terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lisboa colorida com célticos

Estarão, creem os historiadores, os celtas entre os povos que primeiro habitaram a Península Ibérica. Daí herdou o seu nome a Galiza mas também os Lusitanos, povo de Viriato, eram de origem celta.
Mas hoje são outros os célticos. Adeptos escoceses católicos e irlandeses juntam-se no apoio a esta equipa e acompanham-na em grandes números.
Tive oportunidade de estar com eles em Sevilha, quando fiz parte de uma excursão que ali viu o Porto vencer a Liga Europa. Os célticos eram em número muitíssimo superior aos portistas e vi, com tristeza e vergonha, muitos portugueses fazerem uma infeliz figura ao venderem os seus bilhetes. Mas muitos adeptos do clube de Glasgow já sabiam que muito provavelmente não conseguiriam bilhete e ainda assim escolheram viajar com a sua equipa. São adeptos fervorosos, como JJ viu no nosso primeiro jogo da Champions, tendo mesmo elogiado a sua devoção. O ambiente no seu estádio é simplesmente arrepiante.
Hoje é Lisboa a ser colorida com as cores do Celtic e as bandeiras da Irlanda. A baixa e sobretudo o Rossio estão cobertos com as suas bandeiras e panos. São adeptos desportistas, pacíficos e bem comportados - nada têm que ver com os hooligans que tantas vezes acompanham clubes ingleses e holandeses.
Temos sempre algo a aprender com os bons exemplos mas certamente que, de uma forma diferente de estar e sentir, os adeptos benfiquistas estão também, nas boas noites, entre os melhores do mundo. Que hoje seja uma dessas noites. A continuidade na Champions ainda é possível. É preciso ganhar. A equipa precisa dos seus adeptos, de uma noite de grande união benfiquista.
Venha de lá esse jogo. Venha de lá essa vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.