quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Regresso às competições nacionais - manter o rumo

Mais do que estar a atravessar um bom momento, importa ao Benfica continuar a consolidar um caminho que todos queremos que culmine numa época recheada de títulos. No futebol, primeiríssima modalidade em termos de importância do Benfica, os objectivos são claros: vencer o Campeonato, vencer a Taça, vencer se possível a Taça da Liga (se possível, porque tem que se fazer uma gestão criteriosa em função das outras prioridades, que são mais importantes) e ir o mais longe possível na Europa. Caso passemos na fase de Grupos da Liga dos Campeões, o objectivo passa a ser os quartos de final e depois se verá. Caso seja a Liga Europa, o objectivo deve ser, no mínimo, os quartos ou meias finais.
Mas, reitero, para alcançar qualquer desses objectivos teremos que nos mantermos num rumo de grande rigor, grande seriedade, muito trabalho e muito sacrifício.
Digo isto, por duas razões: em primeiro lugar no sentido de não nos deixarmos inebriar ou deslumbrar pelas boas exibições e vitórias. Não se conquista nada em Novembro, nem em Dezembro, nem sequer em Janeiro ou Fevereiro. Os objectivos conquistam-se em Maio e Junho. Não nos interessam séries de vitórias nem de exibições: o objectivo são títulos colectivos e sobretudo o Campeonato e a Taça de Portugal. Em segundo lugar, porque temos que estar preparados para a "minagem" do terreno - não nos podemos deixar desestabilizar, distrair ou desfocar pelas várias manobras que o sistema operará para nos fazer cair.

Em Portugal abundam os Proenças, os Olegários e outros que tais. Há uma torre de comando que controla através de vários piões (árbitros e outros) todo um submundo de influências, compadrios, prostituição, violência, intimidação e até mortes. Esse submundo opera para branquear com vitórias o que todos sabem estar moralmente corrompido.

Ao Benfica resta apenas manter-se sempre no lado limpo, no lado claro do futebol e fazer o seu papel em campo, não deixando de actuar sempre que aqueles interesses obscuros sejam obrigados a sair da sombra para nos tentar parar.

Esta semana regressa o campeonato com jogos importantes. O Benfica recebe o Olhanense e não pode de modo nenhum facilitar. Sérgio Conceição tem vindo a queixar-se insistentemente das arbitragens (não sei se com, se sem razão) o que pode indiciar algum caldinho a caminho. Para nos pormos a salvo quer de surpresas desagradáveis quer de acusações de benefícios (que, já sabemos, depois pagamos com juros bem altos em jogos subsequentes) importa vencer com toda a clareza. Esperemos que Cardozo e Lima estejam com a pontaria afinada e que toda a equipa encare este jogo com toda a seriedade e competência. O apoio dos adeptos é também muito importante nesta fase.

Nesta jornada o Braga recebe também o Porto mas não devemos esperar que lhe retire pontos. A quebra anímica do Braga é muito pronunciada. Peseiro é um bom treinador mas deslumbra-se, quer dar passos maiores do que a perna e muitas vezes acaba estatelado. Essa sua fraqueza foi bem aproveitada por Pedro Proença (e por Godinho Lopes, há que o dizer) para dar a estocada que, há cerca de duas semanas em Alvalade, desmoralizou o Braga. A equipa que receberá o Porto no Domingo não é metade da que era há duas semanas.

Ainda assim, como o Benfica joga primeiro (sábado às 20.30h) podemos colocar pressão adicional sobre os nossos rivais. Para isso importa ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.