segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Última etapa antes do Jamor - equipa sensação

Depois de uma vitória saborosa em Braga, o Benfica volta já depois de amanhã à competição, para disputar a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. O adversário é, como é sabido, o Paços de Ferreira, equipa sensação deste campeonato (em que despachou ontem, a jogar fora, o Moreirense por 5-0) que conta igualmente com um percurso assinalável na Taça. Poderia ainda estar nas meias-finais da Taça da Liga, não fora uma derrota na última jornada (e nos últimos minutos) da fase de grupos com o Sporting, conjugada com o resultado do jogo do Rio Ave.
É um percurso notável para um clube com poucos recursos mas bastante rigor nas contas. O seu treinador é um jovem com muitas potencialidades, que trabalhou com Jorge Jesus e vê no nosso treinador um modelo. De facto o Paços privilegia uma postura agressiva e atacante, mas sempre muito pragmática na forma de abordar os jogos. Aliás nem sequer o sucesso do Paços vem de agora. Há muitos anos que existe alí qualidade e consistência. É uma equipa por regra muito rápida nas saídas para o ataque e com muita agressividade no último terço do campo. Será por isso uma eliminatória difícil que de modo nenhum pode ser abordada de ânimo leve. O Benfica quer estar no Jamor e vencer a Taça e para isso tem que ser a mesma equipa que tem sido esta época: consistente, séria, rigorosa. Só com muita concentração e a abordagem certa a qualidade pode vir ao de cima.
Dito isto, terá que haver alguma gestão do plantel, até para que a equipa que jogará na Mata Real tenha a necessária frescura física. Enzo e Jardel não deverão jogar e Cardozo também está em dúvida. Matic, castigado para a recepção ao Setúbal para o campeonato deverá pelo contrário ser titular e assegurar a continuidade de processos no meio-campo. Do trio Gaitan, Ola John e Sálvio dois deverão ser titulares. Antevê-se uma vaga para um dos Andrés, não sendo de exluir que Rodrigo possa ter uma oportunidade de jogar a titular. Aimar poderá também jogar, seja de início seja como opção a sair do banco.
Nolito parece ser uma outra questão. Jorge Jesus - e bem - não gostou das declarações e postura do seu empresário (e quem sabe do próprio jogador). Compare-se a sua situação com a de Olha John e Gaitan. Em diferentes períodos da época, estes jogadores estiveram arredados das opções, nalguns casos nem chegando a ser convocados. No entanto continuaram a trabalhar e sempre que falaram foi no sentido de que compreendiam as opções e continuariam a dar o seu melhor para, quando chamados, mostrarem a sua qualidade. E assim aconteceu. Já Nolito, jogador de que gosto muito, não apenas pela imensa qualidade que tem mas também pela atitude, não tem aproveitado as oportunidades em que jogou e tem, através do seu empresário e de informações veiculadas para a imprensa, dado conta de descontentamento. Nolito deverá rever esta postura e procurar antes de mais render em campo. Precisamos dele e certamente que se se isso acontecer pode dar-nos e ter alegrias em campo com a camisola do Benfica.
A vitória em Braga foi boa mas já passou. Neste momento é altura de preparar um jogo de uma outra competição. Quer o jogo quer a competição são novamente de grande responsabilidade.

1 comentário:

  1. Vamos ver o que o director da casa do fc porco de Braga vai fazer
    (Cosme Machado)

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.