segunda-feira, 5 de novembro de 2012

8ª Jornada - comentário

Nada de novo na frente, com Benfica, Porto (e, um pouco atrás, Braga), com diferentes graus de brilhantismo e competência a resolverem os seus problemas e manterem-se na frente.

O Braga não terá feito grande exibição mas conseguiu os 3 pontos. Absolutamente lamentável (e contrário ao que deve ser o desporto) foi o comportamento de Hugo Viana, uma "pseudo-vedeta" como bem lhe chamou César Peixoto.

Não vi o Porto mas penso que 5-0 não pode deixar de indicar uma superioridade muito grande sobre o seu adversário, que até era o Marítimo, por regra uma equipa equilibrada, embora seja evidente o decréscimo de qualidade do ano passado para este. Martinez continua também imparável, com golo atrás de golo. Como já tinha assinalado, só um Benfica extremamente competente e regular poderá ficar à frente deste Porto.

E felizmente foi isso que se viu no sábado: uma equipa muito segura, que não foi sôfrega e desenfreada na busca dos golos, que não deu veleidades ao adversário (excepto uma oportunidade de Toscano numa desatenção de Luisinho) e que soube construir o resultado. Sem a expulsão de André Gomes o Benfica poderia ter chegado ao 4º golo, embora tenha sido evidente o decréscimo de produção da equipa a partir do moemnto em que começaram as substituições, sobretudo desde que Bruno César entrou.

Quanto a destaques, Matic esteve neste jogo a grande nível. É um jogador diferente de Javi Garcia mas começa a permitir que a equipa domine os adversários como conseguia pela acção pressionante de Javi logo que perdíamos a bola. No jogo contra o Guimarães, Matic esteve sempre "em cima" do adversário, fez bons passes e conseguiu ainda umas idas ao ataque interessantes. Terá sido dos seus jogos mais conseguidos pelo Benfica.

Maxi esteve muito dinâmico no apoio ao ataque (o Guimarães quase não colocava problemas à nossa defesa), Ola John foi muito mexido e sempre perigoso, apesar de o seu lugar natural ser do outro lado do ataque, Martins esteve bem e foi uma pena ter-se lesionado, ao passo que em termos defensivos Jardel e Garay chegaram para as encomendas. Luisinho esteve bem no apoio ao ataque até ter cometido o primeiro erro (uma perda de bola com a equipa balanceada para o ataque), o que o levou a uma sucessão de 3 erros que felizmente não resultaram num golo do Guimarães. Voltou a melhorar na segunda parte. Sálvio esteve a um nível alto, como é habitual, mas exagerou (e muito) nos toques, nos passes e nos bonitos. Pede-se mais simplicidade e objectividade. Foram muitas as vezes em que chegou à linha e voltou para trás.

Finalmente Cardozo voltou a resolver e Lima também marcou. É uma felicidade contar com dois excelentes pontas de lança como são estes dois. Que agora começam a mostrar poder jogar juntos. Podem vir a ser um caso sério. E temos ainda Rodrigo, que nem do banco saiu desta vez mas que em forma está também ao nível dos melhores.

Em suma, o Benfica tem carências que foram expostas pelas saídas de Javi e Witsel e o castigo de Luisão mas das quais surgiram respostas que começam a ser soluções e mais valias em si mesmas. Matic, André Gomes, o próprio André Almeida e Enzo Perez têm tido um papel na equipa que possivelmente não teriam se Witsel e Javi não tivessem saído. E têm tido oportunidade de mostrar a sua qualidade. Como equipa poderemos ter evoluído ao sobreviver (incólumes a nível nacional, no limite ao nível da Champions) ao castigo de Luisão e às saídas daqueles jogadores.

O Benfica demonstrou equilibrio e controlo do jogo no sábado, sem perder agressividade e acutilância no ataque. Há que continuar assim, sempre a evoluir. Que quarta-feira seja mais um passo nesse sentido.

1 comentário:

  1. Caro Frank,este campeonato promete uma grande luta espero e desejo que se deixe ganhar o melhor, sem truques, mas percebendo já os casos que a CS quer criar, nomeadamente em relação à renovação de contrato de JJ, ignorando que Vitor Pereira também acaba contrat, faz-me concluir que está já em marcha, uma campanha de desestabilização, à qual o Benfica deve estar muito atento.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.