A notícia passou quase despercebida mas aqui não a deixamos escapar: Rui Pedro Soares, que fez a sua vida graças a compadrios políticos, histórias mal explicadas e indemnizações milionárias, só possíveis num estado moralmente corrupto, comprou o Belenenses. É mesmo assim: alguém a quem não se conhecem méritos na vida nem contributos para a sociedade, que foi premiado por fidelidades políticas caninas com lugares de topo nas nossas maiores empresas com participação pública (nomeadamente a PT ou a Taguspark) e que foi demitido por usar dinheiros públicos para promover interesses particulares e partidários, nomeadamente a compra do apoio de Figo a Sócrates ou a tentativa de compra da TVI, demitido mas com indemnizações de milhões de euros, transformou-se num milionário que, depois de tentar comprar os direitos televisivos dos jogos do Benfica, comprou agora o Belenenses.
Este histórico do futebol português (formado, convém recordar, por vários ex-benfiquistas e, parece, também um ex-sportinguista), que foi campeão de Portugal 3 vezes e ganhou várias taças, passa assim para as mãos da figura que já descrevi, um apparatchic de Sócrates premiado com o dragão de ouro. É mais uma notícia triste para o futebol português e para o Belenenses, que encontrou nesta "solução" de último recurso uma via para evitar a falência (cujo espectro afecta vários outros clubes".
Muito triste, pensarmos que: "Nos países civilizados, os apanhados em escândalos políticos e económicos, ou são presos ou empreendem longas viagens espirituais (a de Madoff vai durar 150 anos). Em Portugal, os apanhados em escândalos políticos ou económicos (ou, no caso de Rui Pedro Soares, em ambas as coisas) compram clubes de futebol". A citação é de um suplemento humorístico ("O Inimigo Público") mas a história é exactamente assim e não tem graça nenhuma.
Para quem quiser saber mais acerca da decadência moral deste país e até que ponto a corrupção aqui é premiada, é seguir os links que deixei e informar-se acerca desta personagem, que recebeu ainda uma ideminização milionária do jornal "Sol" por divulgação de escutas que um Tribunal classificou como "conversas do foro íntimo" de Rui Pedro Soares: eram conversas em que este dragon fazia uso da posição que lhe tinham oferecido na PT para "atentar contra o Estado de Direito" (expressão de um juiz que ouviu tais escutas).
Em relação a esta operação de aquisição do Belenenses, diz o Expresso:
Jose Veiga/Estoril... O famoso estorilgate e preciso ter muita lata para falar
ResponderEliminarComo assim? O Veiga esteve no Estoril e saiu, tendo depois estado no Benfica. Que eu saiba o Veiga também esteve ou pelo menos trabalhou muito de perto com o Porto. É por isso que o Porto facilitou quando jogou com o Benfica?
EliminarE já agora o que é isso do "estorilgate"? Famoso para vocês que passam a vida a sonhar com o Benfica.
O que é que tem o Estoril jogar noutro Estádio maior para ter mais receita? Será uma coisa assim tão absurda? Foi por isso que perdeu? Que me lembre até esteve a ganhar nesse jogo e criou imensas dificuldades ao Benfica. O seu treinador era sportinguistas, os seus jogadores deram o seu melhor.
O que é que tu queres afinal?