quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Gestão de prioridades em noite de regressos

O Benfica ganhou bem ontem mas a sua qualificação para as meias-finais da Taça da Liga não deixou de ter alguns sobressaltos e estar mesmo ameaçada.

Com efeito, uma derrota em Moreira de Cónegos, que só foi evitada no último minuto teria desde logo deixado a nossa equipa numa situação muito difícil, a depender de 3ºs para o apuramento. Uma derrota no jogo de ontem também teria significado a eliminação.

No entanto isto tem que ser encarado como normal face ao definir de prioridades por parte da liderança: o Campeonato é a prioridade número 1. Nessa medida, houve que fazer alguma gestão do plantel, também mais possível este ano face à variedade de soluções que o plantel.

E nesse capítulo de dar tempo a jogadores menos utilizados nas outras competições (sobretudo no Campeonato) ou regressados de lesões houve indicações muito diferentes.

Em primeiro lugar, permitam-me destacar André Gomes. Mais uma excelente exibição. Passes de ruptura, recuperações de bola, pausas e acelerações no nosso jogo atacante, foram atributos que ontem exibiu a alto nível e que denotam um nível de maturidade que não pára de surpreender. A sua entrada na equipa está a ser bem gerida por JJ.

Depois temos os casos de Bruno César e Nolito. Jogadores com algumas credenciais e nome, que naturalmente têm expectativas de jogar com regularidade, eles têm sido apenas soluções de recurso no decurso da época. E ontem tiveram claramente exibições muito, mas mesmo muito abaixo do que é exigido no Benfica. Há uma ansiedade, uma vontade de monstrar o que sabem, que têm qualidade, que os está a prejudicar, mas há mais. Há claramente um estado anímico que não é bom, para não dizer que o problema chega a ser físico.

Vejamos: Bruno César começou por ter muitas oportunidades esta época. Ele foi inclusivamente titular contra o Barcelona na Luz no lugar de apoio ao ponta de lança. Já jogou no meio campo várias vezes. Já entrou para as alas. No entanto ainda não marcou nenhum golo e não convence minimamente. Ontem cometeu um erro primário que deu um golo à Académica.

Nolito tem ainda assim tido algumas oportunidades. É preciso recordar que Ola John nem sequer foi convocado nos primeiros jogos oficiais da época. Pelo menos durante uma dezena de jogos. No entanto soube aparecer e conquistar o seu espaço. Com Gaitan passou-se algo de semelhante: muitas vezes não convocado, está agora a conquistar um lugar no 11 inicial. Ora Nolito não tem sabido aproveitar as suas oportunidades e ontem jogou muito mal.

São dois jogadores com qualidade, com características muito próprias e interessantes, mas que têm que olhar mais para si e para o que estão (não) fazendo, antes de reclamarem oportunidades que neste momento não estão a justificar.

Um caso quase oposto é o de Kardec. Marginalizado, entre a equipa B e os não convocados do plantel principal, e praticamente sem espaço face à qualidade de Cardozo, Lima e Rodrigo, conseguiu ver a sua entrada em campo em apenas 2 jogos (e num deles por apenas um minuto) coincidir com duas recuperações no resultado, desta vez mesmo com a sua participação activa, com um golo e uma assistência. Por razões que não compreendo bem, Kardec prometeu e (ainda) não cumpriu no Benfica. Espero que seja feliz, porque me parece um bom rapaz, quem sabe no Benfica. Num sistema de 2 pontas de lança é natural que surjam oportunidades para o 4º do plantel no mínimo estar no banco e poder ser chamado a entrar.

Em relação aos regressados por lesão, Aimar não esteve bem. Demasiado adorno nos lances, muitas bolas perdidas em duelos físicos e muitos passes errados. Claramente precisa de acertar passo e ganhar ritmo antes de poder ambicionar a um lugar na equipa. Carlos Martins pareceu entrar com determinação e vontade mas também não mostrou muito.

Gostei de ver Roderick, que no geral esteve seguro e não comprometeu.

Quanto ao jogo, a Académica é uma equipa com sorte, que nos tem causado dissabores sem o merecer minimamente, várias vezes aliás contando com claros benefícios arbitrais. É também a equipa cujo vice-presidente tentou atacar à cabeçada Maxi Pereira há uns meses.

Foi também por isso muito positivo termos sido capazes de dar a volta ao jogo, depois da Académica marcar nos dois únicos remates que fez à baliza. A nossa equipa demonstrou vontade, determinação e raça para dar a volta ao resultado injusto e vencer.

Espero que este seja apenas um prenúncio de nova vitória sobre esta mesma equipa dentro de uma semana, dessa vez para a Taça de Portugal.

Quanto à meia-final da Taça da Liga, iremos a Braga dia 27 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.