quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quando a indecência é virtude

Proença vence todos os prémios e obtem todos os reconhecimentos da arbitragem.
Às vezes pergunto-me, incrédulo: Isto é mesmo verdade ou estão a gozar connosco?
Estarei a sonhar?
É que, clubismos à parte, há que admitir que as decisões sobre os lances são sempre discutíveis, não são de forma nenhuma operações matemáticas cuja verificação seja possível. Até mesmo a verificação do fora de jogo, a única situação que é realmente objectiva, depende do momento em que se pára a imagem, da correcção da linha paralela, do local onde esta é colocado (e uma deslocação de um ou outro centímetro na televisão para um lado ou outro equivale a cerca de meio metro no campo). Basta ver todos os programas de discussão futebolística para perceber que isto não é uma ciência exacta.
Sobre os cartões então nem vale a pena falar.

Ora o que é indiscutível é que PROENÇA decide SEMPRE a favor do Porto (a única excepção de que me lembro em anos de futebol é a bola na mão de Cardozo no ano passado no jogo da Luz, em que foi óbvio que o jogador nem sequer percebeu onde a bola estava, mas que evidentemente os portistas se usam como bóia de salvação para negar algo que é evidente). Em 20 lances, Proença decide em 19 a favor do Porto.
Já no tocante ao Benfica, Proença decide invariavelmente (nos lances de dúvida, claro) CONTRA o Benfica - trate-se de penalties ou decisões disciplinares.

Ora sendo isto absolutamente evidente, como é possível que se continue a fazer elogios, encómios, odes a este árbitro em toda a imprensa?

Será pelo gel no cabelo? Será pelo ar sempre muito arranjadinho e seguro de si mesmo?

As arbitragens de Proença, nos jogos do Benfica e do Porto (e também nos do Sporting, diga-se, como bem atesta a arbitragem que eliminou o Nacional da Madeira e colocou o Sporting na final da Taça do ano passado, com um penalty de rir, entre outras decisões disparatadas ou talvez não) são pura e simplesmente DEPLORÁVEIS.

Dizer que Pedro PROENÇA é o melhor árbitro é simplesmente UMA AFRONTA A TODOS OS que prezam a verdade DESPORTIVA!

Porque Proença objectivamente adultera constantemente esta verdade com as suas decisões, influindo no desfecho dos jogos.

Há quem garanta que Proença é intrinsecamente um homem sério. Mas bom, a seriedade afere-se pelas acções e não por um qualquer juízo abstracto. Proença é sério e, por ser benfiquista, prejudica o "seu" clube para "provar" essa seriedade? Esse argumento é demasiado ridículo para ser levado a sério. Ao fim destes anos Proença já deveria ter percebido (se fosse esse o caso) que isso estava a acontecer e corrigir tal comportamento. Não o fazendo, é simples: não tem condições para apitar.


Aquilo que acontece é de facto indecente. Proença não tem pejo em sistematicamente, à frente de milhões de espectadores favorecer constantemente o Porto. E este clube - DESDE O PRESIDENTE AOS JOGADORES, PASSANDO PELO TREINADOR - NÃO se coibe de perante os mesmos milhões APELAR A QUE ELE ARBITRE OS SEUS JOGOS MAIS IMPORTANTES!!!

ISTO SÓ EM PORTUGAL!!!

EM NENHUM PAÍS DO MUNDO VI EU ALGUMA VEZ SEREM PEDIDOS ÁRBITROS EM PÚBLICO!!! JÁ SABÍAMOS QUE O FAZIAM ÀS ESCONDIDAS, GRAÇAS às escutas, agora passaram a fazê-lo às claras, tal a desvergonha e sentido de completa impunidade.

