. Verdadeiro capitão das horas da verdade, marcou quando começávamos a não acreditar na reconquista do Campeonato (que assim não nos fugiu) em 2005. Quatro anos depois voltou a fazer vários golos, nomeadamente contra o Braga, 2º classificado desse ano e o Benfica sagrar-se-ia campeão.

Luisão tem sido um esteio do Benfica, graças à sua presença, à sua liderança e aos golos que começou a fazer logo na primeira vez que vestiu a camisola do Benfica. Saúdo daqui o seu regresso para nos dar muitas mais alegrias.

Alguns anos depois de Luisão (que chegou ao Benfica em 2003), chegou ao Benfica um outro Luis, neste caso David Luiz. Primeiro por empréstimo e ainda com 19 anos, David Luiz chegou em Fevereiro de 2007 e assinou definitivamente em Maio. A qualidade superlativa foi notória desde o primeiro jogo. David Luiz conquistou rapidamente a titularidade e só lesões e adaptações adiaram a consagração definitiva que aconteceu na época de 2009/2010.

Nessa mesma época actou também Ramirez, o queniano, que se destacou pelas correrias pela direita e pelos equilíbrios que gerava no meio campo. Infelizmente saiu no fim da época. É um jogador de topo, de selecção brasileira.

E finalmente temos Lima, dos poucos jogadores contratados este ano, que marcou também já vários golos e que seguramente marcará muitos mais. Lima tornou-se em poucos meses uma peça muito importante da nossa equipa, pois como dizia há dias um comentador inglês da UEFA é um jogador que acredita sempre, que trabalha muito durante os jogos e que cria perigo quando menos se espera. Uma excelente contratação de um jogador que desde os tempos do Belensenses eu desejei ver no Benfica.

PS - espero um dia poder acrescentar a esta ou outra lista o nome de Bruno César. Pelo momento porém ainda não mostrou o suficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.