E o que dizer de uma imprensa que não apenas não denuncia esta autêntica vergonha como ainda a branqueia sempre que consegue, constantemente exaltando os "feitos" internacionais de Proença (sabe Deus como, porque para mim as "glórias" com que o têm coberto são de todo inexplicáveis, a não ser que se valorize a imagem exterior e o tal aspecto) como se tais feitos provassem que afinal as queixas do Benfica são desprovidas de fundamento? Basta realmente dizer isto: tal imprensa é sabuja, é bajuladora, não tem capacidade crítica, não tem capacidade de análise e, pior ainda, não é séria.

Estamos mal, estamos muito mal.

Quanto ao nosso Benfica tem que continuar a dizer a verdade, a denunciar esta farsa - porque é de uma verdadeira farsa que se trata, onde todos fingem não ver o que está à frente dos olhos - e tem que explicar claramente aos seus atletas que esta farsa existe, simultaneamente dizendo-lhes que continuem fazendo como até aqui: jogando bem, com confiança, com convicção, com raça, não se deixando afectar pelas arbitragens, antes delas retirando motivação extra e sabendo acima de tudo uma coisa - AS NOSSAS VITÓRIAS SÃO REAIS. Ao contrário de um outro, elas não se cozinham com xistras ou proenças, nem têm sabor a café com leite ou a fruta.

ADENDA: comparem as reacções (?) dos responsáveis do Vitória em relação à arbitragem deste Setúbal-Porto (em que o primeiro golo surge de um penalty duvidoso e o 2º e 3º apenas nos últimos minutos depois de duas expulsões patéticas e injustificadas dos seus jogadores) com o que esses mesmos responsáveis disseram (responsabilizando quase exclusivamente o árbitro pela sua derrota) depois de perder com o Benfica por... 0-5. Façam essa comparação e depois digam-me se sou eu que ando a ver coisas onde elas não existem.
2ª ADENDA: o Presidente do Vitória acabou por realmente reagir, mas apenas depos de Proença chamar "energúmenos" (!) aos adeptos do clube que o contestaram após a partida. Ainda assim foi bastante timorato, dizendo apenas que se fosse ao contrário não havia penalty nem expulsão e não fazendo a relação directa entre esses factos e o desfecho da partida. Sublinhou também, em relação a Pinto da Costa, que «Assistimos ao jogo e só comentámos no fim. Ficam as boas relações que temos com o FC Porto, como temos com Sporting e Benfica. Alias, o Vitória é dos poucos clubes que se pode gabar de ter boas relações com todos os clubes portugueses». Com uns melhores do que com outros, acrescento eu.

4 comentários:

  1. como é que um árbitro que dizem ser bom consegue errar sempre em todos os jogos que apita em Portugal com equipas grandes!

    ResponderEliminar
  2. Andais a perder tempo com larápios!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Mas é óbvio que o grande palhacito servil que só faltou andar aos linguados com o vitinho e jogadores do porko apenas chegou onde chegou porque está a mando da pandilha corrupta e tem orgulho nisso. A mensagem é clara, afinal estamos em um país corrumpido de alto a baixo que precisa de uma limpeza geral muito além do futebol, és honesto nunca vais subir na vida nem fazer dinheiro, prostitui-te para os corruptos e vais ser o maior da tua rua, embora na realidade não passe de um moço de recados com a ilusão de que alguém é.
    Também é verdade que perante estas afrontas o pessoal devia organizar-se e inundar a UEFA de emails, tlfs, cartas, fax's a mostrar a indignação de premiarem um tipo destes a apitar finais e a colocar tb em causa e credibilidade e seriedade dos mesmos, onde está a moral da UEFA para castigar clubes como o Málaga por questões financeiras e no entanto aos porkos condenados por corrupção os deixa continuar em prova?
    É muita hipocrisia junta, este mundo do futebol mostra bem os tempos de uma total ausencia de valores e virtudes.

    ResponderEliminar
  4. E o pior de tudo amigo Frank,é k esse fdp sabe apitar,como já vimos fazer boas arbitragens,mas kuando toca a apitar cadentro ,ja todos sabemso como é,ou como vai ser.

    Abraço

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.